AGENDA CULTURAL

17.5.18

Quadrinista Orlandeli aborda criação de HQs em oficina no Sesc Birigui sábado (19)

Artista tem graphic novel publicada pela empresa de Mauricio de Sousa, lançada em 2017; oficina é gratuita

Em forma de gibis, tirinhas ou graphic novels (romances gráficos), as HQs - histórias em quadrinhos – são cativantes para diversos públicos, de diferentes faixas etárias. No Brasil, clássicos como a Turma da Mônica fazem com que algumas gerações relembrem a infância, enquanto outros projetos, como as tirinhas de jornais diários, são capazes de discutir assuntos mais adultos e sisudos, de forma criativa e leve.

No sábado, dia 19, das 13h às 17h, o ETA (Espaço de Tecnologia e Arte) do Sesc Birigui recebe a oficina de História em Quadrinhos, com o quadrinista e cartunista Orlandeli, autor de "Chico Bento - Arvorada" (graphic novel publicada pelo selo Graphic MSP – Maurício de Sousa Produções – e pela editora Panini), "O mundo de Yang", “Grump”, entre outros trabalhos.

A proposta da atividade é abordar todo o processo de criação de um álbum de HQ, em duas etapas.  Primeiro, os participantes poderão sanar dúvidas que eventualmente aparecem durante a elaboração de uma HQ, desde a produção do roteiro até a narrativa propriamente dita. Depois, o autor irá demonstrar na prática como finaliza suas obras utilizando mesa digitalizadora.

Nascido em Bebedouro, interior paulista, e residindo atualmente em São José do Rio Preto, Orlandeli atua na área de quadrinhos desde 1994. Foi ganhador do troféu HQ Mix em 2002, na categoria revista de humor, e premiado em vários salões de humor dentro e fora do país. Entre suas publicações, estão ainda: “(SIC)”, Editora Conrad (2009); “Eu matei o Libório”, independente (2013); “Daruma” – SesiSP Editora (2016); entre outros.

A oficina é voltada para adolescentes e adultos com a partir de 13 anos. A inscrição é gratuita e deve ser feita antecipadamente pelo Portal Sesc. As vagas são limitadas.

Mais conhecimento
Quem quiser saber um pouco mais sobre o uso das mesas digitalizadoras, pode ainda participar da oficina de Ilustrações Digitais, no dia 20, domingo, com Deva Bhakta, educador do ETA do Sesc Birigui. Os participantes aprenderão técnicas básicas de ilustrações digitais com programas específicos. A atividade é gratuita e a inscrição também deve ser feita pelo Portal Sesc. 

A programação completa do Sesc Birigui pode ser obtida no Portal Sesc (sescsp.org.br/birigui)

Nenhum comentário: