AGENDA CULTURAL

25.11.12

Festival Gastronômico do Bairro Água Limpa

Grande público presente
Até parece exagero chamar a reunião de 150 pessoas para almoçar num domingo (25/11/2012), mas "festival" também tem o sentido de uma festa com grande alegria. Então, nesse sentido, aquele encontro domingueiro foi um belíssimo festival.
A decoração da recepção do Festival Gastrônomico da Água Limpa, realizado no barracão da associação dos produtores rurais do bairro
 Como o bairro produz bananas, houve um trabalho de coordenação do poder público municipal, desde a década de 90, para que os sitiantes concentrassem suas atividades no plantio de bananeiras. 










Na recepção havia a venda de produtos alimentícios, feitos de modos artesanais, como a banana frita para aperitivo  

Então, a Secretaria Municipal de Turismo, cujo comandante é o Carlos Nova, resolveu montar um curso de turismo rural no bairro Água Limpa, ocupado em 1915 e 1917, o mais antigo do município de Araçatuba, aproveitando justamente a banana. O curso foi um esforço conjunto do SENAR, Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) com a Associação dos Pequenos Produtores da Microbacia Hidrográfica da Água Limpa. Estavam presentes: Kenji Sakuma, presidente em fim de mandato; Jairo Manarelli, presidente que tomará posse em dezembro deste ano.
A cozinha do evento
 A primeira experiência de realizar o festival foi em 2011, agora em 2012. Só não havia banana na salada e no porco no tacho, havia até rondele de banana, banana empanada, doce de banana para acompanhar o sorvete na sobremesa. Além do famoso arroz Água Limpa, que só as cozinheiras do bairro rural sabem fazer.  







 Na recepção, também  houve uma exposição de equipamentos agrícolas usados antigamente

Estiveram presentes vários secretários da administração municipal de Araçatuba: Carlos Nova, Turismo; Hélio Consolaro, Cultura; João Luís Lopes, Desenvolvimento Agrícola; Fernanda Barsalobre, Participação Cidadã; Éderson da Silva, Planejamento e Urbanismo, com a família em peso. Também prestigiou o evento Euflávio de Carvalho Jr, presidente do Conselho Municipal de Turismo; e Antônio Carlos Covolan, instrutor de turismo rural do SENAR. Este confessou ter quase chorado ao ver a experiência dando certo em Araçatuba.     
Aparador, onde as pessoas se serviam

Como o fotógrafo Moscão deste blog, recém-contratado, não é garçom, cozinheiro ou chef, não registrou por meio de fotos os pratos servidos. Que lástima!
Covolan e Carlos Nova
Euflávio Carvalho e Jairo Manarelli

Covolan e Kenji Sakuma
Oscar Roda Livre - aluno do curso









 Carlos Nova, secretário municipal de Turismo
Orgulhoso pelo evento ralizado


Nenhum comentário: