AGENDA CULTURAL

27.6.22

O modo "debilidade orgânica" existe? - Alberto Consolaro

Fatores que provocam a “debilidade orgânica”, direta ou indiretamente, estão relacionados com o estresse mental.

É moda dizer que pegou covid ou gripe porque esteve debilitado! Esta rapidez de entrar e sair do modo “debilidade orgânica” tem este dinamismo? Claro que não é tão rápido e automático ligar ou desligar esse botão. A resistência orgânica é construída dia a dia em um somatório de efeitos que inclui boa alimentação constante e uso continuado de boas atitudes como exercícios e prevenção no uso de medicamentos e drogas desnecessárias, incluindo o álcool e tabaco nas suas variadas formas.

“Debilidade” tem como sinônimo “astenia” (do grego a-/na = "sem" e sthénos = "vigor"), empregados em medicina para designar uma fraqueza orgânica, uma falta de vigor, porém sem perda real da capacidade muscular. É fadiga do corpo de origem orgânica ou psíquica que pode ser sintoma de doenças sérias como a diabetes, anemia, esclerose múltipla etc. Caso ocorra perda muscular, passa a ser chamado de miastenia, já a fraqueza mental é neurastenia.

Comer e beber, quase tudo passa pelo fígado. Como centro metabolizador, recicla e processa o que ingerimos e distribui para as outras partes na forma de glicose, aminoácidos, peptídeos, lipídeos etc. Fazendo analogia com a indústria de carros, ele representa os fabricantes das autopeças. Para formar anticorpos, precisamos de aminoácidos na estrutura e combustível para as outras células fabricá-los. Para sintetizar proteínas e enzimas, também. Células inflamatórias e imunológicas precisam de glicose e grande produção proteica e o principal fornecedor de autopeças e combustível é o fígado que, se saudável é igual vida boa e longa!

INIMIGOS FIGADAIS

Duas coisas são inimigas figadais com diminuição importante de suas funções: o vírus da hepatite e o álcool. A ingestão diária de álcool leva ao acúmulo gradativo de gordura conhecido como esteatose hepática, e dificulta sobre maneira seu funcionamento. Se alguém disser que não é bem assim, pergunte a ele se bebe de vez em quando? Com certeza, ele bebe!

Todo indivíduo que bebe regularmente tem fígado não totalmente saudável. Não dá para afirmar qual o mínimo de álcool que agride o fígado, mas é claro que a ingestão diária, mesmo que pequena, é lesiva. A ingestão eventual, maltrata o fígado eventualmente, lembrando-se que ele tem enorme capacidade de regeneração. A ingestão frequente de álcool mata, gradativamente, as células hepáticas que irão ser substituídas por tecido conjuntivo fibroso, o que é conhecido como cirrose hepática, com redução de sua capacidade. Sem fígado funcionando adequadamente, teremos debilidade orgânica.

ANEMIAS E ALIMENTOS

Entre as causas da debilidade orgânica estão as anemias associadas a dietas inadequadas e regimes de emagrecimentos rápidos sem a devida orientação e acompanhamento médico. Temos dieta da lua, da melancia, dietas do Dr. Fulano e assim por diante. Diria Luciano Huck: loucura, loucura, loucura! Emagrecimentos rápidos e dietas inadequadas não fornecem íons, aminoácidos e outros produtos necessários para o funcionamento do sistema imunológico e da inflamação. Ao mesmo tempo, medicamentos que tentam substituir os alimentos, podem ser hepatóxicos e atrapalhar o funcionamento do fígado.

As anemias são doenças em que as hemácias, ou glóbulos vermelhos do sangue, estão deficientes na função de levar oxigênio para as demais células e, sem ele, não haverá produção de energia suficiente para tudo funcionar como os sistemas de defesa imunológico e a inflamação. As hemácias, para ser produzidas e funcionarem, precisam de íons como o ferro e algumas vitaminas B.

DIABETES E NEOPLASIAS

Em cada três diabéticos, um não sabe que tem a doença. Como o pâncreas não produz insulina que abre a porta das células para a entrada da glicose, todas as células do corpo diabético ficam deficientes por falta de combustível para produzir energia e cumprir suas funções, incluindo defesa imunológica e inflamatória. Os diabéticos não controlados têm debilidade orgânica, já os controlados retomam a normalidade com o controle da dieta e ou com medicação de reposição.

A debilidade orgânica está estabelecida, infelizmente, nos pacientes oncológicos sem ou em tratamento. O sistema imunológico e a inflamação são diminuídos, pois haverá uma indução a redução de sua proliferação celular como efeito colateral dos medicamentos que assim o fazem sobre as neoplasias, evitando-se a progressão, promovendo-se seu desaparecimento.

REFLEXÃO FINAL

Todos os fatores causadores da debilidade orgânica têm relação direta ou indireta, no presente ou passado, com o principal agente enfraquecedor dos sistemas de defesa: o estresse mental. A mente controla todas as funções, em especial também os sistemas de defesa imunológico e da inflamação. Calma, não se estresse, na próxima semana discorreremos sobre ele! 

Alberto Consolaro  

Professor Titular da USP  
FOB de Bauru
consolaro@uol.com.br   


Nenhum comentário: