AGENDA CULTURAL

27.2.11

Não existe bala perdida - falecimento de Joana Rico

Logo de manhã,  domingo,  no  Culturaça do bairro  Alvorada,  no exercício de  minha função de  secretário municipal da  Cultura de Araçatuba-SP, recebi  o  telefonema  da jornalista Alessandra Nogueira  que, cumprindo sua  sina,  me deu uma péssima  notícia: a Joana,  filha de  Mauro e Selma, morreu vítima de uma bala  perdida. O evento  Culturaça perdeu a cor. 

Não  existiu "bala perdida"  quando ela  atingiu o corpo de Joana  Rico, porque toda  bala disparada busca eliminar  uma vida. Quem traz  arma em seu poder não quer perder  balas. 

Abrindo  meu  notebook, vejo a mensagem  de  Henry Mascarós, presidente  do Conselho Municipal de Políticas  Culturais. Era o obituário esperado. 
Últimas notícias dadas pelo portal da Folha da Região: 

A araçatubense Joana Figueiredo Garcia Rico, 28 anos, foi baleada na madrugada de hoje em Itajaí (SC), onde residia. Ela, que estava em uma lanchonete da cidade, acompanhada pelo namorado, foi atingida na nuca por um projétil e morreu na hora. Outras duas pessoas ficaram feridas e estão internadas no hospital local.

Joana, que é recém-formada em Oceanografia, era filha do arquiteto, músico e servidor público Mauro Rico e da arquiteta e funcionária pública Selma de Fátima Figueiredo Rico, bastante conhecidos em Araçatuba e região. Muito abalada com o ocorrido, a família aguarda a liberação do corpo, que está sob responsabilidade do IML (Instituto Médico Legal) de Itajaí.

A reportagem da Folha da Região conseguiu falar com Rico, que disse, com pesar, que Joana será sepultada em São Paulo, onde mora o seu irmão. Selma, também muito abalada, informou por telefone que o corpo deve chegar por volta de 1h desta segunda-feira. O velório será realizado no cemitério de Congonhas, onde o corpo será sepultado às 11h.

BRIGA
Segundo Maristela Bernardes, técnica de necropsia do IML, que atendeu o caso, os disparos foram decorrentes de uma briga entre dois rapazes, que estavam frequentando uma festa que acontecia próximo ao local onde Joana estava. A discussão, que começou dentro do salão de festas, estendeu-se para rua. Neste momento, os suspeitos começaram a atirar.

Testemunhas disseram que Joana e o namorado tentaram fugir, mas uma das balas atingiu a nuca da araçatubense. Maristela ainda conta que o namorado precisou ser socorrido porque entrou em estado de choque com o ocorrido. 

Pedaço de Mim

Chico Buarque

Oh, pedaço de mim
Oh, metade afastada de mim
Leva o teu olhar
Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar


Oh, pedaço de mim
Oh, metade exilada de mim
Leva os teus sinais
Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais


Oh, pedaço de mim
Oh, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu


Oh, pedaço de mim
Oh, metade amputada de mim
Leva o que há de ti
Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi


Oh, pedaço de mim

Oh, metade adorada de mim


Lava os olhos meus
Que a saudade é o pior castigo
E eu não quero levar comigo
A mortalha do amor
Adeus


Mauro e Selma,  pais
Que palavras dizer,  se  nunca passei por  experiência  semelhante. Tudo que for dito por mim soará  artificial. 

Neste  momento  da perda  de uma  filha querida,  a solitude da  dor  é inevitável,  não há como pegar parte  dela  e dividi-la entre  amigos.

Perder uma  filha,  na flor  da idade, começando uma carreira  profissional, é mais  forte que perder  tudo,  porque é  a  metade  dos pais  arrancada à força, por fórceps.  

Joana, minha ex-aluna  inteligente  do Colégio Salesiano de  Araçatuba,  que estudou oceanografia para buscar a profundidade do desconhecido. Mergulhou tanto  que abandonou o raso da vida.

Nada resolve buscar o frescor  das palavras nestas horas  de  tristeza,  pois só encontro  chavões,  e há um insubstituível: uma perda irreparável.

Selma, Mauro, Mikael e amigos, busquemos o mundo das excelências,  não nos apeguemos  à  mesquinhez dos maus  sentimentos  neste momento de dor. Joana não morreu na praia, o universo precisava dela  noutro lugar. (27/2/2011 - 14h15))

23 comentários:

Unknown disse...

Tenho muitas lembranças maravilhosas da Jo, da época de Colégio. Lembro dela chegando em casa de carro, impossível não reconhecer que era ela, sempre tão alegre, esbanjando seu jeito de ser. Tive a felicidade de poder chamar-lhe de amiga e poso dizer, com todo meu coração, que grande parte das lembranças felizes que tenho dessa época é "culpa" dela! Uma pessoa incrível, forte e singular. Já está fazendo muita, muita falta! Que Deus abençoe a família da Jo nesse momento tão difícil e que possa guiá-la pelo melhor caminho.
Um abraço,
Adriane Fonseca

Unknown disse...

Ainda lembro o dia que o Mauro chegou em Araçatuba com a Selma, lá de Mogi, da Faculdade, dai eles casaram, vieram embora pra cá, são muitos anos, muitosssssssssss...Nossos filhos estudaram no José CÂndido, sei lá, são muitas recordações...Teve a infância dos nossos filhos, teve a Adminstração da Germínia, teve o meu casamento com o Marcão e o Maurão Secretário de Obras...nossa cara, uma vida muito longaaaaaaaaa e as crianças crescendo, Muitos anos de amizade, dor profunda por meus amigos, dor profunda mesmoooooooooo

S disse...

Consternação, decepção com as atitudes humanas, raiva, pesar, medo por pensar que também podemos ser vítimas dessa violência sem fim. Meu abraço aos amigos Mauro e Selma Rico.

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Que Deus a tenha e conforte os pais e familiares.

Carlos Marmo disse...

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!

Deus, Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Pai, Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, e ao órfão o pai!

Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes. Piedade, Senhor, para aquele que vos não conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte, a paz, a esperança, a fé.

Deus! Um raio, uma faísca do Vosso Amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.

E um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh Poder!, oh Bondade!, oh Beleza!, oh Perfeição!, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Divina Misericórdia.

Deus, dai-nos a força para ajudar o progresso, afim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Divina e Santa Imagem.

S disse...

Consternação, decepção com as atitudes humanas, raiva, pesar, medo por pensar que também podemos ser vítimas dessa violência sem fim. Meu abraço aos amigos Mauro e Selma Rico.
Sizar

Anônimo disse...

Engraçado a vida, pra não falar ingrata. Há uns dois dias atras conversamos (Eu e Jo) pelo msn e combinamos de nos encontrarmos quando viesse para araçatuba. Estava ela mto feliz em seu emprego e demorava a responder pois dizia estar mto atarefada porem sempre entre um minuto e outro me dizia oi e me lembrava que ela estava"ausente" no msn porem estava ali. E é com lagrimas nos olhos que escrevo, pois o silencio pairou, não existe palavras pra descrever a falta que vc faz. Com disse Renato Russo "Os bons morrem jovens". Amo sempre

Marcos Santana disse...

Deixo aqui minhas palavras, meus sentimentos e meu sincero voto de ajuda no que for preciso...ela foi minha namorada por 04 anos....04 anos q fui muito feliz ao lado dessa grande mulher...uma guerreira em todos os sentidos....uma mulher q jamais existirá igual...alguem q amava a vida em todos os seus aspectos!O céu está mais feliz e alegre com vc lá em cima!Descande em Paz!!

Sabrina Garcia disse...

Eu e a Joana apenas nos conhecemos por um breve instante da vida dela, uns breves 6 meses. Mas nesse breve tempo ela marcou-me e tornou-se inesquecível, toda a alegria que ela tinha sempre e que passava a todos em seu redor era maravilhoso. o sorriso brilhante e lindo dela ecoa nos meus ouvidos.

Tenho muita pena do acontecido e a notícia foi um choque. Espero que ela onde quer que esteja, que esteja bem.
Um beijo de uma amiga estrangeira que ela acolheu.

Sabrina Garcia

JESSICA RINALDI disse...

JO ACADÊMICA GUERREIRA, EXEMPLO DE HUMANIDADE, GARRA, SABEDORIA. LEVO COMIGO SAUDADE DO SORRISO TERNO, DOCE, AMIGO.
LAMENTO A DOR QUE ESTÃO PASSANDO, LAMENTO ESSA PERDA INESTIMAVEL, LAMENTO TODA ESSA VIOLENCIA ABSURDA QUE ASSOLA NOSSA CIDADE.
QUE DEUS ESTEJA CONTIGO MINHA AMIGA E QUE ABRACE APERTADO COMO EU GOSTARIA DE FAZER.

LINDA. SEMPRE ALEGRE. DEIXA SAUDADES SEM TAMANHO.

wagner disse...

Conheci a Joana aqui em Itajaí SC, tive o prazer de treinar Boxe Chinês com ela por alguns meses..e tive a chance de tocar com minha banda em algumas das festas que ela produziu...sempre alegre, divertida e leal com seus amigos.
É com muita tristeza que deixo um grande Salve pra toda família Rico e também agradecer pela boa criação que deram para a Garota que vivia sorrindo.


R.I.P.

Lourdinha disse...

Conheci a Joana no Ensino Médio do Colégio Salesiano. Linda, inteligente e cheia de vontade de viver. Passamos bons momentos juntas.Lembrança alegre da viagem de formatura. Aos pais e ao irmao meu abraço de conforto e carinho.

Kika disse...

SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ
Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:
Chore o quanto quiser, mas não brigue comigo.
Se não quiser chorar, não chore;
Se não conseguir chorar, não se preocupe;
Se tiver vontade de rir, ria;
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão;
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me;
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam;
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo...
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase:
-"Foi meu amigo, acreditou em mim e sempre me quis por perto!"
Aí, então derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal.
Outros amigos farão isso no meu lugar.
Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu.
"Ser seu amigo, já é um pedaço dele..."
(Chico Xavier)

Mauro e Selma...achei que essas palavras poderiam servir para amenizar, atenuar a dor inexplicável que vocês estão sentindo... pode ser nada, mas... Contem comigo!

Unknown disse...

Tive o prazer imenso em passar um Ano Novo inesquecivel ao lado dessa diva.
Joana uma menina/mulher, guerreira, batalhadora, forte, feliz, com um carisma que era só dela.
Deixo aqui fortes abraços aos pais lindos da Joana, e ao Mikael e toda familia. Que neste momento estão passando por uma dor insuportável. Que Deus ilumine a vida de vocês, pois a Joana já está brilhando lá em cima.
Você vai fazer muita falta Jo.
Amo você linda!

Beijos e Abraços da familia
Thalita, Julio, Larissa e Vitória

Pedaço de Mim disse...

SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ



Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:



Chore o quanto quiser, mas não brigue comigo.



Se não quiser chorar, não chore;



Se não conseguir chorar, não se preocupe;



Se tiver vontade de rir, ria;



Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão;



Se me elogiarem demais, corrija o exagero.



Se me criticarem demais, defenda-me;



Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam;



Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo...



E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase:



-"Foi meu amigo, acreditou em mim e sempre me quis por perto!"



Aí, então derrame uma lágrima.



Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal.



Outros amigos farão isso no meu lugar.



Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito.



Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.



Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu.



"Ser seu amigo, já é um pedaço dele..."



(Chico Xavier)


Meus amigos Mauro e Selma...talvez essas simples palavras não queiram dizer muito neste momento, mas espero que sejam importantes tão logo essa dor tão horrível se torne uma doce saudade...bjsss e contem comigo
Kika Carteado

Anônimo disse...

Amiga querida, Jesus guia teus passos e te recolhe em seu manto de luz. Esteja em paz, os laços de amor jamais se desfazem, em breve os que se amam se unem em nome do Senhor!

wania disse...

selma!
coragem que Deus lhe dará conforto nesta hora triste da sua vida!

Patrícia Bracale disse...

SAUDADE...
A VIDA NÃO TERMINA
ONDE A MORTE APARECE.

A MORTE PARA A VIDA
É APENAS MUDANÇA.

ELES SEGUEM CONTIGO,
CONQUANTO DE OUTRA FORMA.

FAZE SILÊNCIO E ORA.
TODOS ESTAMOS JUNTOS E VIVOS,
NA PRESENÇA DE DEUS.

"EMMANUEL"

QUE A PAZ ESTEJA CONVOSCO
O AMOR NOS UNI.

SE É LOCO MEU? disse...

AZUL DA COR DO MAR


Me perguntei mil vezes como expressar o que senti. Pensei mil vezes como demonstrar para os ficaram o carinho que sinto por eles, e mesmo sem ter certeza de como fazer, vou tentar.
Sempre me disseram que a vida é simples e somos nós que complicamos as coisas. Se você pensar de forma simples a vida é simples sim. Exemplo, todos nós sabemos que poucas são as certezas da vida, aliás, não preciso dizer qual é a única certeza.
A única certeza é aquela que tratamos de esquecer todos os dias; a certeza de que tudo acaba, tudo passa e nada permanece.
Esquecer essa certeza é o que permite que algumas pessoas consigam ser desumanas, injustas, mesquinhas, mentirosas e negligentes com os sentimentos dos outros, enfim; escondemos de nós mesmos a certeza de que a eternidade não existe e esquecer isso é o melhor remédio para quem não quer “amar as pessoas como se não houvesse amanhã”.
É difícil não se sentir um turista na dor alheia, me dói o que aconteceu, mas se me perguntarem de verdade se eu entendo o que é passar por isso, eu preciso dizer que não entendo.
Eu não quero dar a impressão que a vida é complicada, mas as perguntas que eu me fiz quando pensei no que dizer me deixa desesperado e angustiado porque às vezes ela é complicada e impossível de se entender.
Me isento de qualquer apoio religioso pois quero apenas pensar... Por que coisas ruins acontecem com pessoas tão boas? Por que, nesse mundo que é tão lindo, alguns de nós são capazes de coisas horríveis? Se continuar perguntando vou encher esse espaço de perguntas e não vou concluir nada, não vou chegar em lugar nenhum.
Sartre em uma passagem disse: “Quem garante que o mundo não seria melhor sem os homens?”. Se você generalizar com certeza vai concordar com ele, mas eu conheço outros homens.
Portanto, preciso lembrar de uma coisa que minha mãe sempre disse: “As pessoas são diferentes filho”.
Por isso, gostaria de dizer pro Mauro, pra Selma e pro Mickael, que continuem sendo exatamente como são: PESSOAS MARAVILHOSAS. Joana, a saudade que vamos sentir é infinita, igual quando olhamos o mar no horizonte. Mas o que realmente importa disso tudo, pra quem vai, pra quem fica ou vem, assim como as ondas, são as nossas atitudes.
Se existe uma nota pra quem somos ou fomos a sua é AZUL... AZUL DA COR DO MAR.
NÃO É TODO DIA QUE SE CONHECE PESSOAS COMO VOCÊS.

NATHAN SORUCO

Unknown disse...

Em meu coração, minha lembrança... apenas seu sorriso, aquele bem aberto.. que sempre vinha com um abraço gostoso.
Só os anjos agora contemplam esse sorriso...

Ana Chica Balneario disse...

A querida Selma,gostaria de demonstrar meus sinceros sentimentos,pois ela já foi a minha casa junto com a Joana, por isso jamais esquecerei todos vcs dessa família, gostaria de poder mudar o ocorrido, mas é impossível, apenas fico com a sensação de indignação, revolta,por não poder mudar os fatos.Ela viveu intensamente sua vida e encontrará a paz que desejamos a ela.Pois ela era uma pessoa q só fazia o bem, sempre ajudando os outros com um sorriso no rosto.Que Deus nos dê forças para aceitar o que não pode ser mudado e dê a paz que todos procuramos...Fiquem com Deus q ele tem um plano pra tudo isso...Ana Chica

Hélio Consolaro disse...

Posto aqui a mensagem final da série dessas mensagens, não é para mim, mas, sim, para todos que escreveram algum comentário:

Querido Helião,

Duas coisas estão nos confortando nesse momento de profunda dor: o abraço carinhoso dos amigos e a nossa fé em Deus e na Doutrina Espírita.
Agradecemos profundamente o seu carinho pelas mensagens que você postou em seu blog. Queremos que saibas que dela retiramos forças para suportar tão dolorosa separação. As lágrimas nos ensinaram o valor dos amigos. Obrigado querido amigo, de coração.
Joana partiu porque já havia cumprido o que lhe cabia nesse plano e está bem e em paz sendo assistida pelas entidades benevolentes que a ajudarão a aceitar sua partida, justamente quando se encontrava tão feliz: formada, empregada com um bom salário, amando e morando com seu namorado em sua casinha recém montada à beira da Praia Brava, a mesma praia que nos acolheu quando fomos levá-la pela primeira vez à Itajaí, recém ingressa na Faculdade de Oceanografia e de onde partiu, de forma tão violenta, para a vida espiritual.
A nós, Mickael, Selma e eu, cremos firmemente que faltava-nos vivenciar tamanha dor e iremos, aos poucos, nos conformando com o que nos foi dado. Certamente, um dia, nos será dado o dom da total compreensão.
Ficaram as boas lembranças da mulher forte, justa, feliz e amorosa que foi Joana e o quanto ela nos ensinou, ao longo de nosso breve convívio. Ficarão para sempre em nossas mentes e corações, o seu sorriso largo e feliz que jamais esqueceremos.
A saudade, essa profunda saudade, certamente será testemunha de nossa felicidade e do privilégio de termos sido escolhidos como sua família e só se desfará, quando nos reencontrarmos em breve, tudo no tempo certo, conforme a vontade de Deus.
Pedimos-lhe um último favor, amigo: volte seus pensamentos a Deus e ore para que o espírito da Joana compreenda e aceite essa separação momentânea, para que ela siga a sua Luz.
Obrigado amigo, fique bem, fique com Deus e em paz.
Abraços.

Mauro, Selma e Mickael.

Unknown disse...

Sou Lourival Junior...

.... Meus Pais ... Elena e Lourival são amigos da familia ha anos ....

Joana Grande amiga da minha irma Vanessa, na qual ambas tiveram uma infancia muito juntas e uma amizade impar .... que mais pareciam irmãs....

Nossa familia esta muito chocada com o que aconteceu com Joana ... mais oramos p/ que vc tenha uma vida eterna marilhosa ...ao lado de Deus pai ...

Tia Selma, Tio Mauro ....estamos com saudades de vcs e que Deus conforme seus corações ....

Abraços.
Lourival Junior.