AGENDA CULTURAL

13.5.22

Escola de Araçatuba: "o grande Irmão está observando você"


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP 

Escola Estadual Vitor Antônio Trindade, mais conhecida como Industrial, em Araçatuba, instalou câmeras de monitoramento nos banheiros feminino e masculino dos estudantes, iniciativa que desagradou pais e alunos, por ser uma invasão à sua privacidade. A medida é considerada ilegal, por violar o artigo 5º da Constituição Federal, que considera invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas (site de notícias RP10).

Banheiro de escola é um lugar onde acontece tudo, de bullying a assédios. Já houve nas escolas antigamente a "loira do banheiro masculino". Assombração? Alucinação? Foi uma lenda do banheiro das escolas. Por ele, aprendi que não existia banheiro público bem cuidado, era sinônimo de sujeira.

Lá na escola rural era a famosa "casinha", fossa asséptica coberta por uma casinha com porta. Pelo barulho do tombo do bolo fecal, sabia-se a profundida do buraco.

- Professora, preciso ir à casinha...

Nalgumas escolas, a casinha tinha chave que era passada para o aluno pela professora.

Pelos mictórios (nome mais culto) das escolas, daria para escrever a história de nossa civilização. Houve época que banheiro não era um lugar de socialização e nem relax, mas onde descobríamos a nossa precariedade humana com os mesmos instintos que os animais irracionais. As escolas instaladas em bons prédios e as casas de luxo não tinham tantos mictórios à disposição.

Com essa história da EE Vítor Antônio Trindade de instalar câmeras em banheiros dos alunos, busquei a notícia no Google e vi que já houve centenas de polêmicas de mesmo teor noutros municípios brasileiros. Alguém da escola devia ter feito essa consulta previamente; mas aconteceu, não adianta chorar o leite derramado. A sabedoria ensina que devemos aprender com nossas cabeçadas. Parece que o filme "Como ser o pior aluno da escola" está conseguindo adeptos.

Em 2007, quando eu lecionava numa escola particular, encerrei o ano letivo e não voltei mais porque a direção instalou câmeras nas salas de aula. Com tal atitude, a grandiosidade dos objetivos escolares foram abandonados. 


Eric Arthur Blair, cujo pseudônimo era George Orwell, foi um escritor e jornalista inglês. Em sua obra "1984", Orwell criou um dos mais importantes personagens da literatura mundial: o Grande Irmão (“Big Brother”)

No enredo, Grande Irmão é o ditador da Oceania, um Estado totalitário em que as pessoas são constantemente vigiadas pelas autoridades por câmeras. “O Grande Irmão está observando você”: havia o dispositivo na cidade inteira: Calçadão, lojas, escolas, praças públicas, shoppings. Trata-se de um livro de ficção política, uma previsão onde chegaríamos, pois ele escreveu o livro "1984" em 1949.  

A escola é um lugar onde se adquire consciência ética, em que os problemas são discutidos democraticamente. Educar é também vigiar, mas acima de tudo é interiorizar os bons comportamentos.  

Nenhum comentário: