AGENDA CULTURAL

14.6.21

Você toma remédio sem ler bula?


 Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP 

Parece que as bulas foram feitas para não serem lidas, como os contratos apresentados pelos bancos aos clientes. Até os manuais andam exagerando. 

Não leio tudo nas bulas, mas indicações, contraindicações, posologia, efeitos colaterais (ou tudo isso noutras palavras) não me passam despercebidos, mesmo que o remédio tenha sido receitado por um médico. 

As bulas melhoraram, já estão em letras maiores e em linguagem acessível, mas ficaram tão grandes que ocupam mais espaço do que os remédios nas caixinhas.

Assim mesmo, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou na CPI que não lê bula de remédio e ficou bravo porque levou uma sapatada do senador. Ele, como autoridade máxima da saúde, precisa ler alguma coisa nas horas vagas, por exemplo, as bulas fiscalizadas pela Anvisa.

E prazo de validade? Não só de remédios. Outro dia comprei seis caixinhas longa vida de leite, quando cheguei na quarta, o líquido azedou. Aí descobri tudo. Com nota fiscal da data da compra (eu já havia comprado o leite vencido) fui trocar o produto, fui fazer a troca no supermercado. Assim documentado, foi fácil; por isso, exija nota fiscal, guarde a do supermercado por quinze dias.

Não vou ser um destemperado e denunciar o supermercado publicamente, pois há coisas que acontecem no processo de exposição das mercadorias nas gôndolas por cochilo do funcionário, por exemplo, mas nos cabem como consumidores fazer a nossa parte. 

Situação bem diferente é o estabelecimento de Araçatuba que foi flagrado, vendia muitos ou só  produtos vencidos. Se o proprietário pusesse na fachada da loja: aqui é tudo vencido, estaria atendendo a vigilância sanitária? Afinal, na hora do aperto, os mendigos ainda comem alimentos colhidos do lixo. 

A França tem uma política mais racional quanto aos alimentos vencidos porque é contra o desperdício. Não podemos nos esquecer de que a xepa é um alimento vencido que se vende nas feiras ou se doa a entidades filantrópicas.

Em Araçatuba mesmo, quando o produto está na semana do vencimento, alguns supermercados promovem uma liquidação com eles. Uma forma do empresário evitar o prejuízo e ser transparente.  Para tudo há solução, basta ter vontade de resolver nossos problemas.  

Se a pergunta do senador foi sacana, a resposta do ministro não foi inteligente. Podia ter respondido que a Anvisa faz isso com muita competência, em vez de dizer: NÃO. 

CLIQUE AQUI: cinco motivos para você não deixar de ler a bula

BULA DIGITAL

No site da Anvisa, você poderá fazer busca da bula dos medicamentos  por meio do:

1) Nome do príncipio ativo.

2) Nome do medicamento.

3) Nome da Empresa Farmacêutica fabricante do medicamento.

4) Categoria Regulatória do Medicamento.

5) Acessar as bulas de todos os medicamentos.

Clique aqui para acessar o bulário on-line da ANVISA. 

Nenhum comentário: