AGENDA CULTURAL

10.3.22

A lei do 20/80. Gervásio Antônio Consolaro

O que é importante!

Não podemos investir 80% do nosso tempo pensando no problema. Devemos investir 20% no problema e os 80% restantes na solução, pensando: “Como vou resolver isso?"

 Na maioria dos casos, ficam presos ao conflito, em lugar de pensar como podemos resolvê-lo.  E você precisa saber que pensar no problema o tempo todo não vai fazer com que ele desapareça. A luta continuará até o momento em que você  aprenda tudo de que precisa daquela situação.           

Não esqueça aquilo em você mais pensar é aquilo que vai acontecer. E perder o tempo é uma das piores coisas que podem nos acontecer.

Todos dispomos do mesmo tempo diário – 86.400 segundos por dia – e podemos usá-lo, administrá-lo, ou gastá-lo mal e deixá-lo passar. Todos temos 24 horas, os mocinhos e os vilões, os ricos e os pobres, todos, sem exceção de raça ou credo, o sol nasce para todos. O dinheiro e a saúde vão e vem, porém, o tempo não, o tempo que passou não volta. É por isso que devemos pensar quanto do nosso tempo vamos distribuir pelas atividades que temos para desenvolver.

       Podemos nos ocupar desses 80%, que não trazem os resultados que estamos esperando; ou podemos ocupar parte importante do nosso tempo nos 20%, que nos trarão os resultados extraordinários. Tempo é vida, e por isso não há nada pior na vida do que perder tempo.

      Vamos pensar por um momento naquelas coisas que nos fazem perder tempo, e que nos distraem do foco e do objetivo a seguir.

“Escolher o próprio tempo é ganhar tempo” Sir Francis Bacon

 As pessoas difíceis. As pessoas complicadas nos desconcentram e nos fazem perder tempo. 

Duvidar permanentemente. Não é possível viver duvidando. Dizemos: Você me ama?”;  Você vai me deixar?”; Você gosta ou não gosta, mas gosta de verdade?”;  “Quanto você me ama”?. Gente que vive analisando tudo, o tempo todo.

Querer encontrar uma explicação para tudo. Pessoas que analisam minuciosamente, procurando uma explicação racional para tudo que acontece.

Ser rígidos e cheios de rituais, não conseguir experimentar o prazer. Aprendamos a ter uma mente simples. O obsessivo se apega aos detalhes, sem perceber que, ao fazer isso, não poderá pensar em algo grande e se ocupar do que traz resultado e benefício. Comecemos por pensar com uma mente de sucesso, não com conformismo. Os detalhes só nos fazem perder a dimensão das coisas grandes que estão por vir.

        Além disso, poderíamos citar ainda as pessoas que vivem se queixando, outras  vivem procrastinando seus objetivos, há aqueles que vivem se culpando como escape, sempre pondo culpa na falta de dinheiro e outros pessoas que vivem com medos emprestados, com temor ninguém chega ao topo.

       Uma pessoa poderá ocupar-se de seus 20% quando conseguir enxergar onde existe uma recompensa. Uma pessoa eficaz briga e luta.     

      A sua motivação precisa ser maior do que o medo que você sentirá durante a batalha. A sua   motivação deve ser sua recompensa; sua recompensa precisa ser algo grande. O “prêmio” (amor, saúde, prosperidade, promoção, viagens etc.) Se você vai investir seu tempo e seu esforço em alguma coisa, que seja algo que valha a pena.

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito.                      g.consolaro@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: