AGENDA CULTURAL

10.9.14

Vovô e suas histórias - Bié, o prosador

O escritor mineiro Gabriel Araújo dos Santos, de 82 anos, ministrou palestra na escola municipal Roseli de Oliveira, no bairro Atlântico, como parte da programação de quarta-feira (dia 10, período da manhã) da 6.ª Jornada de Literatura. Atualmente residindo em Campinas, ele morou em Araçatuba de 1962 a 1981, e rememora esse e outros períodos de sua vida na conversa com os alunos.

Na palestra, o escritor mostrou vários objetos, incluindo sua primeira foto e o primeiro livro que ganhou, em 1946. Segundo ele, esse foi o momento em que as crianças ficaram aguçadas com a história. “Eles foram muito receptivos. Mesmo pequenos, ficaram atentos do começo ao fim”, enfatizou.

Gabriel Araújo conta que baseia suas histórias em momentos vividos durante a infância. “Eu adiciono pitadas de ficção e fantasia, como as boas histórias infantis. Quando eu escrevo, lanço mão das lembranças da minha infância”, declara o escritor.

TÍTULOS

Autor de cinco livros infanto-juvenis, Gabriel Araújo se prepara para lançar seu sexto trabalho: “Três Dedos de Prosa”. O livro traz contos com temática mista e com forte influência de sua terra natal, o estado de Minas Gerais.

Dentre os títulos lançados estão “Zé Balão e suas Histórias”, “O Vô, suas Histórias e Brincadeiras”, “Farofa para o Ano Novo”, “Policarpo”, e “Candinho e suas Histórias”. Todos os livros foram publicados por meio de editais de fomento à cultura na cidade de Campinas, com banca avaliadora da Unicamp. No período da tarde de quarta-feira, a agenda é na escola municipal Joanita Galvão Sampaio, no conjunto habitacional Ezequiel Barbosa.

A 6.ª Jornada de Literatura é uma realização da Prefeitura de Araçatuba, com promoção da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e amplo apoio: Secretaria Municipal de Educação (SME), Diretoria Regional de Ensino, SESC, Academia Araçatubense de Letras (AAL), núcleo regional da União Brasileira de Escritores (UBE), Oficina Cultural Sílvio Russo, Livraria Nobel e Programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), iniciativa focada em cinema.

Nenhum comentário: