AGENDA CULTURAL

2.10.12

A polêmica do racismo nos livros de Monteiro Lobato

 Na íntegra, entrevista ada pr Marisa Lajolo à revista Carta Capital da qual a revista aproveitou trechos 

Alguns dizem que censurar o livro de Lobato
o (em discussão por aqui nos últimos dois anos) é uma forma de recalcar o racismo ao invés de enfrentá-lo. Seria essa uma forma de combater o racismo apenas no âmbito simbólico, uma forma de a sociedade lavar as mãos censurando um livro enquanto deveria investir na promoção de igualdade social concreta (via políticas públicas)? A senhora concorda?
DISCUTIR AS DENÚNCIAS RELATIVAS A “CAÇADAS DE PEDRINHO” ME PARECE UMA BOA CHANCE DE SE DISCUTIR LEITURA NO BRASIL. RESPEITO QUEM ACHA QUE A OBRA É RACISTA, MAS TAMBÉM ESPERO QUE RESPEITEM OPINIÕES CONTRÁRIAS. EM MATÉRIA DE INTERPRETAÇÃO DE ARTE NÃO ACREDITO EM VERDADES ABSOLUTAS. CAPITU TRAIU OU NÃO TRAIU BENTINHO ? BENTINHO TINHA OU NÃO UM CASO COM ESCOBAR ? OS DEUSES MITOLÓGICOS PRESENTES EM OS LUSÍADAS OFENDEM O CRISTIANISMO ? A QUESTÃO É CONTEMPORANÍSSIMA: A ARTE PODE IRONIZAR VALORES RELIGIOSOS ? TAIS QUES TÕES NÃO SE RESOLVEM COM LEIS. RESOLVEM-SE COM DIÁLOGO E COM QUALIDADE DE EDUCAÇÃO, PARA O QUE SÃO NECESSÁRIOS PROFESSORES BEM FORMADOS E BEM REMUNERADOS. 

- O que deve ser feito com uma literatura com traços preconceituosos, no caso, racistas? Ela deve ser modificada como objeto-documento, preservada na íntegra, oferecida com ressalvas? Como lidar com casos como Huckleberry Finn e Caçadas de Pedrinho?
DEVE SER PRESERVADA NA ÍNTEGRA. SE ACREDITAMOS – COMO ACREDITO- QUE LIVROS ARTICULAM-SE INTIMAMENTE AO MOMENTO SOCIAL EM QUE FORAM ESCRITOS, ALTERAR TEXTOS – AINDA QUE COM AS MELHORES INTENÇÕES- É MUITO RUIM. É COMO RETOCAR UMA FOTOGRAFIA PARA “CORRIGIR” O PASSADO. A RÚSSIA STANILISTA FEZ ISSO, “APAGANDO” TROTSKY DE INÚMERAS FOTOS. CONHEÇO A EDIÇÃO DE HUCKLEBERRY FINN EM QUE A PALAVRA “NIGGER” FOI SUBSTITUÍDA PELAS PALAVRA “SLAVE”. ME PERGUNTO QUE A DIFERENÇA DE SENTIDO A SUBSTITUIÇÃO DA PALAVRA ACARRETA... 

- Ao contrário de Twain, que era um defensor da igualdade racial, um antirracista notório, Monteiro Lobato é reconhecidamente um autor com tintas racistas – para alguns, era um eugenista. Isso faria do livro uma situação distinta da de Twain?
MINHA OPINIÃO É DIFERENTE. NÃO ACHO QUE A POSIÇÃO ASSUMIDA PELO NARRADOR LOBATIANO MANIFESTA ATITUDES QUE POSSAM SER CONSIDERADAS “RACISTAS” , ISTO É, NÃO CREIO QUE A OBRA LITERÁRIA LOBATIANA EXPRESSE OU PROPAGUE ATITUDES DE AGRESSÃO E DE DESAMOR A NEGROS. 

- Em todo o mundo, tais demandas tendem a ser aceitas e as obras, modificadas ou ao menos vendidas com uma ressalva. O Brasil está tentando se inserir nesse cenário globalizado, em respeito a legislações e acordos internacionais dos quais faz parte?
NÃO ACHO QUE SEJA UNIVERSAL ( “EM TODO MUNDO” ) A TENDÊNCIA A “CORR IGIR” OBRAS LITERÁRIAS. MAS MESMO QUE FOSSE – JUDEUS E PROSTITUTAS EXCLUÍDOS DA OBRA DE SHAKESPEARE, ESCRAVOS NEGROS EXPULSOS DA BÍBLIA E DAS MIL E UMA NOITES, HOMOSSEXUAIS BANIDOS DA OBRA DE DANTE- EU SERIA CONTRA. 
TAMBÉM DISCORDO DE INCLUIR “RESSALVAS” ( COMO NOTAS DE RODAPÉ, ANOTAÇÕES & SIMILARES ) EM LIVROS. ELAS MANIFESTAM UMA VONTADE DISFARÇADA DE “GERENCIAR” A LEITURA, IMPONDO CERTOS SIGNIFICADOS ( E PROSCREVENDO OUTROS) AOS LEITORES. 
MAS AS ATUAIS – E A MEU VER EQUIVOCADAS- DENÚNCIAS AO RACISMO DE LOBATO SÃO UMA BOA CHANCE PARA UMA PESQUISA SOBRE LEITURA: CRIANÇAS E JOVENS QUE LÊEM “CAÇADAS DE PEDRINHO”, OU OUTRAS OBRAS INFANTIS LOBATIANAS OPINAM QUE O LIVRO INCENTIVA ATITUDES RACISTAS ? LEITORES AFRO-DESCENDENTES SENTEM-SE OFENDIDOS QUANDO LÊEM AS HISTÓRIAS DO SÍTIO ? QUE TIPO DE CIDADÃO FORMA A FRASE FINAL DE “ CAÇADAS DE PEDRINHO” , N A QUAL TIA NASTÁCIA , TOMANDO O LUGAR DE DONA BENTA EM UM CARRINHO, PROCLAMA : – AGORA CHEGOU MINHA VEZ. NEGRO TAMBÉM É GENTE, SINHÁ ... (P.71) . 
SERÁ QUE A VOZ DA PRÓPRIA TIA NASTÁCIA, NO LIVRO, NÃO É MAIS CONVINCENTE DO QUE RODAPÉS E ADVERTÊNCIAS ?
 

Nenhum comentário: