AGENDA CULTURAL

15.6.21

Será que ogros e grosserias aumentaram? - Alberto Consolaro

         

Ogros são seres malvados, devoradores de humanos e conhecidos como bichos-papões!

 Ogro é um lendário monstro europeu de contos populares que devora seres humanos. Também é conhecido como bicho-papão para amedrontar as crianças, especialmente pelos pais zombeteiros. Antigamente era difícil dar exemplo de uma pessoa que era ogro, hoje é a coisa mais fácil de achar! O ogro é aquele grosseiro, grotesco, sem cultura e educação no trato com as pessoas, pois nem liga para elas!

Autoritário e sem noção, um ogro tem uma impressionante covardia. Frente a uma cara mais feia ou a uma atitude inteligente e culta, fogem rapidamente, tal qual o diabo foge de uma cruz. Apesar da roupagem, o ogro é um imaturo, inseguro e inculto.

A minha tendência é ter dó de ogros como nas fábulas, mas parece estar escrito nos livros sagrados que quem poupa o lobo, condena as ovelhas à morte! Os lobos e ogros não titubeiam e nem abrem diálogos, golpeiam impiedosamente. Sem qualquer coerência, o ogro não gosta que sejam grosseiros, mal-educados e mentirosos com ele! Nada é mais engraçado do que um ogro se mostrar ofendido ou magoado!

IDENTIFICANDO

 Eu fiz um trato comigo e a cada ogro que encontro, eu leio uma obra ou biografia de um pensador, poeta, intelectual, artista, escritor ou filósofo. Um dia desses me peguei falando com um ogro que só me disse mentiras! Na hora lembrei do meu trato e ao sair fui ler coisas sobre George Orwell que disse: “Numa época de tantas mentiras, dizer uma verdade é um ato revolucionário! “

Quando se fala de ogro já se pensa em mostro horroroso na aparência disforme e deselegante! Mas tem ogros de ternos caros, posados e de todos os tipos como o “frágil” e “inocente” Chaves com suas piadinhas engraçadas e preconceituosas, com aventuras cheias de mentiras e estupidez. No supermercado, restaurante, centro de compras, na rua, lojas e em algumas casas, muitos imitam Chaves com cascudos, grosserias, enganações, gritos e muito mais!

Os ogros gritam, mandam, destratam, humilham, constrangem como se fosse normal. E nas reuniões de trabalho e nas dos condomínios, no trato com os filhos, pais e irmãos? E como tratam quem lhe atende no comércio e os prestadores de serviço? Ogro não conversa, ele grita ou manda. Como se relaciona com garis e porteiros? Grosseria e estupidez representam falta plena de cultura, mesmo os que tem “diploma”!

REFLEXÃO FINAL

Teorias explicam que o número de ogros não aumentou, foi a internet que deu voz aos grosseiros, estúpidos e deselegantes. O grande professor Miguel Reali, um dos verdadeiros reitores que a Usp teve, certa vez escreveu: a cortesia é a antessala da ética! Não tem como ser honesto, ético e bondoso, sendo grosso, estúpido, mal-educado, autoritário e usar palavreado chulo e inoportuno. Cortesia oferece amabilidade e polidez no agir e cumprimentar, podendo ser um gesto de doação ou um favor a outra pessoa. Cortesia é esperar o momento oportuno para se expor e defender suas convicções, concordando ou discordando, sem ofensas pessoais. O oposto de cortês é malcriado ou malvado.

Para sobreviver, desenvolvi um protocolo individual de análise! Converse comigo e em 5 minutos o protocolo te dirás quem és no fundo da alma! O jeito de ser, os músculos faciais e como os olhos se portam, não enganam os mais sensíveis e treinados para identificar um ogro: será decifrado! Se um ogro achar que me enganou, esquece: eu fiz de conta que me enganaste, pois, o protocolo mostrou pele de carneiro sobreposta, deixando me ver os pés e rabo de um lobo simulador disfarçado!

E você, tem um ogro ao seu redor?


Alberto Consolaro – professor titular da USP na FOB Bauru-SP consolaro@uol.com.br 

Nenhum comentário: