AGENDA CULTURAL

5.6.11

Lauro César Muniz revisita a história da telenovela no Brasil


O nome de Lauro César Muniz se confunde com a história da teledramaturgia brasileira. Autor de peças teatrais e novelas, ele fez parte de uma geração responsável por imprimir uma identidade essencialmente nacional à narrativa para a TV.

Iniciou a carreira na extinta Excelsior, nos anos de 1960, passando também pela Record e Globo. Alguns de seus mais importantes textos – Santo Milagroso (1963), encenado no teatro e posteriormente levado para a televisão e para o cinema; Escalada (1975); O Casarão (1976); Espelho Mágico (1977); O Salvador da Pátria (1989) – promovem a discussão de problemas sociais de um país ainda em formação, preso aos ditames da ditadura militar.

O autor mantém, desde o início de sua trajetória, um forte vínculo com o processo histórico do Brasil, traço que marcou toda a sua produção, como as minisséries mais recentes, Chiquinha Gonzaga (1999) e Aquarela do Brasil (2000). Junto a Dias Gomes, Janete Clair, Cassiano Gabus Mendes, enfrentou a censura em um momento em que a telenovela conquistava o caráter popular que tem hoje, e já na década de 1970, atingia 30 milhões de espectadores.

Com a abertura política no país, em 1989, e o início do processo de globalização, a telenovela foi transformada em produto de mercado, na opinião do autor. A busca constante pela audiência faz com que se perca o caráter reflexivo de anos atrás. Em entrevista à Revista E diz estar preocupado com a qualidade da programação atual. “Os melhores autores estão escrevendo mal suas novelas”, declara. Para ele, a saída para tal situação está nos jovens escritores – a possível renovação necessária à televisão. 



LEIA TODA A ENTREVISTA

Um comentário:

Valdir Gonçalves disse...

òla companheiro de imaginações: eu queria poder ajudá-lo naquelas fases onde a inspirações não vem, para mim seria gratificante em dividir alguns dos textos que escrevi, como seu auxiliar, minha vaidade é ver meu trabalho brilhando nas tele novelas ou em hollywood, escrevi em diversos gêneros, tais como: do outro lado da vida"o personalizador no purgatório" futuro: "o personalizador no apocalípse", suspense: "o jogo dos algozes"
comédia urbana entre outos, você vai gostar tenho certeza, agardo contato de sua assessoria, 2773 7602, 6212 0908 ou via email: valdirmylife@yahoo.com.br