AGENDA CULTURAL

10.3.15

Parceria entre Rotary e Prefeitura, biblioteca é conhecida por governador rotariano

Carlos Paupitz, representando o secretário de Cultura,  Sidnei Garcia (governador distrital do Rotary), Maria Zilma Corrêa Dornelas (presidenta do Rotary Club Araçatuba Cruzeiro do Sul), Tânia Capelari (chefe de serviço de biblioteca da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba) 
09.03.15 - A Biblioteca Maria Hermínia Teixeira Salibe, instalada na Base Comunitária da Polícia Militar, no bairro Hilda Mandarino, recebeu a visita do governador do Distrito 4470 do Rotary Club, Sidney Garcia de Souza, e da embaixatriz Silvia Garcia de Souza. Iniciado pelo Rotary Club de Araçatuba Cruzeiro do Sul, o espaço é administrado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral.

Durante visita realizada na segunda-feira (9), a coordenadora da Biblioteca Municipal, Tânia Capelari, foi uma das anfitriãs, ao lado da presidente do Rotary Cruzeiro do Sul, Maria Zilma Correa Dornelas, da vice-presidente Maria Auxiliadora Santos Cintra e da rotariana Marlene Kato. Carlos Paupitz, assessor na Secretaria de Cultura, e o sargento PM Edílson Rocha Cocre, comandante da base local, também participaram.


O Distrito 4470 do Rotary Club abrange dez cidades do Estado de São Paulo, 40 do Mato Grosso do Sul, uma cidade na Bolívia e uma no Paraguai, reunindo 74 clubes. "A leitura tem o poder de avançar o conhecimento, desenvolver o intelectual. A biblioteca possibilita o acesso a essa fonte e também tira as crianças da rua. Então, penso que é uma das melhores maneiras de educá-las e protegê-las", disse o governador sobre o projeto.

Na ocasião, 25 alunos de 3.º ano da escola municipal Egles Gabas de Carvalho, do mesmo bairro, faziam a primeira visita à biblioteca neste ano. A coordenadora Elenice Góes da Silva Camargo falou “que a biblioteca colabora para a educação das crianças. É a quarta ou quinta vez que trazemos nossos alunos. Aqui, nós encontramos livros e gibis diferenciados. Ter esse acervo no bairro, em um ambiente tranquilo e seguro, é de grande alegria para nós".

BIBLIOTECA MARIA HERMÍNIA TEIXEIRA SALIBE

A biblioteca comunitária existe há quase 18 anos, e em junho de 2013 foi revitalizada a partir da parceria com a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente, a manutenção é feita por equipe da Biblioteca Rubens do Amaral, com apoio de policiais da Base Comunitária, para assegurar aos moradores no bairro acesso fácil ao mundo da leitura. A monitora é Márcia Furquim.


Com cerca de seis mil livros, a biblioteca possui 126 inscritos, entre crianças (mais de 60%) e adultos. No espaço também foi criada uma gibiteca, que recebe o nome de “Zezinha” (Maria José Nunes Fontoura), possuindo acervo com 100 gibis e 400 livros infantojuvenis. O projeto tem os objetivos de incentivar o desenvolvimento da leitura junto às crianças e também atrair o público adulto. Os atendimentos na biblioteca e gibiteca acontecem na terça e quinta-feira, das 9 às 17 horas.

O sargento Edílson Rocha Cocre destacou a importância do projeto para a Base Comunitária da PM. "Além de desenvolver a leitura, as crianças mantêm contato direto com os policiais, o que é extremamente importante. Isso é um exemplo de cidadania, visando educação e segurança para nosso futuro".

Nenhum comentário: