AGENDA CULTURAL

15.7.15

Secretaria Municipal de Assistência Social terá nova sede

14.07.15 - Com os objetivos de melhorar as instalações, oferecer melhor condição de trabalho aos servidores, assim como aprimorar o atendimento aos usuários, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) passará a atender em uma nova sede ainda no segundo semestre deste ano. Localizado no cruzamento das ruas 15 de Novembro e Bandeirantes, o prédio já está identificado e foi cedido ao Município pela União, por meio do Fundo Nacional Antidrogas (Funad). Dessa forma, a Prefeitura está isenta de pagar aluguel.

Segundo a secretária Marta Dourado, de Assistência Social, “há tempos o Município procurava um novo local para acomodar a equipe que compõe a secretaria, que cresceu muito nos últimos anos, bem como para melhorar o atendimento aos usuários. No entanto, só encontrava residências, como a que é utilizada atualmente e que precisavam de reformas significativas. Quando soubemos que o imóvel pertence à União, fizemos contato com o Ministério Público, que intermediou o repasse ao Município. O prédio cobre nossas expectativas, por isso fizemos a solicitação”.

Ela informou ainda que a mudança está dependendo apenas de adequação da rede elétrica, por parte da CPFL Paulista, devido à utilização de muitos computadores conectados à internet, para prestação dos serviços. Marta Dourado ressalta que a nova sede trará grande visibilidade para a Secretaria de Assistência Social. “A pasta cresceu muito, e é merecedora de visibilidade à altura dos serviços prestados”.


ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social planeja, coordena e executa as políticas públicas de assistência social direcionadas às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e desvantagem socioeconômica no Município. Para tanto, traça metas para execução por meio da interação entre os governos Federal, Estadual e Municipal.

Em Araçatuba, a Secretaria é responsável pelos seguintes programas e unidades assistenciais: Bolsa Família, Restaurante Popular, Ação Jovem, Secoi (Serviço de Convivência Infantojuvenil), Programa Lobato/Sítio da Criança, Casa Abrigo (para meninas), Casa Abrigo (para meninos), CRM (Centro de Referência da Mulher), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Renda Cidadã, além de cinco unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Eles se dividem em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

Junto à secretaria funciona o Fundo Social de Solidariedade. Compete ao órgão estruturar agenda social visando à profissionalização, ampliação da rede social – com promoção de campanhas solidárias para angariar agasalhos, alimentos e acessórios para portadores de deficiência física – e estímulo ao voluntariado.

Nenhum comentário: