AGENDA CULTURAL

10.7.15

Sem Dilma, não haveria curso de medicina em Araçatuba

Sede do UniSalesiano em Araçatuba 

Numa roda de conversa, eu disse que seria bom que Aécio Neves (PSDB) tivesse ganho a eleição de 2014, pois em 2018 o candidato do PT voltaria nos braços do povo, porque o ranger de dentes e o retrocesso seriam medonhos.

Em 2018, depois de 16 anos de governo petista, uma pessoa com 30 anos nunca viveu com toda a sua consciência um governo que não fosse petista. Não viveu inflação de 90% ao mês, Plano Cruzado, a cada ano um pacote econômico, compra a crédito a longo prazo, nem imaginar. Cartão de crédito, nem pensar.

Devido a essa falta de experiência, acha que o Brasil sem o PT seria melhor, porque ele não conhece como era antes a desgraceira. Converse com os mais velhos, caro jovem.

O PSDB, a ala mais grã-fina do PMDB, melhorou a situação, eliminou a inflação, mas na parte política, continuou a mesma coisa. A população mais pobre permaneceu na mesma situação. O FMI monitorava a economia. O maior “mensalão” foi aquele que aprovou no Congresso Nacional a reeleição de Fernando Henrique Cardoso. O PSDB comprou os votos dos parlamentares.


O PT pegou as coisas boas do PSDB, deu outra direção, fazendo com que os pobres também tivessem vez. O Brasil devia ser para todos, e assim Lula começou, Dilma continuou a saga da social democracia brasileira: fez um capitalismo mais humanizado. Sem falar de muitas outras coisas, como o Brasil deixou de ser submisso na diplomacia. Ganhou altivez.   

Fala-se por aí que o PT é o partido da corrupção. Não devia ter nenhum corrupto petista, mas como o partido é composto por seres humanos, temos lá alguns safados. Se você, caro leitor, é daquelas pessoas que compartilham mensagem sem saber se seu conteúdo é verdadeiro, está se comportando como um papagaio que repete as mensagens sem pensar.

Veja como está a estatística do número de políticos cassados ultimamente. Há gente gritando "Fora PT", devia estar gritando outra coisa.
Democratas (líder maior: Ronaldo Caiado) – DEM – 69 políticos cassados
PMDB (líderes: Temer, Renan, Eduardo Cunha)  – 66
PSDB (líderes: FHC, Aécio, Alckmin) – 58
PP (fundador: Maluf) – 26
PTB (iniciou o mensalão: Jeferson) – 24
PDT (senador: Cristovam Buarque) – 23
PR (líder: Tiririca) – 17
PPS (líder: Roberto Freire) – 14
PT (líderes: Lula, Dilma) - 10

O pensamento desse blogueiro não está certo, não, caro leitor, o povo não merece sofrer, ter um Aécio na presidência. Se Dilma não tivesse sido reeleita, Araçatuba, agora, não estaria festejando a criação do curso de medicina no UniSalesiano. Se aquele centro universitário se preparou 08 anos para ter o curso, com Aécio na presidência, ia ter que esperar mais 08. Lembre-se do que falaram por aí sobre o programa “Mais Médicos”, dos “médicos cubanos”. O ministro Alexandre Padilha, que é médico, chorou lágrimas de sangue para fazer as mudanças.

Então, o curso de medicina de Araçatuba está no bojo da mudança das ciências médicas no Brasil. A faculdade é paga, mas o estudante sem recurso vai ter oportunidade de cursá-la com bolsas de estudo, financiamentos.

PT em Brasília, PT em Araçatuba. A coisa anda: curso de medicina depois de 60 anos de espera. Sem Cido Sério, sem Dilma, Araçatuba não teria dois ministros em Brasília.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Um comentário:

Fernando Luís de Faria Itavo disse...

Ta certo Helio.....tem muito papagaio de pirata que não viveu aqueles tempos.
Hj Araçatuba da um salto de no minimo 50 anos. Pena termos ainda políticos de meia pataca, senão essa cidade daria um salto de avanço de 100 anos. Parabéns Prefeito, parabéns UNISALESIANO e Parabéns a todos os araçatubenses que souberam votar e vencer nas duas ultimas eleições.