AGENDA CULTURAL

8.12.17

Os bonecos estão derretendo na praça

Folha da Região
Figuras de bonecos de gelo na Praça Rui Barbosa, Araçatuba-SP
Escrevi sobre figuras de bonecos de gelo dependurados em postes, enfeitando Araçatuba, no fim do milênio passado ou no início deste. E voltamos aos erros.

Se o capeta não aguenta o calor de nossa cidade, some, dizendo que o inferno é mais fresco, imagine bonecos de gelo... E Birigui não é diferente.

Lógico que a Lapônia, país do Papai Noel, fica no Polo Norte, muito gelo, e importamos o bom velhinho de lá, mas se fazem necessárias adaptações, praticar a antropofagia cultural. Ainda mais que as alegorias foram construídas com materiais reciclados. 
Figuras de bonecos de gelo na Praça Dr. Gama, em Birigui
Enfeitar a praça principal da cidade na época de Natal sempre deixa a população mais satisfeita, faz parte de nossa tradição. 

Se antes, os araçatubenses mais festeiros ficavam elogiando a iluminação da praça de Birigui, agora Araçatuba tem a praça Rui Barbosa iluminada, enfeitada, mas não deixemos aqueles bonecos de gelo debaixo desse calorão. E o mesmo acontece em Birigui. Será que foi a mesma empresa autora de tal proeza?

Como não estou aqui para malhar ninguém, são pequenas falhas, com certeza, tudo vai melhorar em 2018. Dias melhores virão.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras

Nenhum comentário: