AGENDA CULTURAL

13.2.18

Onde o fantástico ficou mais fantástico ainda


Título:  Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro
Autor:  Junior Salvador
Editora:  Independente      
Número de páginas: 157

RESENHA
Arissa Nishimuta, biomédica, 24 anos

Contos Fantásticos é um livro que reúnem vários contos do folclore brasileiro de uma forma nunca vista antes, com histórias independentes entre si. De maneira atemporal, uma obra trás personagens como Saci-Pererê , Curupira , Mula sem Cabeça , Cuca , Caipora e Taîasu , Iara , Jurupari e entre outros, com suas histórias e particularidades, apresenta um mundo repleto da cultura brasileira aos que nunca foram ligados ao folclore.

O Saci-Pererê que corre o risco de roubar um pedaço da crina da Mula Sem Cabeça para poder

recuperar sua carapuça; A  Cuca que tentará sequestrar uma criança, sem saber a verdadeira identidade e poder da mãe protetora; Curupira e Cumade Filozinha Precisão encarar a fúria de Caipora e Taîasu, protegendo homens caçadores ; Iara viaja um arquivo de um navio cantando, tentando esquecer sua vida matando pescadores, e decidir se entregar por primeira vez às aventuras da sedução e do amor; Um Caçador que se apresenta exterminar os seres mágicos, começando por Jurupari ; Inácio Tagarela, um menino que como seu próprio nome diz, muito tagarela dá vida a um novo mito brasileiro. 

Lançada em 2018, uma obra nos trás um rico universo repleto de personagens de nossa cultura de uma maneira diferente e cativante, a leitores de qualquer faixa etária.

OPINIÃO

Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro foi lançado em 2018 de forma independente pelo autor Junior Salvado na forma física e em e-books. Confira aqui mais detalhes no site do autor.

De forma surpreendente, o autor nos trás contos sobre o folclore brasileiro de forma inovadora e envolvente, com histórias abrangentes mais de uma personagem do folclore. Como nunca foi ligada ao folclore brasileiro , a partir de desta obra pude conhecer ainda mais sobre uma cultura brasileira, superando minhas expectativas e incentivando-me um envolver ainda mais nesse universo.
Com uma escrita fácil, uma leitura flui de uma forma impressionante . A obra é separada em pequenos contos, então este livro é que você pode carregar semper na bolsa ou não kindle para lê-lo nos intervalos do trabalho, não ônibus, nas viagens ou na espera da fila ao banco, por exemplo. Quando esta estacionada, estava em um período tão alto que carregava o e-book em qualquer lugar, e semper que podia, dava uma lida. Como o livro é pequeno, rapidinho você consegue terminá-lo.

O que mais me chamou atenção à obra, foi uma maneira como o autor retratou os personagens do folclore, destacando suas fraquezas, seus desejos, sonhos, medos e sentimentos. O lado humano que descreve nesses personagens.

Por fim, termine minha análise com a minha recomendação da obra. Confesso que não sou muito ligada a obras nacionais, e estou mudando isso aos poucos. A obra de Junior Salvador é uma das primeiras na minha lista de autores contemporâneos e nacionais . Aos que procuram uma leitura rápida, repleta de elementos nacionais, indico esta obra!

Nenhum comentário: