AGENDA CULTURAL

2.3.16

Prefeitura de Araçatuba socorre moradores de rua


02.03.16 - Viver em situação de rua não é opção individual nem uma escolha, na maioria das vezes. Diversos são os motivos que levam pessoas a percorrer esse caminho: falta de trabalho e renda, adversidade pessoal, doenças e rompimento de vínculos familiares, por exemplo. Em Araçatuba, uma alternativa de apoio e reinserção social é o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop.

Segundo a coordenadora técnica Jucielly Moreira, cerca de 150 pessoas vivem em situação de rua na cidade. Ela conta que a maior parte busca a reinserção na sociedade. “Muitos deles só querem uma oportunidade para sair das ruas. O nosso maior objetivo é propiciar mecanismos para que eles consigam. Aqui, no Centro Pop, eles encontram todo respaldo necessário”.

Fábio Luiz Sasaki Cipriano, de 28 anos, natural de Três Lagoas (MS), viveu a maior parte de sua vida em Araçatuba, e se viu em situação de rua há aproximadamente um ano, depois de ficar desempregado, sem ter para onde ir e sem vínculos afetivos. Após o falecimento do pai, ele ficou desorientado e perdeu os vínculos com a família, que já estavam comprometidos. “O Centro Pop muda a perspectiva da pessoa que vive na rua. Assim que iniciei participação no programa, comecei a reorganizar os pensamentos, e a cabeça voltou a ficar boa”, diz.

“Graças ao acolhimento do Pop resolvi voltar aos estudos. O pessoal daqui me ajudou a ir atrás dos documentos necessários para me matricular e voltei à sala de aula, no primeiro ano do ensino médio. Pretendo fazer faculdade de serviço social”. Ao ser questionado porque escolheu esse curso, ele respondeu: “por conta do trabalho desenvolvido no Centro Pop, eu passei a admirar a profissão”.

COTIDIANO

Jucielly Moreira explica que o Centro Pop possui serviço de abordagem social, que faz monitoramentos dos setores com maior incidência de pessoas que vivem em situação de rua. Uma dupla de profissionais (educador social e técnico) percorre a cidade e informa sobre os serviços, convidando-as para conhecer o equipamento, que também atende denúncias durante 24 horas: 99751.0172. Aproximadamente 85 pessoas são atendidas por dia.

A unidade oferece diversos serviços gratuitos, como café da manhã, banho, acesso à lavanderia, local para guardar pertences, kit de higiene e proteção térmica (agasalho e cobertor), passagens rodoviárias e refeição no Restaurante Popular. Também são feitos encaminhamentos para INSS, inclusão ou atualização no Cadastro Único (concessão de benefícios assistenciais do Programa Bolsa Família), tratamento de saúde, albergue e oferecidos serviços de elaboração de currículos e viabilização de documentos, dentre outros necessários.

Centro Pop dispõe ainda de atividades laborativas, com terapeuta ocupacional e atendimentos com profissionais especializados em psicologia e serviço social. Durante as oficinas socioeducativas (laborativas e de terapia ocupacional), por exemplo, usuários elaboram diversos tipos de artesanato, como artigos de MDF, decoupagem, crochê, além da recreação com jogos interativos, que estimulam a concentração e a memória.

Para implantação da unidade foi criada uma rede de assistência social que presta atendimento a moradores de rua. Ela é composta pelo Albergue Municipal, localizado na vila Mendonça; Casa de Acolhimento, no jardim Alvorada; e o Restaurante Popular Alice da Silva Prates. Centro Pop é gerido pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

CENTRO POP

Estruturado na cidade em 2014, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua tem como objetivo prestar atendimentos a jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. O equipamento deve possibilitar condições de acolhimento na rede socioassistencial, de forma a contribuir para a construção ou reconstrução de novas formas de vida, respeitando a autonomia e o direito de escolha dos usuários, bem como promover ações para reinserção familiar e/ou comunitária. Localizado na rua São Paulo, 1090, no jardim Sumaré, Centro Pop funciona das 8h às 17h.

Área de anexos

2 comentários:

tama disse...

por favor, fiz um compra comprei de 10 cobertores pra doação.Sei que não é muito perto da situação, e quero ajudar com sopa nesta época. Minha situação tbm não esta fácil, mas o pouco que tenho é muito para quem precisa. Quero saber através de vcs onde e como colaborar...me mandem um e-mail informando.. tama_sanches@hotmail.com

Anônimo disse...

Fábio Luiz Sasaki Cipriano: me agrediu com dois socos, registrei bo na delegacia. Infelizmente tá solto, sabe se lá se está agredindo outra pessoa. Não tem culpa de ter ido morar na rua antes de tudo, conheci ele em Floripa - SC, ele morava na mesma casa compartilhada (ganhou da vida a chance de se restabelecer mas não aprendeu a ser humilde na rua, psicopata) o crime foi de homoTransfobia, puro ódio e violência. Foi doloroso, por semanas a dor me incapacitava de dormir e o IML tava fechado por isso não pude fazer corpo de delito no auge da pandemia.