Hélio Consolaro e prefeito Cido Sério, ambos do PT |
O professor Hélio Consolaro foi reconduzido para comandar a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Araçatuba. Seu nome foi confirmado pelo prefeito Cido Sério, que destacou o excelente trabalho feito por ele no primeiro mandato.
“O Hélio mudou a história da nossa secretaria, implantando projetos que realmente descentralizaram as ações e beneficiaram as pessoas em seus bairros”, comentou o prefeito ao destacar as qualidades do secretário.
CEUs
Ao traçar seus planos para a nova gestão, o secretário reconduzido disse que pretende, agora, promover um grande avanço aos projetos de preservação de prédios históricos com a criação de área de cultura e lazer. Para isso, inclusive, está articulando parceria com o Ministério da Cultura para revitalização dos antigos prédios da rede ferroviária. O bairro rural de Engenheiro Taveira também está nos planos para receber um projeto pioneiro de incentivo às artes.
“Já temos uma agenda prévia para uma audiência para o dia 15 de fevereiro com a ministra Marta Suplicy. Há um projeto do governo Federal para uso de prédios antigos da rede ferroviária para construção de centros culturais e também criação de praças de cultura e lazer. Temos grande interesse nisso”, adiantou o secretário.
Consolaro se refere aos incentivos dos Programas Especiais de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, que entre outros projetos, desenvolve os Centros Unificados das Artes e do Esporte (CEU).
Os chamados CEUs das Artes e dos Esportes são adaptações das Praças dos Esportes e da Cultura (PEC), projeto lançado em 2010. A diferença é a valorização do intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas.
Os espaços servem para a formação de artistas, com bibliotecas de arte, telecentros e cursos. A previsão do ministério é abrir 360 CEUs das Artes e do Esporte em 325 municípios. Desse total, 30% já estão em obras.
EMPRESAS PARCEIRAS
Os planos do secretário também incluem um programa de incentivo à parceria com empresários da cidade para financiamentos de projetos culturais. Ele adiantou que tem planos para criar parcerias e até aproveitar incentivos fiscais para aproximar o empresariado de sua pasta.
“Araçatuba tem porte para desenvolver muitos projetos que unam a Prefeitura e a iniciativa privada. Esta aproximação já deu muitos frutos pelo Brasil e temos agora condições de avançar nesta área”, finalizou.
---------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br
4 comentários:
Transmita-lhe, por favor, nossos cumprimentos ao tempo em que desejamos feliz gestão.
Diga-lhe que justiça foi feita não só pelos méritos das suas realizações frente à Secretária mas, sobretudo, porque ninguém teceu tantas loas à admoinistração atual como ele. Acho que este SOBRETUDO não ficou bem...vamos trocá-lo por TAMBÉM.
Parabéns Professor Hélio Consolaro, tenho certeza que serão mais 4 anos de muitas conquistas para a cultura de Araçatuba !!! Daniel Freitas
Que o Espirito Santo,te protejaaaaaaaaaaaaa.nessa jornada.
A escolha foi acertada, porque realmente Araçatuba nunca teve uma cultura tão fomentada em todos os setores. O festival de teatro que tem todos os anos é maravilhoso, trazendo peças de altíssimo nível, totalmente de graça. A projeção que teve a musica caipira com toda tradição que tem direito, como trajes e culinária. O tal da queima do alho para fazer o arroz tropeiro, nunca ouve antes em nenhuma administração. A escola de balé e o conservatório de musica para crianças carentes, não tem comentário porque é algo que chega a ser sagrado. A Virada Cultural é aguardada com ansiedade o ano inteiro, pois o povo pode assistir shows ao vivo e peças teatrais com artistas top de linha sem gastar um centavo. A praça João pessoa passou a ser um cartão de visita devido a grande quantidade de atrações. A inédita feira do livro será inesquecível. Você escolhia o livro que quisesse ao som de musica ao vivo. O concurso de comida de boteko eu nunca tinha ouvido falar. Foi uma repercussão estrondosa, com final apoteótica na Praça São Joaquim. Não tinha nem porque se cogitar outro secretário, porque a secretária da Cultura foi uma das que mais funcionaram. Agora, a foto do secretário sentado no sofá com o prefeito, ficou horrível. Ele deveria pedir para a professora de balé dar -lhe umas aulas pós expedientes para ver se ele fica mais esguio e elegante. Amém!
Postar um comentário