AGENDA CULTURAL

20.9.15

Prefeitura faz pequena parada de veículos para conscientizar motoristas

9.09.15 – Além de o Dia da Árvore, em 21 de setembro também é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Em Araçatuba, a Prefeitura promoverá a terceira campanha ‘Respeito à Sinalização para Pessoas com Deficiência’, na segunda-feira (21), por meio da Secretaria Municipal de Participação Cidadã (SMPC).

No terceiro ano consecutivo, a pelquena parada educativa será realizada no período da manhã no cruzamento da avenida Dos Araçás com a rua Duque de Caxias, no centro da cidade, coordenado pela secretária municipal de Participação Cidadã, Cidinha Lacerda. Será feita distribuição de adesivos e panfletos sobre a necessidade dessa conscientização e a importância de respeitar a sinalização de trânsito para a pessoa com deficiência.

A data foi instituída em 1982. O dia 21 de setembro foi definido em função de o Dia da Árvore e da proximidade com o início da primavera, numa representação simbólica do ‘nascimento’ de reivindicações de cidadania e de participação plena, em igualdade de condições.

No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência – algo em torno de 24,5 milhões de pessoas. Os direitos das pessoas com deficiência estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o País tem uma das legislações mais avançadas do mundo.

Nenhum comentário: