AGENDA CULTURAL

16.12.12

Foi criado o Centro de Apoio ao Escritor Paulista

Reunião ocorrida na Casa das Rosas, 15 de dezembro de 2012

Houve a primeira reunião para divulgar a formação do Centro de Apoio ao Escritor Paulista no sábado, das 16h às 20h na Casa das Rosas em São Paulo, oficialmente chamado de Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Houve acalorado debate sobre política cultural nos municípios.

Não será mais uma entidade, mas um órgão do Organização Social Poiesis, funcionando na Casa das Rosas, na avenida Paulista, 37, na capital paulista.
A ideia foi do poeta Frederico Barbosa, diretor da casa, e aprovada pela Secretaria Estadual de Cultural. Ele já esteve em Araçatuba, por ocasião da 4.ª Jornada de Literatura.

O objetivo do órgão será a formação do escritor, daquele que quer ser escritor ou do escritor do interior que geralmente fica isolado em sua cidade. Estiveram presentes representantes das seguintes cidades: São Paulo, Araçatuba, Buritama, São José dos Campos, São Carlos, São Bernardo, Santo André, Araraquara, Mococa, Santos, São José do Rio Preto.

Representando Araçatuba, esteve este blogueiro, que também é secretário municipal de Cultura. Os presentes ficaram encantados com os relatos dos feitos culturais no município na área de literatura. Nenhuma das cidades presentes havia implantado o sistema municipal de cultura como já fez Araçatuba.  

O escritor Reynaldo Damazio ficou como o responsável pelo centro:reynaldodamazio
@casadasrosas.org.br. Qualquer escritor, entidade ou secretaria municipal de cultura deverão entrar em contato com ele.

Reynaldo Damazio (de pé) e Frederico Barbosa (sentado) conduziram os trabalhos
 Como exemplo, foi citada a residência de escritor, a pessoa fica por um ano em São Paulo fazendo um curso, oficinas, com despesas pagas pela OS Poiesis, tendo o compromisso de produzir um livro neste período. Ou então, em convênio com prefeituras, remeter um escritor com certa experiência para uma cidade, onde ele ficará por um mês, trabalhando com os escritores daquele município.

2 comentários:

Erica disse...

Muito interessante! Eventos assim precisam acontecer em Campinas!

Lia d' Assis disse...

Concordo, Érica! Mas nem na reunião estávamos representados... Há escritores nessa cidade, mas todos muito desunidos, trabalhando isoladamente. Isso precisa mudar...