AGENDA CULTURAL

27.10.15

Araçatuba: quase quatro mil alunos vivenciam experiências

27.10.2015 – O tema central ‘Luz, Ciência e Vida’ foi vivenciado por meio de experiências diferenciadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, promovida pela Prefeitura de Araçatuba. Experiências de laboratório, exposições temáticas e apresentações artísticas (dança, música, teatro) deram o tom nos quatro dias do evento, organizado pelas secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Saúde.

A partir de definição da ONU (Organização das Nações Unidas), que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, os organizadores programaram atividades variadas, entre os dias 20 e 23 de outubro. “A Semana de Ciência e Tecnologia foi um sucesso, com exposições temáticas e performances artísticas de altíssimo nível, além do número expressivo de alunos participantes”, avalia o diretor do Departamento de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação (Projeto Educação em Diálogos), professor Marcos Francisco Alves.

A escola municipal Henny Ferraz Homem, no bairro Ipanema, foi o quartel-general da promoção, com apoio de diversos parceiros. Mais de 1500 alunos da rede municipal de ensino compareceram, além de quase 200 estudantes naEscola Estadual Abranche José, no mesmo bairro. Dentre os convidados para apresentações artísticas, alunos do Balé Municipal, do Projeto Guri e da escola municipal Fernando Gomes, no bairro rural Água Limpa, com o projeto Rádio Recreio.

Nos quatro dias do evento, exposições temáticas foram coordenadas por professores e alunos das escolas municipais Anna dos Santos Barros, Fernando Gomes de Castro, Francisca de Arruda Fernandes, Hélia Pinholi Mungo, Henny Ferraz Homem, Lauro Bittencourt e Leonísia de Castro. Dentre os parceiros: Diretoria de Ensino Regional de Araçatuba, Inape (Exposição Cosmos), Instituto Federal de São Paulo (IFSP, Câmpus Birigui) e UniSalesiano, instituição mantenedora da futura faculdade de medicina de Araçatuba, conquista histórica da gestão do prefeito Cido Sério, após mais de 50 anos de expectativa.


Na programação externa de oficinas e atividades relacionadas ao tema ‘Luz, Ciência e Vida’, alunos de escolas municipais e estaduais visitaram instituições de ensino que são referências na cidade, Estado e País: Unesp/FOA (Odontologia e Medicina Veterinária), Etec/Fatec, Senai e Unisalesiano. As empresas Nestlé e Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) também foram visitadas. Mais de 2000 alunos participaram das visitas técnicas.

Na abertura oficial do evento, no dia 20, o Teatro Paulo Alcides Jorge ficou lotado. O Ano Internacional da Luz definido pela ONU visa ressaltar a importância da luz e das tecnologias óticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o Planeta. Além de destacar o potencial didático da luz, no conhecimento científico em larga escala.

Crédito das fotos ‘BobinasTeslaEletrônicasMusicais’: Fabrício Franzoli, aluno de 2.º ano de Engenharia Elétrica do UniSalesiano

Nenhum comentário: