AGENDA CULTURAL

22.8.06

Bate-volta cultural

Hélio Consolaro

Na sexta-feira, caro leitor, este cronista comandou uma excursão de 46 pessoas ao Museu da Língua Portuguesa, em Sampa, naquela aventura do bate-volta.

Parceria da Academia Araçatubense de Letras e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. E lá fomos nós, acompanhados de Antônio Luceni, diretor de Cultura, e de alguns jovens estudantes! Capiaus rumo à capital. A acadêmica e vereadora Marly Garcia conversou, o prefeito Maluly entendeu, e fomos, felizes, com o busão 420.

Cotizamos, combustível, diárias dos motoristas e pedágios.Ao chegar lá, no café da manhã, ninguém dispensou o sanduíche de mortadela e o bolinho de bacalhau do Mercado Municipal.

Segundo o escritor Anízio Canola, tomamos um banho de modernidade no museu, que de velho não tem nada. Nos primeiros momentos, o encantamento; depois, a vontade de fuçar em toda a parafernália eletrônica, pesquisar.

Heitor H. R. Gomes, Poeta das Multidões, teve seu celular emudecido ao chegar em Sampa. Mistério e estresse.

- Este troço não é vivo! Está morto! - gritava ele.

Na verdade, não dava sinal algum de vida. E todos ao seu redor avisavam em casa que haviam chegado. E ele, nada! Desesperado, bufava de raiva.

O poeta estressou! Procurou e achou uma loja da Vivo, que resolveu o problema. E ligou para todos, inclusive à sogra.

Marcos Ianner, cantor de nossa cidade, caiu na besteira de dizer, durante a viagem, que era gaúcho. Retificou, disse que nascera em São Paulo, apenas fora criado no Rio Grande do Sul...

Ventura Picasso retrucou:

- Não importa, pegou todos os costumes da gauchada!

Assistimos ao show "Faz do Choro Alegria" e visitamos a Estação Pinacoteca. Atendendo aos apelos das mulheres, fomos ao shopping para almoçar e lanchar à tardezinha. E elas...

A acadêmica e professora Marilurdes Campezi percebeu que nos shoppings visitados desaprendemos aquilo que foi ensinado no Museu da Língua Portuguesa: nosso idioma deve ser nossa identificação, motivo de orgulho. Naqueles dois shoppings, todas as lojas, inclusive as de alimentação, foram batizadas em inglês. Numa verdadeira subserviência cultural.

E assim chegamos ao sarau realizado na Casa das Rosas, na avenida Paulista, oficialmente chamado de Espaço de Literatura e Poesia Haroldo de Campos, com a presença dos poetas paulistanos, dentre eles Arnaldo Antunes, ex-Titãs, numa homenagem ao patrono da casa.

Numa platéia de cem pessoas, a novidade era mesmo Araçatuba, que está virando habitué da Casa das Rosas. Chegamos à Terra dos Araçás, de volta, às 7h do domingo.

Nenhum comentário: