AGENDA CULTURAL

16.1.22

Complexo de vira-lata

 

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Dizem que o brasileiro tem complexo de vira-lata, se acha um coitado. Tudo que existe no mundo é bom, tudo que é brasileiro não presta, principalmente o país onde mora.

Para os pregadores do complexo de vira-lata, o povo brasileiro não tem identidade, Deus deu um território bom para o Brasil (embora poucos sejam donos dele), mas colocou aqui um povinho desclassificado. 

Hoje, 2022, temos mais de quatro milhões de brasileiros trabalhando fora porque a economia não criou oportunidades de emprego no Brasil. Contrariando a desqualificação do brasileiro, são os trabalhadores mais versáteis no mercado estrangeiro. 

Esse amor ao lugar onde mora, esse sentimento de pertencer ao torrão, não se promove com patriotada. Ele é feito com muita cultura, educação e economia inclusiva. 

Na época do presidente Lula, houve um resgate do orgulho de nossa brasilidade, nossos emigrantes descobriram que a economia ficou mais inclusiva, até voltaram. Houve um slogan: “Brasileiro não desiste nunca”! Valoriza a democracia e responderá nas urnas.

Nenhum comentário: