AGENDA CULTURAL

30.1.20

Professora Bebel é a educação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo


Maria Izabel Azevedo Noronha, a Professora Bebel, é natural de Piracicaba e foi eleita em 2018 com 87.169 votos, deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Assumiu o seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em 15 de março de 2019. Atualmente, também preside na Alesp a Comissão de Educação e Cultura. Também é vice-presidenta do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.

Como parlamentar, as suas prioridades têm sido a valorização dos profissionais da educação, a defesa da pluralidade de ideias e concepções pedagógicas e a liberdade de cátedra dos professores, bem como o financiamento da educação. Além da aplicação integral do Plano Estadual de Educação.

Como eixos de seu mandato popular, também estão a defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora e dos grupos sociais oprimidos. A luta por moradia, saúde, habitação, direitos das mulheres, pessoas LGBTs, crianças e adolescentes, juventude e tantas outras demandas sociais que compõem esse campo de atuação.

A defesa do funcionalismo público e dos serviços públicos também é prioritária para a deputada. Bebel defende na Alesp a aprovação de uma proposta de Plano Estadual do Funcionalismo Público, para assegurar em lei, metas e estratégias que garantam a valorização do funcionalismo para prover serviços públicos de qualidade.

O desenvolvimento regional também faz parte das metas a serem atingidas pelo mandato da Professora Bebel. Em Piracicaba, o movimento “Piracicaba com Água e Esgoto a Preços Justos”, coordenado pela deputada, está coletando assinaturas para a apresentação de projeto de iniciativa popular visando implantação de uma nova tarifa social na cidade.

A deputada Bebel pretende, em outras regiões do estado, nas quais seja possível estabelecer um consenso sobre as principais prioridades e formas de participação popular, assegurar que esse desenvolvimento repercuta em todos os segmentos sociais.  No momento luta também contra a instalação de novos pedágios na região de Piracicaba e outras regiões do estado, por entender que eles oneram a população e impactam nos preços da alimentação e demais produtos.

Professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública estadual paulista, Bebel também é presidenta da APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo de São Paulo.

Embora os mandatos como deputada e presidenta da entidade sejam de naturezas distintas, para a Professora Bebel, as funções também se complementam. Pois existem inúmeros aspectos das questões profissionais, salariais e educacionais que afetam os professores e que são tratadas nas esferas do executivo e do legislativo.

Para os professores e demais servidores públicos, o ano de 2019 foi encerrado com destaque para o adiamento da tramitação, na Alesp, da reforma estadual da previdência. A mobilização dos professores da rede estadual de ensino, coordenada pela Professora Bebel, com o apoio dos demais servidores estaduais, foi decisiva para adiar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 18/2019 e o Projeto de Lei Complementar (PLC) 80/2019 do governador João Doria, que tratam da reforma da previdência estadual.  Recentemente, uma vitória importante da APEOESP foi a conquista da liminar que suspendeu a tramitação da PEC 18.

4 de fevereiro

Com o objetivo de barrar a reforma da previdência em São Paulo e continuar lutando pelo aumento salarial, a defesa da carreira e demais reivindicações da categoria, está marcada para o dia quatro de fevereiro, em frente à Alesp, uma assembleia estadual com paralisação dos professores

Nenhum comentário: