AGENDA CULTURAL

31.10.19

Sesc promove mostra de filmes de Tarantino em novembro de 2019

Programação gratuita conta com exibição de filmes, bate-papo, curso e cardápio especial


Quentin Tarantino, um dos diretores de cinema mais aclamados da sua geração, lançou recentemente seu nono filme, “Era uma Vez em...Hollywood”, o que leva novamente seu nome aos trending topics (“assuntos do momento”). Pegando carona nesse lançamento e celebrando a notoriedade de toda a obra do cineasta americano, o Sesc Birigui realiza entre 5 e 26 de novembro a Mostra “Era uma vez...Tarantino!”.

A mostra apresenta Tarantino em suas mais diversas facetas – direção, atuação, roteiro e produção – e também oferece a exibição de obras representativas de sua carreira, além de um curso sobre os grandes cineastas, bate-papo e um cardápio diferenciado na Comedoria do Sesc Birigui.  A programação é gratuita.

Os filmes escolhidos pela curadoria (assinada pela técnica de programação Daniela Manami Mippo) foram: “Amor à queima-roupa”, um dos primeiros roteiros escritos por ele; “Kill Bill” volumes 1 e 2, representando a influência dos filmes de kung fu na obra de Tarantino; “Pulp Fiction”, que fez mais evidente o nome do cineasta; “Django Livre”, que apesar de controvérsias, traz a temática do western e do blaxpoitation; e por fim, “Bastardos Inglórios”, com um dos melhores vilões do cinema, o que rendeu diversos prêmios ao ator Christoph Waltz. Os longas serão exibidos gratuitamente no Teatro da unidade, com distribuição de ingressos 1h antes de cada sessão.

O objetivo da Mostra, como destaca Daniela, é possibilitar ao público a experiência de assistir aos filmes de Tarantino em uma estrutura de cinema, oferecendo a oportunidade de acesso a longas-metragens clássicos e icônicos da carreira do diretor, o que se faz interessante tanto para quem não o conhece muito ou o desconhece, quanto para quem já gosta e quer não só rever seus filmes, mas também debater aspectos deles.

Além das sessões, a programação conta também com um bate-papo após uma das exibições e um curso sobre “Estilo e Direção de Grandes Cineastas”, com o cineasta Bruno Carneiro. Para o curso, as inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo Portal Sesc (www.sescsp.org.br/birigui).

Bruno é diretor, roteirista e assistente de direção; foi assistente de Cao Hamburger e participou da equipe de assistência de direção do longa-metragem "Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodanzky. Dirigiu e escreveu curtas-metragens selecionados para festivais internacionais e que ganharam prêmios como "Melhor Roteiro" no Festival de Brasília, e "Revelação" no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Como afirma Daniela, tanto o bate-papo quanto o curso propõem uma discussão sobre Tarantino e o cinema em geral, oferecendo um panorama sobre ele e suas obras a quem assistirá aos filmes pela primeira vez, e um novo olhar para os já iniciados na obra do diretor. Já o cardápio temático especial servido na Comedoria durante novembro traz, segundo a técnica de programação, uma experiência mais sinestésica, oferecendo quatro pratos* inspirados nos filmes (confira ao final do texto).

O diretor
Quentin Tarantino nasceu em Tennesse, nos Estados Unidos, no dia 27 de março de 1963. É considerado um dos mais importantes cineastas de sua geração. A venda do roteiro de “Amor à Queima-Roupa” ajudou a tirá-lo do anonimato; graças ao dinheiro levantado, ele conseguiu estrear “Cães de Aluguel” (1994), o primeiro longa em que assina roteiro e direção, além de interpretar um personagem relevante para a trama.

A contribuição do diretor para a Sétima Arte nos mais diversos aspectos é grande. Seu estilo inconfundível já é parte importante da História do Cinema mundial. A partir de roteiros geralmente não lineares e diálogos excêntricos, Tarantino reúne humor, trilhas sonoras memoráveis, transborda violência, sangue e vingança, e mistura tudo com influência do cinema inglês e referências a filmes de faroeste, artes marciais, HQ e da Nouvelle Vague francesa.

Confira a programação completa da mostra “Era uma vez... Tarantino!”:

Curso
Direção e Estilo de Grandes Cineastas
Com Bruno Carneiro
São abordados os principais conceitos da linguagem cinematográfica e a forma como são utilizados por vários cineastas na criação de seus estilos. Câmera e iluminação, direção de arte, som, direção de elenco e edição são alguns dos assuntos explorados. Os tópicos são ilustrados por cenas de filmes variados, de países, estilos e épocas bem diferentes. Entre os cineastas discutidos, estão: Federico Fellini, Ingmar Bergman, Joaquim Pedro de Andrade, Wong Kar Wai, Anna Muylaert, Charles Chaplin e muitos outros.
De 5 a 9, terça a sexta, das 19h às 21h30; sábado, das 14h às 17h
Sala Múltiplo Uso 2
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas).


Exibição de filme
Amor à queima-roupa
Dir. Tony Scott | EUA | 1994 | ação, romance | 120 min. | LEG
Clarence é aficionado por Elvis Presley e histórias em quadrinhos. Ele se envolve com Alabama, uma prostituta contratada por seu chefe como presente de aniversário. Os dois se apaixonam e se casam, mas a tentativa de Clarence em tirar Alabama das ruas acaba fazendo com que o casal termine de posse de uma mala cheia de cocaína que pertence à máfia.
Roteiro de Quentin Tarantino.
Após o filme haverá um bate-papo com o diretor Bruno Carneiro sobre o estilo de Tarantino, conforme a descrição abaixo. A exibição e o bate-papo compõem a primeira aula do curso "Direção e Estilo de grandes diretores", ministrado por Bruno, mas são abertos também a quem não for participar do curso. 
Dia 5, terça, às 19h
Teatro
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Bate-papo
Falando de Tarantino
Com o cineasta Bruno Carneiro
Bate-papo sobre a obra do diretor Quentin Tarantino, usando como plano de fundo o filme "Amor à queima roupa" – o primeiro roteiro do diretor americano a ser filmado e lançado. É recomendado assistir à exibição do longa, que antecede o bate-papo.
A exibição e o bate-papo compõem a primeira aula do curso "Direção e Estilo de grandes diretores", ministrado por Bruno, mas são abertos também a quem não for participar do curso. 
Dia 5, terça, às 21h
Teatro
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis

Exibição de filme
Kill Bill: Volume 1
Dir. Quentin Tarantino | EUA | 2004 | ação | 112 min.| LEG
A Noiva (Uma Thurman) é uma perigosa assassina que trabalha em um grupo liderado por Bill (David Carradine). Grávida, ela decide escapar da vida de violência e se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após quatro anos em coma, ela desperta sem um bebê e com um único desejo: vingança. A Noiva decide procurar e matar as cinco pessoas que destruíram o seu futuro, começando pelas perigosas assassinas Vernita Green (Vivica A. Fox) e O-Ren Ishii (Lucy Liu).
Filme de direção e roteiro de Tarantino.
Dia 12, terça, às 19h
Teatro
Não recomendado para menores de 18 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.


Exibição de filme
Kill Bill: Volume 2
Dir. Quentin Tarantino | EUA | 2004 | ação, suspense | 135 min. | LEG
Após ser traída por Bill (David Carradine) - seu antigo mestre - e seu antigo grupo, a Noiva assassina (Uma Thurman) fica à beira da morte por 4 anos. Após despertar do coma, ela vai atrás de cada um dos seus ex-companheiros de crime para matá-los. “Kill Bill 2” traz a segunda parte dessa busca por vingança: a Noiva segue em sua procura por Bill e ataca os últimos sobreviventes do grupo: Budd (Michael Madsen) e Elle Driver (Daryl Hannah). O confronto com o mandante de sua morte vai revelar surpresas para a assassina.
Direção e roteiro de Tarantino.
Dia 13, quarta, às 19h
Teatro
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Exibição de filme
Pulp Fiction - Tempo de violência
Dir. Quentin Tarantino | EUA | 1995 | policial, suspense | 149 min. | LEG
Os caminhos de vários criminosos se cruzam nestas três histórias de Quentin Tarantino. Um pistoleiro se apaixona pela mulher de seu chefe, um boxeador não se sai bem em uma luta e um casal tenta executar um plano de roubo que foge do controle.
Nesse filme, Tarantino assina a direção, o roteiro e também representa o personagem Jimmie Dimmick.
Dia 19, terça, às 19h
Teatro
Não recomendado para menores de 18 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.


Exibição de filme
Django Livre
Dir. Quentin Tarantino | EUA | 2013 | faroeste | 204 min. | LEG
No sul dos Estados Unidos, anos antes da Guerra Civil, Django, um ex-escravo faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas, Schultz, para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro, que força seus escravos a participarem de competições mortais.
Este filme conta com a direção, roteiro e atuação de Tarantino.
Dia 20, quarta, às 19h
Teatro
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Exibição de filme
Bastardos Inglórios
Dir. Quentin Tarantino | EUA, Alemanha | 2009 | guerra, ação | 153 min. | LEG
2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, para realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.
O filme conta com a assinatura de Tarantino na direção e roteiro.
Dia 26, terça, às 19h
Teatro
Não recomendado para menores de 18 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Pratos especiais da Comedoria durante a Mostra “Era uma vez... Tarantino”:

5 a 10/11: Creme de queijo com goiaba (sobremesa cremosa inspirada no romance mais famoso da história, faz referência ao amor impossível de “Amor à queima roupa”// “Romeu e Julieta” encontra “Bonnie e Clyde”)
12 a 17/11:  Bolo de maracujá com calda (fazendo alusão às cores do figurino de Uma Thurman em “Kill Bill”, trazemos o doce de uma noiva com a acidez da matadora de aluguel)
19 a 24/11: Sanduíche de carne e queijo (Big Kahuna, Royal with cheese? Temos! Nosso sanduíche é feito com uma mistura de carnes e queijo, inspirado em “Pulp fiction”)
26/11 a 01/12: Bolo de maçã (Inspirado no Apfelstrudel de Hans Landa no filme “Bastardos Inglórios”)

Nenhum comentário: