AGENDA CULTURAL

16.5.18

Shows do Sesc Birigui colocam viola, trem e poesia em destaque nesta semana

Os músicos Cláudio Lacerda e Osni Ribeiro se apresentam na quinta em Araçatuba; o Trio José e o poeta Paulo Nunes fazem show na sexta, em Birigui

A viola está entre os protagonistas de duas atividades que acontecem no Sesc Birigui nesta semana. Na quinta, dia 17, os músicos Claudio Lacerda e Osni Ribeiro apresentam o show Sobre Trilhos e Canções, às 20h30, na Praça João Pessoa, em Araçatuba. E na sexta, dia 18, às 20h, o Trio José e o poeta Paulo Nunes levam ao palco da Área de Convivência do Sesc o projeto A Puisia de Juca da Angélica. As apresentações são gratuitas e não é necessário retirar ingresso antecipadamente. 

No show de quinta em Araçatuba, Claudio Lacerda e Osni Ribeiro interpretam um repertório que traz como ponto de partida a forte simbologia do trem no Brasil e sua influência nas transformações sociais ao longo dos anos. 

Canções como as autorais "Lenha e Carvão" (de Cláudio) e "Na toada do trem" (de Osni), e outras de ícones da música brasileira, como Villa-Lobos, Milton Nascimento, Fernando Brant, Adoniran Barbosa, Guilherme Arantes, Cornélio Pires e Xavantinho, narram encontros, chegadas, partidas e sensações. 

Já na sexta, no Sesc Birigui, os músicos Victor Mendes (viola e voz) e Danilo Moura (violão e voz) se unem ao poeta e declamador Paulo Nunes em uma apresentação lítero-musical em que os versos declamados e a canção se fundem. O show celebra a obra do poeta Juca da Angélica, versejador e cantador de festas populares da região do Alto-Paranaíba (MG), falecido em 2016. 

O Trio José lançou em 2014 seu primeiro trabalho: "Puisia", disco baseado nos versos do poeta Juca da Angélica. No ano seguinte foi lançado o documentário “Meu canto é saudade: a poesia de Juca da Angélica”, dirigido por Diógenes Miranda, que narra o encontro de Danilo Moura e Victor Mendes, integrantes do trio, com o poeta Juca.

Nenhum comentário: