AGENDA CULTURAL

27.3.15

A esquerda araçatubense tem mais força que a direita

Hélio Consolaro*I

Você se lembra de Araçatuba ter algum ministro antes do PT assumir o governo? A direita local não tinha tanto tutano. Agora, com o PT, dois araçatubenses já se tornaram ministros e ainda estão lá: Carlos Eduardo Gabas (Previdência) e Renato Janine Ribeiro (Educação). E gente ética, que fez carreira com honestidade.

Enquanto o PSDB local não consegue nomear ninguém, nem para os carguinhos regionais, o PT local faz dois ministros no governo Dilma. 

Ambos são filhos da classe média araçatubense, inteligente, porque não fica à espera dos farelos do banquete da burguesia. Assumiram a política que favorece os mais pobres de nossa sociedade. 

Tenho a mania, como secretário municipal da Cultura, de valorizar os araçatubenses que estão fora, independente de ideologia, trazendo-os para um retorno à cidade natal. Assim, em 04/12/2010, a Academia Araçatubense de Letras, patrocinada pela Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, trouxe Janine para dar uma palestra na sessão solene da entidade, realizada na Câmara Municipal de Araçatuba. Todos gostaram dele, menos o escritor e quiboeiro Heitor Henrique Gomes, porque o palestrante não falou tão bem dos livros de auto-ajuda.    

Em 2010, Renato Janine Ribeiro se hospedou na casa de uma irmã em Araçatuba. Seu pai tinha uma farmácia nos tempos idos. Ele era um rapaz que foi estudar fora e por lá ficou. Janine não tem ligação política com a cidade, nem com PT local, mas antes de saber que ele era araçatubense, gostava muito de seus artigos na revista do PT chamada "Teoria & Debate" na década de 90.

Nesta semana, Janine publicou um importante artigo sobre a indignação seletiva de parte da sociedade brasileira sobre corrupção; "Tratar o sintoma não é a solução. Meias medidas são meros paliativos. É preciso chegar às causas. Venceremos a corrupção quando ela parar de servir de pretexto político de um lado contra o outro e for mesmo repudiada pela maior parte da população. Não é o caso – ainda", escreveu ele

Boa sorte, Araçatuba. Com certeza, esses dois filhos teus não irão decepcioná-la.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

 BIOGRAFIA DE RENATO JANINE RIBEIRO

SITE DE RENATO JANINE RIBEIRO   

Nenhum comentário: