Hoje, 22 de novembro de 2011, apresentação do Madrigal Paralelus na Catedral N.S. Aparecida, quando completa 35 anos com a mesma regente
O Coral Madrigal Paralellus é um coro do tipo independente do Brasil e foi fundado em março de 1976.
As atividades do coral "Madrigal Paralellus" se iniciaram em 1976, por um grupo de funcionários da Secretaria da Fazenda de Araçatuba, que eram coralistas remanescentes do coral "Vozes dos Araçás". Liderados pela regente Mizue Sawada Otsuka, este grupo decidiu fundar um novo coral, desvinculado de órgãos governamentais, com identidade musical própria e objetivos específicos. O projeto tomou corpo e se desenvolveu com êxito, pela persistência exemplar de seus componentes e pelo talento inquestionável de sua regente. Afinal, o coral "Madrigal Paralellus" ampliou na cidade de Araçatuba os conceitos musicais, principalmente no que se refere à execução de arranjos a 4 vozes (sopranos, contraltos, tenores e baixos), explorando este formato em peças musicais que variam do clássico, passando pelo renascentista, ao folclore nacional e MPB.
O coral hoje é formado por 35 componentes, de diversas faixas etárias. Isso representa uma grande troca de informações musicais entre as diversas gerações. O resultado disso é um maior dinamismo do grupo nos eventos que hoje realiza em Araçatuba e nas cidades da Região, quando solicitado (casamentos, recitais, bodas, aniversários, eventos religiosos e encontros de corais), e uma integração que vai além da afinidade musical, ampliando os benefícios diretos aos seus componentes, trazendo uma experiência gratificante que se revela nos verdadeiros significados de se cantar em coral: alegria, integração e amizade.
Dentre as principais realizações do coral, alguns dados se destacam: a participação no projeto do coral de Mil Vozes, que recepcionou o papa João Paulo II, na sua primeira visita ao Brasil (1980) e as duas classificações na fase regional do concurso "Mapa Cultural Paulista", representando a cidade de Araçatuba na fase estadual, no Memorial da América Latina, em São Paulo (1999 e 2001).
Histórico Da Regente: Mizue Sawada Otsuka
Mizue Sawada Otsuka é professora de música formada pelo Conservatório Musical Santa Cecília de Araçatuba (1ª turma, em 1957). Fez especialização em piano com os professores Paulo Giovanini e Antonio Bezzan. Participou de vários seminários e oficinas de canto coral, Festival de Inverno em Campos de Jordão e Clínicas Musicais pelo Movimento Coral. Atualmente é regente dos seguintes corais: Seicho-no- Iê, Coral Canto Novo, Coral da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba e coral Madrigal Paralellus. Promoveu vários encontros de corais na cidade com o apoio da Secretaria da Cultura do Município de Araçatuba. Wilipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário