AGENDA CULTURAL

12.4.15

A homenagem ao Patativa do Assaré

Espetáculo teatral/musical: Concerto de Ispinho e Fulô, da Cia. do Tijolo - SP.

O espetáculo foi apresentado no teatro municipal Castro Alves, Araçatuba-SP, uma promoção do SESCSP, nos dias 8 e 9 de abril de 2015. 

Um grupo de atores vai até Assaré/CE, em busca de entrevistar o poeta Patativa (1909/2002), mas o que seria somente uma pesquisa sobre o trabalho deste, transforma-se num desnudar poético e cultural entre o erudito e o popular, o urbano e o rural e algumas pitadas políticas e denúncias dos primeiros ataques aéreos contra civis em território brasileiro.

DEPOIMENTO DE CARLOS PAUPITZ - pessoa com experiência em teatro em Araçatuba, um dos dirigentes da Secretaria Municipal de Cultura:   

Deparo-me  no palco do teatro Castro Alves com um  cenário composto de rendas, bambu e tecidos de cores foscas mas não repetidas,  em forma de meia lua tomando todo o fundo da caixa italiana, cadeiras que ocupam  o espaço das coxias... adereços  como: badalos de pescoço de vaca muitos, tijolos, enxadas, manequins instrumentos musicais, lousas e giz 
em grande  quantidade, tudo numa heterogênica harmonia. 

Esse efêmero contato foi o suficiente para eu crer que o espetáculo que se preparava seria capaz de enlevar um amante da arte teatral.  

“Concerto  de Ispinho  e Fulô”  de maneira magistral e didática nos permitiu  contato intimo com Patativa do Assaré, nos facilitando o discutir  e refletir literatura e fatos históricos políticos brasileiros com dramaticidade e comicidade que só uma CIA chamada  “COMPANHIA DO TIJOLO” alicerçada no estudo e no profissionalismo poderia realizar.

Nenhum comentário: