AGENDA CULTURAL

3.6.18

Programação do Sesc Birigui - 5 a 10/6


exibição de filme
Terra
2009 | Documentário | Dir. Alastair Fothergill e Mark Linfield
Primeiro filme do selo Disney Nature, “Terra”, narrado por James Earl Jones, mostra a extraordinária história de três espécies de animais em uma jornada pelo nosso planeta. Terra é uma escalada inimaginável em locais de difícil acesso, de paisagens selvagens e as mais diferentes criaturas, capturados em momentos preciosos e de rara beleza.
Dia 5, terça, às 19h30
Teatro Sesc Birigui
Livre
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

curso
Educação ambiental além dos muros*
O curso parte das possibilidade e iniciativas educativas que já existem da região com foco na formação para educadores, abordando possibilidades de atuação para uma educação ambiental que favoreça vivências ao ar livre. Nas atividades, os educadores absorverão técnicas para trabalhar com as crianças habilidades naturais de contato com a natureza, de atuação cidadã e transformação do próprio território. O curso, dividido em quatro módulos que contemplam atividades teóricas, práticas e vivências.
*A atividade faz parte do projeto "Ideias e Ações para um novo Tempo".
De 5 a 29, das 14h às 17h
Sala Múltiplo Uso 2
A partir de 18 anos
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas). 
Direcionado à educadores

oficina
Criança e os elementos da natureza*
Com Da Terra
Durante a vivência, as crianças serão convidadas a brincar com os elementos base da vida no planeta: água, terra, fogo e ar. De maneira divertida, as crianças serão conectadas com a natureza. 
*A atividade faz parte do projeto "Ideias e Ações para um novo Tempo".
De 5 a 8, terça a sexta, das 18h às 20h
Sala Múltiplo Uso 4 - Até 7 anos
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas). 

Aula aberta
Dança de Salão
Com Alexandre Decares e Francielly Costa
Os dançarinos Alexandre Decares e Francielly conduzem a atividade, que envolve ritmos nacionais e internacionais, ensinando variadas técnicas de dança aos participantes. A ideia é trabalhar aspectos físicos, psicológicos e sociais por meio da troca de experiências. Não requer inscrição prévia.
De 1/6 a 27/7, sextas, das 18h30 às 20h
Quadra poliesportiva
Livre - A partir de 12 anos - Grátis

torneios e campeonatos
Torneio do Trabalhador de Futsal
Torneio voltado aos funcionários do Comércio e Serviços de Birigui na modalidade Futebol de Salão.
Dia 6, quarta, das 19h às 21h 
Quadra poliesportiva
Grátis - A partir de 18 anos

espetáculo
Íris: Interior e Sinfonia do Adeus*
Com Cia. do Blefe
Os espetáculos integram o conjunto autoral da Cia. do Blefe, que investiga uma prática de treinamento e procedimentos dentro de um processo de criação protagonizado pelo ator-criador. 
Interior (com Ed Barba): Um caixeiro viajante traz em suas malas os causos dos nossos vizinhos, as intimidades de nossa terra, do interior do estado de São Paulo. Sinfonia do Adeus (com Eduardo Amaral): Ecos, ressonâncias, reminiscências, fragmentos, cacos de memórias que são colados pelo protagonista e uma delicada história de amor nos é desvendada. Consulte às sinopses e fichas técnicas completas no Portal sescsp.org.br/birigui
*O espetáculo faz parte do projeto "Outras Cenas".
Dia 6, quarta, às 19h em Coroados/SP - cancelada, cidade de luto.

Dia 7, quinta, às 19h em Buritama/SP
Dia 8, sexta, às 19h em Guararapes/SP
Dia 9, sábado às 20h em Auriflama/SP
Dias 23 e 24, sábado e domingo, às 20h no Teatro Sesc Birigui
Livre - Todas as idades - Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

show
Viola Brasileira - Com Paulo Freire*
Nesta apresentação, o violeiro Paulo Freire traz a música de viola do sertão e a sua transformação no atual panorama da cultura brasileira, além de contar causos envolvendo nossa mitologia. Para mostrar toda a criatividade e senso de humor do caipira brasileiro, interpretará incríveis canções das duplas Alvarenga & Ranchinho e Zé Mulato & Cassiano, Angelino de Oliveira, entre outros. Paulo Freire aprendeu a tocar viola no sertão do Urucuia, noroeste de Minas Gerais - região que inspirou João Guimarães Rosa a escrever o romance "Grande Sertão: Veredas". Vem participando de diversas atividades relacionadas à contação de histórias e criou um estilo muito característico de tocar viola e contar causos.
*O show faz parte do “Festival Mississípi – Tietê” - Dia 7, quinta, às 20h30 - Praça João Pessoa - Araçatuba
Todas as idades - Grátis

encontro
Estude o ETA! Experimentações, tecnologias e traquitanas 
Convidado: Diogo Cunha
O grupo de estudos do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Birigui convida artistas, educadores, curiosos e fazedores a experimentar, compartilhar e criar tecnologias e traquitanas a partir das múltiplas ferramentas que o espaço oferece.
Dia 7, quinta, das 19h às 21h30
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)
Não recomendado para menores de 14 anos - Grátis 

oficina
Máquina de Desenho
Com Diogo Cunha
Assim como as famosas máquinas CNCs, impressoras 3D e cortes a laser, a máquina de desenho é uma estrutura baseada em plano X, Y e Z que se comunica a um computador para dar comando aos motores e construir desenhos realísticos feitos em software de vetor. Graduado em Tecnologia em Mecatrônica Industrial no IFSP Catanduva, com complementação em Engenharia Eletrotécnica e de Computação pelo IPCA (Portugal), Diogo Cunha é fundador e professor na DIGO Educação Maker, que fomenta o makerismo e o "faça você mesmo".
Dia 7, quinta, das 14h às 18h30
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)
Não recomendado para menores de 14 anos - Grátis 

oficina
Brinquedos da natureza - Unindo gerações*
Com Mucunã
Atividade de confecção de bioartesanato e de resgate cultural da semente "lágrimas de nossa senhora". A oficina criativa traz a discussão sobre a ruptura geracional em relação à natureza e os efeitos negativos dessa desconexão: O Transtorno do Deficit de Natureza.
*A atividade faz parte do projeto "Ideias e Ações para um novo Tempo".
Dias 8 e 9, sexta e sábado, das 14h às 17h - Sala Múltiplo Uso 2
De 8 a 14 anos - Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas). 

workshop
Vivência Musical: Músicas do Mundo*
Com o grupo Cao Laru (FRA/BRA)
Destinado a diversos públicos, o workshop propõe uma imersão em um repertório de músicas e danças tradicionais que o grupo coletou durante suas turnês. Na atividade, o público é convidado a brincar , dançar e a cantar em polifonia e em diversos idiomas (francês, iraniano, espanhol etc), sem nunca esquecer dos aspectos culturais e das tradições que carregam cada música trabalhada. Não é necessário ser músico, mas é essencial a vontade de compartilhar.
*A atividade faz parte do projeto "Experimentações Sonoras".
Dia 8, sexta, das 16h às 17h30
Área de Convivência
Livre - Todas as idades
Grátis

show
Cao Laru
Músicas de Um Mundo-Quintal
Após percorrer 30 mil km em uma Kombi, entre Brasil e Argentina, pesquisando e recriando tradições, a banda Cao Laru volta a São Paulo para lançar seu novo concerto, "Músicas de um Mundo-Quintal", com as canções do álbum “Kombiphonie” (2017). Entre as músicas, estão: "Del sur p’al norte", de Noubar Sarkissian, em homenagem aos andarilhos e trovadores que se alimentam de estrada e são levados por suas músicas; "Ô Baião", na qual a acordeonista e compositora francesa Laura Aubry mescla baião e candombe uruguaio, tudo cantado em francês; e também temas ancestrais, como o albanês "Lule lule" e o grego "Min Idhate", em arranjos que misturam manouche, tango e tudo o que ainda não tem nome.
Dia 8, sexta, às 20h 
Área de Convivência
Livre - A partir de 14 anos
Grátis

contação de história
O casamento do filho do vento
Cia. Teatral Fantoccini
Essa história vem de um tempo ancestral, que nem cabe no nosso calendário, quando seres inanimados tinham personalidades como o Sol, a Lua e o Vento. Em uma confusão, a Família Vento foi obrigada a morar no Céu e o filho mais novo dessa família havia se apaixonado por uma moça na Terra. Será mais um caso de amor impossível?
Dia 9, sábado, às 15h - Área de Convivência - Livre - Todas as idades - Grátis

oficina
Sino dos Ventos de Bambu
Terra Bambluz - Isaque Gomes
Técnicas e ferramentas básicas para se trabalhar com o bambu, explorando sua versatilidade para a confecção de um sino dos ventos. Isaque Gomes Pedro - Permacultor, artesão e bioconstrutor. Vem atuando por meio de cursos de capacitação em Agricultura Urbana, Artesanato e Construção com Bambu.
Dia 9, sábado, das 10h às 13h
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)
Não recomendado para menores de 12 anos - Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas).

intervenção
Cabeças de Livro
Cia. Giralua de Artes
Os Cabeças de Livro itinerantes percorrem o Sesc Birigui, colocando a literatura em movimento. Os atores/leitores interpretam, dançam, cantam e brincam com o público passante, oferecendo poesias, narrativas, crônicas e trava-línguas em divertida interação. Apresentam-se em cena os leitores públicos lançando ao ar, em alto e bom som, a literatura contida em livros clássicos da literatura mundial. Durante a performance, o público é levado a ambientes de poesia, filosofia, mitos, terror e riso... Em cena atores e livros por todos os lados, no chão, no ar e em suas cabeças. 
Dia 9, sábado, das 13h às 14h e das 16h às 17h15 - Área de Convivência
Livre - Todas as idades
Grátis 

oficina
Ressignificando Materiais: Construindo Cidades com sucata
Com Embaúba Socioambiental
As cidades são constituídas de uma série de elementos. Nesta atividade, os participantes confeccionaram uma maquete utilizando materiais descartados do dia a dia (sucata) e serão incentivados a discutir a sustentabilidade e a ação do homem. 
Dia 9, sábado, das 16h às 18h
Sala Múltiplo Uso 1 - A partir de 7 anos
Grátis

vivência
Futebol de Botão
Com instrutores do Sesc
O futebol de botão, que representa sobre a mesa uma partida entre equipes de futebol, será proporcionado ao público que já o conhece e aqueles que querem aprender a jogar. 
Dias 9 e 10, sábado e domingo, das 10h às 14h - Área de Convivência - A partir de 6 anos - Grátis

instalação
A natureza no brincar*
Atividade destinada ao brincar utilizando elementos naturais, como flores, folhas e cestos de palha.
*A atividade faz parte do projeto "Ideias e Ações para um novo Tempo".
Dias 9 e 10, sábado e domingo, das 10h às 15h
Gramado da Tenda
Livre
Até 6 anos
Grátis

aula aberta
Kettlebell Lifting*
Com Lindolfo Moura Neto, presidente da Federação Brasileira de Kettlebell Lifting
Esporte de origem russa (Girevoy Sport) composto por três provas: Jerk, Snatch e Long Cicle. A Kettlebell é uma bola de ferro com uma alça, que proporciona um estímulo intenso, trabalhando as capacidades físicas de maneira global.
*A atividade integra o projeto “Rússia, Além da Copa”.
Dias 9 e 10, sábado e domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h
Sala de Ginástica Multifuncional
A partir de 12 anos
Grátis - Não requer inscrição, limitado a capacidade do local.
Sujeito a capacidade da Sala.

oficina
Amplificador de som para celular
Terra Bambluz - Isaque Gomes
Construção de um amplificador de som para celular com bambu. A cada dia o bambu nos surpreende com suas inúmeras possibilidades de uso, com um toque de criatividade vem acompanhando as tendências e necessidades modernas com beleza e eficiência. Sua forma arredondada e estrutura fibrosa, fina e rígida nos oferece uma ótima reflexão de frequências e vibrações, nos permitindo criar amplificadores de som para qualquer modelo de celular. Cada aluno irá construir seu próprio amplificador de som.
Dia 10, domingo, das 13h às 16h
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)
Não recomendado para menores de 12 anos - A partir de 12 anos
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas).

espetáculo
Uma história de João e Maria
Cia. Mevitevendo
Há muito tempo, quando ainda era antigamente e quase tudo podia existir, havia uma grande floresta cheia de perigos e encantos. Duas crianças perdidas, uma velha malvada... Um mundo encantado cheio de sons e sombras! João e Maria estão em apuros, eles estão com medo, eles estão sonhando... E na imensidão da floresta escura muita coisa pode acontecer.
Dia 10, domingo, das 16h às 16h50
Teatro Sesc Birigui
Livre - Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

oficina
Um canteiro pra chamar de meu: Kokedama - Jardinagem por um fio
Com Embaúba Socioambiental
Os participantes aprenderão a técnica do Kokedamas (ou bolas de musgos), que são arranjos japoneses aéreos em esfera, feitos com uma única planta pendurada por fios.
Dia 10, domingo, das 14h às 16h
Sala Múltiplo Uso 1 - A partir de 12 anos
Grátis

aula aberta
HidroAnimação
Aula aberta de hidroginástica com característica recreativa, que estimula a integração entre os participantes e a prática de exercícios físicos.
Domingos, das 10h30 às 11h30
Conjunto Aquático - Piscina Adulto
A partir de 12 anos - Grátis 

vivência
Rotas da Sustentabilidade
Com Agente de Educação Ambiental
Visitas mediadas pela Unidade com foco nos atributos relacionados à certificação LEED de construção sustentável, desenvolvidas na Unidade por meio de rotas: Água, Energia, Áreas Verdes. Limite de 15 pessoas por turma.
Atividade realizada através de agendamento de grupos, sujeitos à capacidade das estruturas sustentáveis da Unidade:
Inscrições pelo e-mail: meioambiente@birigui.sescsp.org.br
Quartas e quintas, das 14h às 16h. Exceto dia 27/6 - Área de Convivência
A partir de 10 anos - Grátis

vivência
Visita ao Teto Verde 
Com Agente de Educação Ambiental
Visita mediada por Agente de Educação Ambiental. Limite de pessoas por turma de acordo capacidade do Teto Verde (15 pessoas). Possibilidade de ser cancelado em caso de chuva. 
Inscrições: meioambiente@birigui.sescsp.org.br
Sábados, das 10h às 11h
Terças, das 16h às 18h
Teto Verde - A partir de 12 anos
Grátis - Somente para inscritos a partir de seleção prévia.

Nenhum comentário: