AGENDA CULTURAL

20.5.16

Por que a Virada Cultural Paulista na avenida dos Araçás?

Público da Virada, em Araçatuba, em 2014

Há pessoas descontentes com a instalação do palco principal da Virada Cultural Paulista na avenida dos Araçás para a relação do evento de sábado a domingo, 21 e 22/05/2016.  Tenho consciência de que nem Jesus Cristo contentou a todos, mas como homem público tenho o dever da explicação, que não foi uma escolha aleatória.

O evento é uma realização conjunta do Governo do Estado e a Prefeitura de Araçatuba. As duas secretarias de Cultura, estadual e municipal, viabilizam a parceria. A escolha do lugar precisa ser aprovada pelas duas esferas administrativas.

Alguns lugares levantados, onde poderia ser realizado o evento, mas sempre com problemas maiores do que os encontros da ruas do Fico e Olavo Bilac com a avenida dos Araçás:
    
1. Na praça Olímpica, há mobilização dos  moradores para não se fazer evento cultural nela. Nem o Batucando Araçatuba deste ano foi realizado lá.
2. Na praça Getúlio Vargas, praça que se tornou paulatinamente residencial com os condomínios verticais. Além disso, ela é pequena e é reservada ao esporte e os eventos massivos a destroem

3. Recinto de exposição, fica longe dos teatros e da praça João Pessoa - pedido da Secretaria Estadual de Cultural é que se forme um circuito cultural próximo, quanto mais melhor.
 
Virada Cultural Paulista, 2015, Araçatuba
4. Na frente do Centro Cultural Ferroviário, põe em risco a Havan que tem na sua fachada muitos vidros. Lembre-se que o vandalismo mora entre nós (jovens quebram 15 vitrines jogando pedras com estilingue). Além disso, O Centro Cultural não está interditado só pelo lado de dentro, do lado de fora também.

5. Araçatuba não tem um parque para caminhar e realização de grandes eventos. Todas as opções foram discutidas em 2015 e 2016 nas reuniões do secretariado municipal com a presença do prefeito.

POR QUE FALTA NOS EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS E CULTURAIS

Durante 20 anos, os investimentos foram canalizados para pagar a dívida das mudanças dos trilhos. Prudente, por exemplo, tem uma inveja danada de Araçatuba porque tiramos os trilhos do centro da cidade, e nós temos uma inveja grande de Prudente porque a cidade possui grandes e belos equipamentos esportivos e culturais. 

A construção de um parque para caminhadas e grandes eventos é o desafio do próximo prefeito. Não é possível falar em turismo sem ter um centro de convenções, por exemplo. A cidade cresceu, não é possível fazer mais nossos eventos no salão paroquial.

Peço desculpas aos usuários do trânsito da avenida dos Araçás pelo transtorno. Naquele lugar não há residências muito próximas, é um centro comercial.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP 2009-2016.       


Nenhum comentário: