![]()  | 
| Vicente Marcolino | 
ARAÇATUBA (24/OUTUBRO/2025) - Na próxima terça-feira (28), a literatura produzida em Araçatuba terá um pico de qualidade, criatividade e raridade, com o lançamento de "Sonetos de um pensador", do poeta Vicente Marcolino, que aos 91 anos autografará seu primeiro livro. O evento será no Quintal Cultural, a partir das 19h30, e os apreciadores de literatura e de cultura em geral estão convidados. A obra poderá ser adquirida por R$ 50,00 e o consumo no bar será de responsabilidade do cliente.
O livro de Vicente Marcolino tem 146 páginas recheadas de sonetos, que pela regra rígida faz deste tipo de poema uma das mais difíceis expressões literárias. "Soneto é uma forma fixa de fazer poemas. Uma camisa de força usada para combinar as palavras: dois quartetos, dois tercetos, versos decassílabos com os finais de versos rimando entre si. Difícil compor tendo essa forma rígida", destaca o escritor Hélio Consolaro no prefácio da obra. O poeta da vez não se intimida com rigidez e dificuldade, e brinda os leitores com mais de uma centena de versos ricos e inspirados.
São muitos os temas abordados nos sonetos, numa demonstração de versatilidade e dedicação do autor. "Vicente Marcolino é um sonetista clássico. Inebriado, certamente, com seu pensamento poético, coloca de forma aparentemente singela e, ao mesmo tempo, empolgante, tudo que observa de seu cotidiano", avisa o sonetista e médico Smiley Castelo Branco na orelha do livro.
Com certeza, os temas foram colhidos de suas experiências em Novo Horizonte, onde nasceu, em Andradina e Campo Grande, cidades em que morou, e em Araçatuba, onde está desde 1954. A vida de agricultor, comerciário, industriário, bancário e microempresário também ofereceram a Vicente Marcolino subsídios e palavras para se tornar poeta. Ou melhor: sonetista.

Nenhum comentário:
Postar um comentário