AGENDA CULTURAL

6.12.15

Histórias de bichos ensinados


Hélio Consolaro*
(Escrito em 14/10/2001)

Quem já não ouviu histórias compridas de animais ensinados, bichos inteligentes. Há pessoas que contam casos e casos, se alongam, dão detalhes. 

Meu compadre José Laerte, meu tio Tonico e meu amigo José Pedron, de Ourinhos, são mestres no assunto.

Participei de um retiro espiritual com José Pedron, em Ribeirão. Ele, eu e José Calixto ficávamos, durante as refeições e intervalos, jogando conversa fora. Calixto, o conhecia de longa data, como vendedor de pimenta na Feira Livre de Araçatuba; Pedron era amizade feita no encontro religioso.

O tio de Pedron, há muito falecido, tinha um cachorro ensinado que ia levar almoço para ele na roça, e não o deixava esquecer o chapéu em lugar nenhum. Caso o esquecesse, lá vinha o Dragão com o chapéu do tio na boca.

Durante o retiro, esqueci o hinário no dormitório, não perdoei meu amigo Pedron. Cochichei em seu ouvido:

- Me empresta o Dragão para que ele busque o meu livrinho de canto, Pedrão...       
Meu tio Tonico tinha uma vaca inteligente, pois não havia porteira que ela não abrisse. A Mimosa arrancava seus obstáculos no chifre, tirando as porteiras dos pinos com a cabeça.

Danado com a vaca, Tio Tonico resolveu vendê-la ao frigorífico. Quando o caminhão chegou e encostou no embarcador, Mimosa adentrou-o com facilidade, pensando: "Mais uma porteira na minha lista!". 

Desta vez seus chifres não funcionaram. Virou carne de açougue. 

Meu compadre José Laerte conta algumas histórias de Presidente Bernardes sem ficar vermelho. Dois touros brigavam amiúde, mas certa vez a contenda virou assassinato. 

Tempo chuvoso, com muitas poças d'água pela fazenda, Xodó e Bugre juntaram as testas, levaram as cabeças até o chão, dentro de uma poça, sendo que Bugre teve mais força, deixando Xodó vários minutos com as ventas dentro d'água, até morrer afogado. Não houve quem conseguisse tirar Bugre de cima do Xodó que morreu afogado.

Você acredita nestas histórias? Nem eu.

*Hélio Consolaro, escritor, Araçatuba-SP

Nenhum comentário: