AGENDA CULTURAL

18.6.15

Todas as pessoas precisam ser respeitadas, o idoso também

Abertura da Semana do Idoso no teatro da UNIP
17.06.15 – ‘Um olhar interdisciplinar sobre a pessoa idosa’ foi o enfoque da abertura da Semana de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, evento motivado pelo dia nacional de combate, em 15 de junho. Na terça-feira (16), a iniciativa da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lotou o teatro da Universidade Paulista (Unip), com as presenças de quase 600 pessoas.

As abordagens foram feitas por três convidados: Joel Furlan, promotor da Infância e Juventude; Maria Regina Arruda, diretora do Departamento de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social; e Ricardo Ways, médico geriatra. Público reuniu agentes de saúde, universitários, profissionais de programas sociais, de instituições de longa permanência (ILP/asilos) e idosos integrantes do Projeto Bem-Estar.

Marta Dourado, secretária municipal de Assistência Social, ressaltou a importância de fazer qualquer denúncia de abuso ou violência. “A semana é para refletir sobre a problemática, destacando que o combate não é só por uma semana, mas durante o ano todo, pois os idosos devem ter os seus direitos preservados. Também estão sendo enfocados os tipos de violência e os mecanismos de denúncia, principalmente o disque 100”Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) organiza o evento, que agendou panfletagens em vários pontos da cidade e terá encerramento no dia 22 de junho.

A abertura teve as presenças da vereadora Durvalina Garcia e dos secretários municipais Alex Lapenta, de Participação Cidadã e José Carlos Teixeira, de Saúde. Cidinha Lacerda, presidente do Fundo Social de Solidariedade; Marcos Francisco Alves, presidente do Conselho Municipal do Idoso; e Edson Terra, coordenador do Creas também participaram da solenidade.

Creas foi criado em 2009 e é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. Objetivo principal é fazer com que os usuários superem o trauma e interrompam esse ciclo, por meio de atendimentos psicossociais e jurídicos.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18
13h – Panfletagem no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no bairro Etemp, na rua Pedro Viola, 184
14h – Panfletagem no Cras no bairro São José, na rua Fundador Paulino Gato, 900
15h – Panfletagem no Cras no bairro Juçara, na rua José Cânovas Andreus, 1001

Dia 19
8h – Panfletagem no Calçadão

Dia 22
10h – Panfletagem no Cras no centro da cidade, na rua 15 de Novembro, 275

Nenhum comentário: