AGENDA CULTURAL

18.10.25

Dia do Professor - Marcos Francisco Alves

Nada de frases motivacionais muito usadas para nos manipular. Ou frases elogiosas para ganhar nossos votos quando sabemos que eleitos, irão nos tirar direitos. Nada de Paulo Freire ou assemelhados. Vamos mesmo de quem nos legou os meios para sermos respeitados como PROFESSORES (ou outra profissão qualquer) e termos dignidade. 

“Mas o guia que deve nos conduzir na escolha de uma profissão é o bem-estar da humanidade e nossa própria perfeição. Não se deve pensar que esses dois interesses possam estar em conflito, que um tenha que destruir o outro, pelo contrário, a natureza humana é constituída de modo que ele apenas pode alcançar sua própria perfeição trabalhando pela perfeição, pelo bem, de seus iguais.

Se ele trabalhar apenas para si mesmo, ele pode até se tornar famoso, um grande sábio, um excelente poeta, mas ele nunca poderá ser perfeito, um homem pleno.

A história chama de grandes esses homens que se enobreceram trabalhando pelo bem comum, a experiência aplaude como o mais feliz aqueles que fizeram o maior número de pessoas felizes, a própria religião nos ensina que o ser a quem todos devem se espelhar se sacrificou pelo bem da humanidade, e quem se atreveria a reduzir a nada tais julgamentos?

Se escolhermos a posição na vida a qual podemos trabalhar pela humanidade, nenhum encargo irá nos pôr para baixo, pois esses encargos são sacrifícios pelo bem de todos, então não experimentaremos alegria mesquinha, limitada e egoísta, mas nossa felicidade irá pertencer à milhões, viveremos de ações silenciosas mas em constante trabalho, e sobre nossas cinzas serão derramadas quentes lágrimas de pessoas nobres”. KARL MARX: Reflexões de um jovem a propósito da escolha de uma profissão

 Araçatuba, 15 de outubro  de 2025

Marcos Francisco Alves, professor aposentado

Nenhum comentário: