AGENDA CULTURAL

1.8.17

Livraria dos Amigos: há 82 anos, acreditando na leitura, na escrita e na cultura

 Hoje, a Livraria dos Amigos está em três pontos de Araçatuba: ruas Princesa Isabel, Marcílio Dias e Luís Pereira Barreto.

Loja da rua Princesa Isabel, atual
Hélio Consolaro*

A Livraria dos Amigos, há 82 anos instalada em Araçatuba por seu fundador Rintaro Takahashi na rua Princesa Isabel, 187; ou seja, desde 02 de janeiro de 1935. Mudando-se para a rua Marechal Deodoro em 1940.  
Kunivo Takahashi

Atualmente, com 90 anos, o filho Kunivo Takahashi é o sucessor que aos poucos vai passando a gestão a seus descendentes. Na segunda-feira, eu o encontrei lendo um livro de Augusto Cury na loja da rua Luís Pereira Barreto.
Capa do livro

Eu lhe disse:

- Sr. Kunivo, o senhor é um mestre na arte de viver. Está na hora de ensinar. 

E ele sabiamente me respondeu:

- A gente está sempre aprendendo.


Livraria dos Amigos, 1940, com Rintaro Takahashi e família  
Ao completar 50 anos em 1985, a cronista e membro da Acadamia Araçatubense de Letras, Odette Costa, escreveu um livro intitulado "Livraria dos Amigos: meio século de cultura" homenageando o estabelecimento. Este cronista, quando ainda era um menino tabaréu, comprava seus materiais escolares no estabelecimento. E assim procederam muitas gerações, por isso é membro honorário da Academia Araçatubense de Letras.     


Loja da rua Luís Pereira Barreto
Hoje, a Livraria dos Amigos está em três pontos de Araçatuba. Loja central voltou recentemente para o Calçadão da Princesa Isabel, 94 - gerenciada pela filha Luciana Takahashi Yocoyama; há a loja da rua Marcílio Dias, 1516, comandada pelo genro Adriano Yocoyama; e a loja da rua Luís Pereira Barreto, 725 (onde a família teve uma tipografia e mora ao lado), ainda gerenciada por Kunivo Takahashi.


Loja da rua Marcílio Dias 

Araçatuba tem o privilégio de haver um estabelecimento funcionando há 82 anos pela mesma família e com sucesso. Parabéns, família Takahashi, homens e mulheres.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

Um comentário:

CláudiaSG disse...

Tenho lembranças nítidas da Livraria dos Amigos nos anos 70-80. Eu ia com minha mãe comprar material escolar e ela sempre me presenteava com algum livro de literatura infantil.