AGENDA CULTURAL

1.8.12

Aeroporto de Araçatuba é o segundo mais movimentado do Estado, segundo Daesp

No primeiro semestre deste ano o aeroporto estadual Dario Guarita teve um aumento de 68% no número de passageiros
DA REDAÇÃO, THIAGO ESTEFFANATO - ARAÇATUBA

Arquivo/O Liberal
NAS ALTURAS - Recentemente aeroporto teve a categoria alterada pela Anac, o que permite operar mais voos com aeronaves maiores
Balanço divulgado pelo Departamento Aeroviárido do Estado de São Paulo (Daesp) revelou que o aeroporto Dario Guarita de Araçatuba foi o segundo em crescimento de embarques e desembarques sob administração do órgão estadual. Passaram pelo aerorporto da cidade de janeiro a junho deste ano 80.923 passageiros. No mesmo período do ano passado esse número foi de 48.153, o que representa um aumento de 68% no número de embarques e desembarques. Quando comparado com 2006, período em que o Daesp passou a divulgar as estatísticas, o volume de passageiros no Dario Guarita foi ainda maior. Nos seis primeiros meses de 2006 o número de passageiros em circulação foi 14.575. Número que representa um crescimento de 455%, quando comparado com igual período deste ano. O Dario Guarita só perde para o aeroporto Bauru-Arealva, de Bauru, que recebeu 85.950 passageiros. O Daesp administra 31 aeroportos sendo que apenas seis realizam voos regulares. No Estado, considerados os 31 aeroportos geridos pelo órgão, houve alta de 13% no número de embarques e desembarques. Foram 1.236.632 no primeiro semestre de 2011, contra 1.397.073 em 2012.

O aumento no número de passageiros fez com que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizasse o Dario Guarita alterar a categoria de operação, passando de 3 para 5. Com isso, conforme informou na época a assessoria de imprensa do Daesp, o aeroporto da cidade pode receber novos voos e também aeronaves maiores, como jatos. Dependendo da demanda do município e região. A mudança de categoria só foi possível apos a criação de uma brigada contra incêndio e também da chegada de um caminhão de combate a chamas. Este último foi adquirido pelo Estado e custou mais de R$ 1 milhão.



LEIA MAIS A RESPEITO

Um comentário:

Unknown disse...

Quando eu for pra essa terra linda, irei de avião. Quero só ver quem se habilitará a me pegar, digo, buscar no aeroporto. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Acho que terá uma Van me esperando kkkkk sim, uai, uma Van de amigos queridos! Ai como eu sou modesta! kkkkkkk abração, Secretário!