Encontro da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega). Prefeito Cido Sério (PT), terno claro, dá palestra |
27.05.15 – A agenda de trabalho do prefeito Cido Sério em Brasília, na quarta-feira (27), foi intensa e direcionada para uma das prioridades dele no momento: a retomada da navegação na hidrovia Tietê-Paraná. Ele manifestou essa preocupação no período da manhã, na condição de palestrante em encontro da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), e à tarde, durante audiência com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues.
O objetivo do evento do setor é iniciar um debate aprofundado com representantes do governo e entidades de classe sobre a retomada da navegação na hidrovia Tietê-Paraná, paralisada há mais de um ano. Por esse motivo, foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil, presidida pelo deputado federal Marcos Rogério (PDT/RO), com participação de 210 parlamentares. A Confederação Nacional do Transporte (CNT), local do encontro, a Câmara Interamericana de Transportes (CIT) e sindicatos filiados apoiam a iniciativa.
O prefeito de Araçatuba destacou “a urgência de frear o crescente impacto econômico com a crise hídrica que afeta a hidrovia. Esse movimento foi iniciado no dia 29 de abril, em Barra Bonita, onde eu também estive presente. Nós precisamos alinhar os encaminhamentos técnicos e políticos perante o governo federal e órgãos envolvidos”. Os vereadores Cido Saraiva e Gilberto Batata, e o secretário Carlos Farias, de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho participaram do evento.
Encontro da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega). Prefeito Cido Sério (PT), terno claro, dá palestra |
O presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) , Raimundo Holanda Cavalcante Filho, elogiou a participação e apoio do prefeito Cido Sério na questão. Cavalcante afirmou, na abertura do evento, que “nosso maior problema é o consumo de energia a partir das hidrelétricas. Queremos tornar público o que está acontecendo no Tietê-Paraná, que também está atingindo a população, com a perda de aproximadamente 1.200 empregos diretos, além do aumento do movimento nas rodovias. Não somos contra a produção de energia elétrica, mas é preciso haver equilíbrio e vontade política".
O movimento pela retomada da navegação na hidrovia Tietê-Paraná, que tem 2,4 mil quilômetros de extensão e é uma das mais importantes vias de escoamento de grãos, celulose e outros granéis, foi iniciado no dia 29 de abril, em Barra Bonita. Empresários e políticos se reuniram para discutir soluções, ainda sem avanços.
Fechada desde maio do ano passado por causa da falta de chuvas, a hidrovia – interliga cinco Estados – segue paralisada, com o nível de água reduzido em aproximadamente cinco metros. A paralisação já soma R$ 700 milhões em prejuízos, pois transportava entre seis e oito milhões de toneladas de carga por ano.
MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
A audiência com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, no período da tarde, foi com a mesma pauta: apoio para restabelecimento da navegação na hidrovia Tietê-Paraná. Cido Sério esteve novamente acompanhado dos vereadores Cido Saraiva e Gilberto Batata, e do secretário Carlos Farias.
Essa é uma das atuais prioridades do prefeito, com ênfase desde o dia 29 de abril, em Barra Bonita. No dia 6 de maio, o assunto foi tratado com o ministro Edinho Araújo, da Secretaria Nacional dos Portos, ex-prefeito de São José do Rio Preto e de Santa Fé do Sul, também em Brasília.
No mesmo dia, ele se reuniu com o araçatubense Carlos Eduardo Gabas, ministro da Previdência Social, para abordar outro assunto relacionado ao rio Tietê: reativação plena das atividades do Estaleiro Rio Tietê, que está em dificuldades para manter a produção. E, por isso, demite funcionários. Na semana passada (20), nova agenda foi cumprida com Gabas, na capital federal.
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