AGENDA CULTURAL

7.4.22

Como lidar com a decepção - Gervásio Antônio Consolaro

       

Nath Araújo

Antes de discorrer o assunto do tema, gostaria de esclarecer aos meus leitores  que escrevo por convite, deste importante meio de comunicação, gosto muito e como meio de servir nosso próximo e, humildemente,  passar um pouco de minhas experiências de vida, enriquecidas com pesquisas bibliográficas.

      Com a vida aprendi, como já disseram vários escritores, que quanto mais eu sei, sei que nada sei, não sou melhor que ninguém e minhas singelas opiniões sempre podem naturalmente serem objetos de discordâncias em quaisquer rodas de amizade.

      Vamos ao tema. Quer estejamos decepcionados com os outros, com nós mesmos, ou com algo que ninguém poderia ter conduzido a nosso favor, o resultado é uma emoção corrosiva, em qualquer lugar do espectro, de levemente deprimente a massivamente enfraquecido. A atitude saudável para a decepção é liberar o sentimento o mais rápido possível, pois, mesmo de forma suave, é negativo, tendendo sempre a obscurecer o que é benéfico em nossas vidas, incluindo as opções para o sucesso futuro.

Tenha uma visão ampla

        O foco muito próximo em uma decepção individual tende a aumentar sua intensidade. Tente imaginar o incidente na perspectiva de todo um capítulo de sua vida – talvez a estrutura de suas ambições, ou mesmo um período específico, seja um mês, um ano ou mais.

Cuidado com a repercussão emocional

        Como todas as emoções, o desapontamento pode ser um terreno fértil para formas mais agressivas de negatividade - por exemplo, raiva, amargura, ressentimento, inveja. Para evitar isso, tente estar atento às suas respostas, corrigindo com o máximo de desprendimento possível quaisquer tendências crescentes que você perceba.

 Deixe os efeitos se instalarem

       Após o impacto inicial, deixe que o tempo de desapontamento se instale mantes de decidir sobre uma resposta concreta. Não formule seu próximo passo até que você tenha se permitido experimentar plenamente a emoção. Aceite que suas percepções inicialmente serão borradas. Escale seu período de assentamento emocional em proporção à intensidade do impacto – quanto mais profundo o choque, mais  tempo você precisa deixar para que  a sua mente esclareça.

 Separe o fato da ficção

       A autoilusão, muitas vezes, entra em jogo com o desapontamento. Você pode sentir que foi tratado injustamente, ou um único pequeno deslize o impediu de triunfar, ou pressões de outra área da vida tornaram impossível dar o melhor de si. Pode haver verdade em tais considerações, mas ajuda se você puder convocar um desprendimento que lhe permita ser verdadeiro sobre o que realmente aconteceu. Dessa forma, você tomará melhores decisões sobre o caminho a seguir.

Faça as cinco etapas

Use estas cinco etapas (idealizadas por psicólogos) para seguir seu caminho. 1) Reconheça o desapontamento; 2) desprenda-se – não o leve muito pessoalmente, permitindo que ele defina quem você é; 3) reavalie suas expectativas – talvez elas tenham sido colocadas muito alto, ou insuficientemente adequadas ao seu conjunto de habilidades; 4) veja o evento na perspectiva mais ampla, procurando qualquer lado positivo – o que você pode aprender com isso?  5) Tente novamente, de um ângulo diferente, se possível – ou mude sua intenção à luz do que você leu no item anterior. 

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, delegado regional Tributário e  auditor fiscal da Receita Estadual, aposentado, contador, administrador de empresas, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário, coach pela SBC.                g.consolaro@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: