AGENDA CULTURAL

3.8.15

Pais fazem fila na madrugada para matrículas de seus filhos no Projeto Guri

Ontem, 0h30, registramos essa foto. Já havia um início de fila de pais que queriam obter uma vaga no Projeto Guri (Estado em parceria com a Prefeitura de Araçatuba). Não estavam lá para usufruir de ofertas especiais do Magazine Luiza. Queriam arte musical para seus filhos. Era a cultura na fila.

Podemos fazer várias leituras da fila. A mais otimista: as pessoas estão se interessando pela formação artística de seus filhos. O Projeto Guri não cobra mensalidades e ainda empresta os instrumentos para os alunos. Está havendo uma democratização no acesso à arte.

Quando chegamos à Secretaria Municipal de Cultura, 2009, havia 90 alunos do Projeto Guri. Corremos, com autorização do prefeito Cido Sério, até a Secretaria Estadual de Cultural reivindicando ampliação do projeto em Araçatuba. Hoje são quase 600 crianças matriculadas e uma demanda de fazer fila na madrugada.

Pela leitura, também se constata uma falha. A Ong Projeto Guri não descentraliza o projeto para os bairros como fazemos com o Balé Municipal, que já tem 1.000 alunos. No balé há também uma demanda reprimida, mas como a matrícula é feita e as aulas são dadas em 06 pontos de Araçatuba, não se faz fila.   

Há muito a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba está reivindicando a descentralização do Projeto Guri em Araçatuba. Ele funciona apenas na Casa da Cultura Adelino Brandão, no centro da cidade. O prefeito já colocou as escolas municipais à disposição, mas o Estado de São Paulo tem suas escolas estaduais esparramadas pela cidade que podem sediar outras unidades do Projeto Guri. 

Embora a fila seja um grande transtorno para a população, mas ela também nos deixa alegre: para a população, a cultura está chegando a ser um gênero de primeira necessidade. Isso está acontecendo porque há uma política cultural implantada na cidade de forma correta. 

Nenhum comentário: