AGENDA CULTURAL

29.7.16

Araçatuba está lindamente florida

Um exemplar solitário em Araçatuba, mas há colônias
*Hélio Consolaro é pré-candidato a prefeito de Araçatuba, 2016

Em tempos passados, quando as sibipirunas floriam, deixavam Araçatuba amarela, no céu e no chão, e sempre com muita sombra. Os cronistas se atreviam a descrever com palavras aquela belezura nos jornais, pois as fotos nos jornais locais não existiam ou eram em preto e branco.


Depois vieram os oitis, meio sem graça, com suas raízes educadas, apenas com muito verde e gostosas sombras, fornecendo frutos que não aprendemos a comer. Se podar a copada dele, o fruto desaparece por vingança. Os ipês continuam, meio raros, sem sombra, esqueletos à espera de flores bonitas em agosto.

A pata-de-vaca tomou conta da cidade. Não é muito alta, meio contorcida, mesmo maltrada, produz flores em várias cores. Neste mês de julho, dá um colorido à Araçatuba. No asfalto, parece que estamos pisando em flores de orquídeas.


Às vezes, estamos com a cabeça nas contas a pagar, no dinheiro a cuidar e nem temos tempo de ver o espetáculo da natureza restante nas ruas de Araçatuba.

Aliás, moramos na cidade de nosso cotidiano e nem percebemos a beleza do local, quando viajamos, tudo é belo e maravilhoso.


Inventei de ser pré-candidato a prefeito de Araçatuba, nasci no dia 23 de setembro, início da primavera. Como descendente de europeus, prezo muito o jardim e adoro a sombra de uma árvore.
Arborizar uma cidade não é meramente distribuir mudas, precisamos ter uma política correta de arborização, não apenas da zona urbana, mas também da zona rural.

Decepadas, maltratadas, mas não sonegam as flores
Plantar árvores é uma ação que entusiasma as pessoas, cuidar do meio ambiente é um fator de mobilização, basta desburocratizar a administração municipal.

Quero uma Araçatuba linda, com avenidas floridas, canteiros maravilhosos, praças bem cuidadas. Além de ser cidade, será também Araçalinda.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Vereador de 1983-88 e secretário municipal de Cultura de 2009-2016 

Nenhum comentário: