AGENDA CULTURAL

11.2.15

Creas promove exposição com produções de adolescentes que cumprem medida socioeducativa

A mostra ficará no Paço Municipal até o dia 13/02/2015

Marta Dourado (PT), secretária de Assistência Social; prefeito de Araçatuba, Cido Sério (PT)

10.02.15 - O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) abriu para visitação na segunda-feira (9), no Paço Municipal (acesso do Gabinete), a exposição “A Arte do Grafite”, com trabalhos produzidos durante oficina de grafitagem. Os autores são jovens que cumprem medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade. A iniciativa da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social poderá ser conhecida até o dia 13.

Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, os trabalhos foram confeccionados durante oficina de grafitagem que ocorreu em outubro de 2014. “Buscamos algo que falasse a linguagem deles. Além de aproximar os técnicos dos adolescentes, a intenção foi inserir valores de caráter cultural, lúdico e artístico, para que eles pudessem expressar sua subjetividade por meio dessa linguagem e, consequentemente, possibilitar uma ressignificação do trabalho”.


Terra Júnior ressalta ainda que após a exposição os quadros serão comercializados por R$ 30,00 (cada um), e o dinheiro será revertido para os adolescentes. “A ideia é fazer com que eles saibam que há outros meios de renda, inclusive, por meio da arte”, frisou o coordenador. O prefeito Cido Sério e a secretária Marta Dourado, de Assistência Social, apreciaram a exposição.

ARTE DO GRAFITE

A arte do grafite pode ser classificada como linguagem popular ou um ensejo de crítica, debatendo temas propostos ou para admiração da estética e traços em meio ao caos da vida urbana. Inicialmente, o termo grafitagem é direcionado à pintura em paredes, mas ganha outras dimensões e locais, até mesmo em painéis ou telas. O grafite se conecta, além da pintura, com a música e a dança, principalmente o hip hop.

A modalidade nasceu das pinturas de paredes do Império Romano, e se popularizou na década de 1970 nos bairros de Nova Iorque com um grupo de jovens que decidiram marcar paredes com símbolos que os representassem. Este foi o passo inicial para que o grafite ganhasse forma e cada vez mais adeptos, desenvolvendo uma grande gama de técnicas, sempre em evolução.

No Brasil, também na mesma década, especificamente em São Paulo, surgiu o movimento com toques de brasilidade, pois havia insatisfação com o tom e linhas americanos. O grafite é uma arte de rua reconhecida pela sofisticada qualidade artística. Dentre os materiais básicos para o trabalho estão o látex e a lata de spray, além de outras ferramentas.

CREAS

Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O objetivo é fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também interrompam o ciclo de violência, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.

Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais).

Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba, Creas é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

Nenhum comentário: