AGENDA CULTURAL

8.6.14

Quem é a plateia das atividades culturais

Quem costuma ir ao teatro? Ou sair de casa para ir ao cinema? Então, curtir um show musical ao vivo? Em Araçatuba, ainda é possível sair do serviço, tomar banho em casa e voltar para uma atividade cultural.

Preocupar-se com as necessidades do público precisa fazer parte da vida de produtores culturais, entidades e artistas em geral. Cada espetáculo tem um tipo e uma quantidade de público. Encher um teatro de 200 pessoas para assistir a uma peça é ter um bom público, o mesmo não se pode dizer para o espetáculo de um artista midiático.

Quem diz que se contenta com meia dúzia de testemunhas num espetáculo está arrumando uma desculpa ou se preocupa apenas em receber o cachê.  
Em São Paulo e noutras grandes cidades, os eventos culturais acontecem logo depois do expediente, quando as pessoas estão saindo do emprego à tardezinha. Voltar para casa demora muito e "de lá ninguém me tira" depois da chegada. Nossos espetáculos precisam se adaptar ao horário do grande público.

Ainda não desisti de fazer apresentações artísticas de menor duração no teatro municipal Castro Alves que fica numa intensa área comercial de Araçatuba. Como nem todos os comerciários vão para casa almoçar, seria o caso de fazer a sesta assistindo a algum espetáculo no teatro. Era apenas andar alguns quarteirões ou mesmo apenas atravessar a rua.  

A revista E - Sesc-SP fez uma bela reportagem sobre a pesquisa que vem fazendo sobre os públicos dos eventos culturais. Estamos falando da cultura no sentido restrito. Vale a pena você lê-la, só clicar aqui

Nenhum comentário: