AGENDA CULTURAL

18.11.15

Araçatuba tem plano de educação para os próximos 10 anos

18.11.15 - Com objetivo de articular estratégias para transformar a educação no município, o prefeito Cido Sério sancionou a Lei 7730/2015, que institui o Plano Municipal de Educação, em cerimônia realizada na quarta-feira (18), no auditório do Paço Municipal. Entre as 20 metas para os próximos nove anos destacam-se a erradicação do analfabetismo e a universalização da escola para crianças de zero a três anos.

O secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Custódio, apontou os avanços, como no combate ao analfabetismo. “Já chegam aos 96,4% os araçatubenses alfabetizados. Mais de 75% das nossas escolas já atendem em tempo integral. Outras metas, como valorização dos professores serão trabalhadas nesse plano, que reflete o anseio de toda comunidade educacional".


Araçatuba é a única cidade dentre as 43 da região administrativa que sedia a receber o Selo de Município Livre do Analfabetismo, concedido pelo MEC (Ministério da Educação), em maio de 2014. O título é outorgado aos municípios que atingiram índice igual ou superior a 96% de alfabetização, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010. Com índice de 96,4%, apresenta taxa de 3,6% de analfabetismo. O título foi emitido a 207 cidades brasileiras, sendo apenas 45 no Estado de São Paulo.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Taufica Azure Vieira, destacou que "foi um longo processo para elaboração do plano. Hoje é a concretização desse trabalho, que só foi possível com a parceria da equipe da Secretaria Municipal de Educação e do prefeito Cido Sério".

As vereadoras Beatriz Soares Nogueira e Tieza Marques também compareceram ao evento. "Segundo análise técnica, esse plano é claro e ousado. Por meio dele, espero que a gente possa reconstruir a educação e tornar Araçatuba a melhor cidade do mundo", disse Beatriz Nogueira, que é supervisora de ensino na rede municipal.

Segundo o professor Marcos Francisco Alves, do Departamento de Educação Complementar, o plano cria inúmeras possibilidades de uma educação transformadora. "Não são apenas 20 metas, é muito mais que isso. Queremos abordar questões de outras áreas também. Estou feliz em participar e ver que esse projeto reflete o sucesso do governo municipal, pois já superamos alguns objetivos, como universalização da educação básica. Para continuar assim, precisamos de pessoas comprometidas com o progresso e humanidade".

Ao final, o prefeito Cido Sério destacou a importância da ação. “A implantação desse plano permitirá a transformação da realidade para muitas crianças. Queremos construir a cidadania, proporcionando igualdade de oportunidades para todos. O cumprimento do plano possibilitará o desenvolvimento do nosso mundo com justiça e solidariedade”. A representante da União Estadual dos Estudantes, Bruna Ferreira, também participou do ato oficial.

Nenhum comentário: