AGENDA CULTURAL

17.10.19

Oficinas gratuitas de moda afro, dança, pandeiro e meio-ambiente estão com inscrições abertas neste mês no Sesc Birigui

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo Portal Sesc
No mês de outubro, o Sesc Birigui oferece algumas oficinas gratuitas em diversos segmentos, para jovens e adultos. Algumas delas estão com inscrições abertas. Os interessados devem acessar o Portal Sesc (www.sescsp.org.br/birigui) e se inscrever na atividade de seu interesse.

Na oficina de dança Experimental Contemporâneo, que acontece entre 19 de outubro e 9 de novembro, aos sábados, das 14h às 18h, as aulas têm como foco a pesquisa e criação de movimento, a fim de que o participante entenda melhor o próprio corpo e o desenvolvimento da consciência corporal, partindo dos princípios da dança contemporânea e da dança de rua.

A atividade é coordenada por Gabriel Woelke, um artista autodidata e multifaces que interage com diversas plataformas em busca de ressignificar e transmutar sua visão de mundo. Dançarino desde os 6 anos de idade, é criador e diretor da Cia. waziMu! de dança experimental contemporânea e idealizador da proposta L.D.M - Laboratório de Dança e Movimento que desenvolve pesquisas aprofundadas sobre o corpo humano e o movimento como dança/interpretação.

Nos dias 19 e 20, das 10h às 14h, a estilista e educadora Cynthia Mariah fala sobre Moda Afro-Brasileira: introdução ao processo criativo, em atividade voltada a jovens e adultos com a partir de 16 anos. Pautada no resgate cultural e identitário negro, a estilista abordará noções básicas de desenho de moda, como funciona o planejamento de uma coleção, além de definições e exercícios práticos em design, criatividade e sustentabilidade. Cada participante irá produzir uma peça ou acessório que poderá ser levado para casa.

Cynthia é coordenadora de estudos e pesquisas da Anamab (Associação Nacional de Moda Afro-brasileira) e do Núcleo de Pesquisa de Moda Africana e Afro-diaspórica. Graduada em Design de Moda pela Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade, é mestranda em Têxtil e Moda na EACH- USP.

O meio ambiente também é tema de uma das atividades formativas deste mês. Na oficina Sistemas agroflorestais em manejo biodinâmico, que acontece dia 20, das 10h às 17h, o engenheiro florestal Fernando Silveira Franco abordará estratégias das florestas tropicais, análises de agroecosistemas, biodinâmica tropical e as forças presentes no solo e na atmosfera, além da árvore no agroecossistema e o uso de preparados biodinâmicos.

Fernando é formado na Universidade Federal de Viçosa/MG, possui doutorado em Ciência Florestal. É membro da diretoria da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e da Associação Brasileira de Agroecologia, professor associado na UFSCAR - Campus Sorocaba, nos cursos de Engenharia Florestal, Biologia e Pós Graduação em Agroecologia. É também coordenador do Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã.

E o capoeirista e professor de cultura popular Ednilson Victorino (Treinel Molejo) ministra a oficina Pandeiro: da tradição à confecção, nos dias 26 e 27, das 10h às 13h30. A atividade convida a reconhecer, perceber e expressar sonoridades afro-brasileiras por meio da construção individual de um pandeiro que poderá ser levado para casa. Após a oficina, os participantes exercitarão noções de toque e afinação do instrumento em um samba de roda.

Ednilson é artesão de instrumentos desde 2002, tendo como referência de trabalho o mestre Claudio Costa (da Escola de Capoeira Angola "Os Angoleiros do Sertão"), com o qual estudou em Feira de Santana, na Bahia.



Confira as informações sobre oficinas de outubro com vagas e com inscrições abertas:

Dança
Experimental Contemporâneo
Com Gabriel Woelke
De 19/10 a 9/11, sábados, das 14h às 18h
Sala Múltiplo Uso 3
A partir de 15 anos

Meio Ambiente
Sistemas agroflorestais em manejo biodinâmico
Com Fernando Silveira Franco, da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica
Dia 20, domingo, das 10h às 17h
Sala Múltiplo Uso 2
A partir de 14 anos

Tecnologias e artes
Moda Afro-Brasileira: introdução ao processo criativo
Com Cynthia Mariah
Dias 19 e 20, sábado e domingo, das 10h às 14h
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)
A partir de 16 anos

Tecnologias e artes
Pandeiro: da tradição à confecção
Com Ednilson Victorino (Treinel Molejo)
Dias 26 e 27 sábado e domingo, das 10h às 13h30
Tenda
A partir de 18 anos

Inscrições pelo site:

www.sescsp.org.br/birigui

Nenhum comentário: