AGENDA CULTURAL

2.6.18

Rússia e Copa do Mundo compõem programação especial no Sesc Birigui

Em junho, quando começam os jogos, haverá atividades temáticas para adultos e crianças
Oficinas de adereços para torcida (1) e de matrioskas de papel (4), aula de Kettlebell Lifting (2), peça Cabaré Trixmix (3) estão na programação
O maior país da Terra, que cobre mais de um nono do globo, será o território do mais importante campeonato de futebol do planeta. A partir de 14 de junho, a Rússia sediará a Copa do Mundo 2018 e, com isso, os olhos de todos os países estarão voltados a ela. Considerando a relevância do evento esportivo, o Sesc Birigui também entrou no clima e oferece atividades gratuitas relacionadas ao tema em junho. 

A ideia é não só incentivar a prática de esportes e a torcida pelo Brasil, mas também fazer com que as pessoas conheçam um pouco mais sobre o país onde acontecerão os jogos. Aulas abertas, oficinas, exibições de filmes e espetáculos com os temas futebol e cultura russa integram a programação do projeto Rússia, Além da Copa.

A primeira atividade alusiva ao tema é a oficina Quadruska - Matrioska de Papel, que será realizada neste final de semana, sábado e domingo, dias 2 e 3, das 14h às 16h, na Sala Múltiplo Uso 1 do Sesc Birigui. A oficina é voltada para pessoas com a partir de 7 anos e será ministrada pelo Coletivo Unsquepensa Arte. Inspirada pelas matrioskas, tradicionais bonecas russas, a atividade propõe a criação de um brinquedo da cultura russa e a reflexão sobre diversidade e tradições.

As bonecas retornam à programação nos dias 19 e 20, no ETA (Espaço de Tecnologias e Artes), durante a oficina Matrioska - Rússia em afeto, em que o público poderá decorar uma boneca de madeira com pinturas manuais e levá-la para casa. 

Lembrando que historicamente, os líderes da União Soviética apoiaram amplamente o circo, o segmento também foi contemplado nesta programação especial. O espetáculo Cabaré Trixmix, que será apresentado dia 21, no Teatro, se inspira nos espetáculos russos e reúne uma grande diversidade de gêneros, como dança, canto, truques mágicos e paródias, além principal expertise russa: a acrobacia.
 
No segmento de atividades físicas, uma das atividades programadas é a aula aberta de Kettlebell Lifting, nos dias 9 e 10, com Lindolfo Moura Neto, presidente da Federação Brasileira de Kettlebell Lifting. O esporte russo é composto por três provas: Jerk, Snatch e Long Cicle. A Kettlebell é uma bola de ferro com uma alça, que proporciona um estímulo intenso, trabalhando várias capacidades físicas. 

O projeto conta com outras atividades de segmentos esportivos e culturais. A programação completa do Sesc Birigui pode ser obtida no Portal Sesc (sescsp.org.br/birigui).

Confira a programação completa do Especial “Rússia além da Copa”: 

Artes Visuais

Aula aberta
Monte sua torcida
Com Sarah Lopes
Durante a aula, o participante poderá confeccionar seu próprio adereço para torcer na Copa do Mundo, como colar, tiara, chapéu, bandeirola, entre outros objetos.
Dias 16 e 17, sábado e domingo, das 10h às 13h Área de Convivência - A partir de 10 anos
Grátis 

Aula aberta
Meu pequeno livro de impressões: Copa do Mundo
Com Silvia Ruiz
Experimente técnicas de gravura e impressão (stencil, monotipia, frotagem, carimbo) e faça um livrinho de impressões inspirado na Copa do Mundo. 
Dia 23, sábado, das 12h30 às 15h
Sala Múltiplo Uso 1
A partir de 7 anos
Grátis 

Oficina
Bordado Russo
Sarah Lopes
Nesta oficina, a arte de bordar será ensinada de uma forma diferente da comum, com a agulha de ponto russo, obtendo um bordado em relevo com aspecto atoalhado.
Dias 16 e 17, sábado e domingo, das 14h às 17h - Sala Múltiplo Uso 1 - A partir de 14 anos
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas). Oficina continuada. Turma única.

Oficina
Gravura e lambe-lambe: Em busca de uma mapa russo
Silvia Ruiz
A oficina propõe a experimentação da técnica de gravura em linóleo para a produção de cartazes lambe-lambe, que irão compor um painel/mapa sociocultural da Rússia.
De 19 a 22, terça a sexta, das 18h30 às 21h30; e dia 23, sábado, das 10h às 12h
Sala Múltiplo Uso 1 - A partir de 14 anos
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas). Oficina continuada. Turma única.

Cinema e Vídeo

Exibição
Leviatã
Rússia | 2015 | Drama | Dir. Andrey Zvyagintsev
Numa península do Mar de Barents, no Ártico, um pai de família (Aleksey Serebryakov) luta contra os desmandos de um prefeito corrupto. Para enfrentar o político que tenta desalojá-lo, ele recorre a um colega de Moscou.
Dia 19, terça, às 19h30 - Teatro Sesc Birigui
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.


Circo
Espetáculo
Cabaré Trixmix
Com Trimix
Historicamente os líderes da União Soviética apoiaram amplamente o circo como uma das formas de arte mais importantes da Rússia. Assim como os espetáculos russos, este cabaré reúne uma grande diversidade de gêneros, como dança, canto, truques mágicos e paródias, além principal expertise russa: a acrobacia.
Dia 21, quinta, às 20h - Teatro Sesc Birigui
Não recomendado para menores de 10 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.


Crianças
Oficina
Quadruska - Matrioska de papel
Com Coletivo Unsquepensa Arte
Inspirada pelas matrioskas russas, esta oficina propõe a criação de um brinquedo da cultura russa e a reflexão sobre diversidade e tradições.
Dias 2 e 3, sábado e domingo, das 14h às 16h
Sala Múltiplo Uso 1 - Livre - A partir de 7 anos
Grátis


Esporte e Atividade Física
Aula aberta
Kettlebell Lifting
Com Lindolfo Moura Neto, presidente da Federação Brasileira de Kettlebell Lifting
Esporte de origem russa (Girevoy Sport) composto por três provas: Jerk, Snatch e Long Cicle. A Kettlebell é uma bola de ferro com uma alça, que proporciona um estímulo intenso, trabalhando as capacidades físicas de maneira global.
Dias 9 e 10, sábado e domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h
Sala de Ginástica Multifuncional - A partir de 12 anos - Grátis - Não requer inscrição, limitado a capacidade do local. Sujeito à capacidade da Sala.

Exibição
Jogos da Copa
Transmissões "ao vivo"
Durante a Copa do Mundo, o Sesc Birigui fará transmissões dos jogos da Seleção Brasileira, que coincidam com o horário de funcionamento da unidade, desde que não interfiram na agenda das ações propostas ao público para a Área de Convivência. 
Dia 17, domingo, às 15h - Brasil X Suíca
Dia 27, quarta, às 15h - Brasil X Sérvia
Dias 17 e 27, domingo e quarta, às 15h
Área de Convivência - Livre - Grátis

Vivência
Quiz esportivo
Os participantes do jogo irão responder perguntas sobre a Copa do Mundo de Futebol e sobre esporte em geral, além de realizar desafios físicos para conquistar pontos adicionais. 
Dias 23 e 24, sábado e domingo, das 16h30 às 18h - Sala de Ginástica Multifuncional - Livre
A partir de 12 anos - Grátis

Tecnologias e Artes

Oficina
Matrioska - Rússia em afeto
Com Deva Bhakta
O público é convidado a decorar uma matrioska de madeira com pinturas manuais e levar pra casa esse brinquedo artesanal e decorativo, próprio da cultura russa e que representa afeto e desejo de vida longa e feliz.
Dias 19 e 20, terça e quarta, das 18h30 às 21h30
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)
Não recomendado para menores de 10 anos
A partir de 10 anos - Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas).

Nenhum comentário: