AGENDA CULTURAL

9.1.16

Posse no Conselho Tutelar de Araçatuba

De pé, o prefeito Cido Sério (PT) discurso, tendo vários observadores, fazendo parte da mesa, como o promotor da Infância e da Juventude, Joel Furlan

08/01/2016 – Os cinco novos membros do Conselho Tutelar de Araçatuba tomaram posse na tarde desta sexta-feira (08) em cerimônia realizada no auditório do Paço Municipal. O prefeito Cido Sério (PT) assinou o decreto que os nominou oficialmente juntamente com o promotor da infância e juventude, Joel Furlan e diversas autoridades convidadas, como a secretária de Assistência Social, Marta Dourado; a secretária de Participação Cidadã, Cidinha Lacerda; o presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Maurício Oliveira e a coordenadora do processo eleitoral, Sônia Gomes Vieira.


       Agora, passam a fazer parte do conselho a recreacionista Michele de Rezende, 32 anos; o estudante de Serviço Social, Lúcia Fabiane da Silva Lopes, 38 anos; o bacharel em Serviço Social, Lenice Freitas de Oliveira Santos, 46 anos e a autônoma Tamiris Vito de Oliveira, 24 anos e o pedagogo Carlos Cândido Lacerda, 42 anos, conselheiro tutelar.

            O Conselho Tutelar é um órgão essencial ao Sistema de Garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, concebido pela Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, para garantir proteção integral de toda a criança e adolescente do Brasil.

O conselheiro tutelar, que é eleito entre membros da sociedade que possuem algum serviço ou conhecimento sobre o atendimento com menores, é chamado a agir por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente. Outras vezes, se antecipa à denúncia, age preventivamente quando fiscaliza entidades, mobiliza a sua comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando o melhor acompanhamento e o atendimento à criança e ao adolescente, bem como a sua família.

Em seu discurso, o prefeito Cido Sério destacou a importância do acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e lembrou que a atual administração investiu muito no fortalecimento do Conselho Tutelar, que hoje tem sede, telefone e veículos que proporcionam o amplo exercício das atividades relacionadas ao órgão.

“Vocês (novos conselheiros), estão diante de uma senhora responsabilidade e à frente de uma missão de extrema importância e bela. Passa pelas vossas mãos o futuro de nossa cidade, dando apoio aos pequenos que tanto precisam de acolhimento e inserção à cidadania plena. Contem com nosso apoio total”, discursou o prefeito.

Nenhum comentário: