AGENDA CULTURAL

12.12.21

Parada de Natal - faltaram as personagens brasileiras - Luiz Carlos Ribeiro

Xenofobia à parte, a Parada de Natal de Araçatuba deixa um evidente aculturalismo preocupante, no mínimo um deslize em relação a nossa cultura nacional, hoje ainda mais desprestigiada pela insidiosa política oficial de destruição de nossa identidade cultural aliada à destruição, sem fronteiras, dos parâmetros educacionais nacional.

Desfilaram em nossa Parada de Natal os personagens: 

Pato Donald Mickey 

Pateta Pocahontas 

Frozen 

Bardie 

Malévola

Harry Potter 

A Família Adans 

Os Flintstones 

Os Minions 

O Máskara 

Toy Story 

Batman 

Mulher Maravilha 

Homem Aranha 

Thor 

E mais uma miríade de personagens “imigrantes”, mas nenhum, nenhum mesmo, de nossos personagens, como: Tio Vitor, Nino, Morgana, Tíbio e Perônio... do Castelo Rá-Tim-Bum; Menino Maluquinho, Tininim (menino da tribo Parakatoka), Moacir (o jabuti), Geraldinho (o coelho vermelho),personagens de Ziraldo; Dona Benta, Emília, Visconde de Sabugosa, Saci Pererê, Cuca, Curupira, Caipora... personagens de Monteiro Lobato; Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Chico Bento... (personagens da Turma da Mônica de Maurício de Sousa). Et cetera, et cetera, et cetera.

“Não troco o meu ‘oxente’ pelo ‘ok’ de ninguém!” Ariano Suassuna 

Luiz Carlos Ribeiro, arquiteto e urbanista, 12/12/2021 - ribeiro.arquiteto@terra.com.br

Observação do autor postada em 19/12/2021: pois é, muito "bonito", mas não muda nada do que eu disse.

A festa carrega consigo uma inequivoca carga de desprestígio para com nossa cultura, mais que isso, um servilismo ao estrangeirismo sem limites.

Longe de mim uma visão xenofobica do inexorável processo de globalização do mundo em todos os setores da vida, mas daí ignorar sistematicamente nossa cultura, é servilismo mesmo.

Não será a ação em si de caridade que vai esconder ou servir de escudo pra este descaso cultural.

Nenhum comentário: