AGENDA CULTURAL

23.3.11

Nunca vi tanta bondade!

"Não é preciso que a bondade se mostre; mas sim é preciso que se deixe ver." (Platão)
Vista panorâmica de Araçatuba
Hélio Consolaro*

Gente, nunca vi tanta bondade de alguns dirigentes de entidades, cheguei às lágrimas quando li a notícia na Folha da Região: “Movimento promete ajudar o município a sair do buraco”, “Presidente da Acia diz que o governo Cido Sério está meio perdido”.  Nunca os vi nas audiências públicas realizadas pelo  Executivo na Cämara Municipal, com a presença do prefeito e de  seu secretariado, quando qualquer cidadáo pode fazer questionamento.   

Wilson Marinho, da Associação Comercial de Araçatuba, secretário da administração de Maluly Neto liderou o chamamento de entidades. A foto da Folha da Região mostrava a presença diminuta.  A campanha a prefeito do Wilson Marinho para 2012 está fraca.

Anexar o selo “Visite Araçatuba antes que acabe” não pegou bem, agora os adversários mudaram a estratégia, vêm com a conversa de lobo disfarçado de cordeiro: querem socorrer o prefeito Cido Sério (PT), porque ele “está perdido”, sendo que ele não levantou nenhuma bandeira de “SOS”.

A política é um jogo, prefiro compará-la ao xadrez, estão querendo dar xeque-mate no prefeito. Ganha a partida quem sabe jogar.
Vamos ver se o prefeito Cido realmente está perdido:

1. O pagamento do funcionalismo municipal está atrasado? Por causa os servidores estão em greve?
R. Não. Aliás, adiantou o pagamento para todo o dia 1.º de cada mês, implantou a data-base. A nova diretoria eleita do Sisema (Sindicato do Sindicato dos Servidores Municipais de Araçatuba) não é hostil ao prefeito Cido Sério (PT). Lembre-se que há gente da oposição que participou de administração que atrasou pagamento.

2. O lixo está sendo recolhido?
R. Sim, regularmente, não está aquela bagunça de administrações passadas.

3. Os vereadores querem cassar o prefeito?
R. Não. Ele tem maioria na Câmara Municipal.

4. As escolas municipais estão com aulas?
Sim. E de boa qualidade, com muitas reformas de prédio feitas e outras em andamento, sendo seu método pedagógico elogiado em congressos educacionais.

Bandeira de Araçatuba
5. A população está sem atendimento na saúde? A distribuição de remédios foi suspensa?
R. Não. Graças a Deus a saúde deixou de ser notícia na sessão policial de jornais e rádio. Ninguém precisa ir à Justiça para receber remédios de alto custo, só em casos esporádicos.

6. A Cultura está abandonada, da qual sou secretário?
R. Houve um percalço em outubro, mas os rumos foram corrigidos. Estamos fazendo uma revolução na gestão cultural do município, democratizando-a para que todos os segmentos participem, criando o Conselho deliberativo, o Sistema Municipal de Cultura, lei de incentivo fiscal, reformulando a lei de memória e patrimônio.

7. A captação de recursos junto ao governo federal e estadual está obstruída?
R. Não. Nunca o governo federal investiu e vai investir tanto em Araçatuba. Na área estadual, o governador Geraldo Alckmin é mais republicano, dialoga mais com os prefeitos de oposição, bem diferente do José Serra.  


8.  Está  faltando água nas casas, o sistema de esgoto está funcionando?
R. Tudo funciona, não problemas.


9. A cidade foi tomada por mendigos e crianças abandonadas?
R. Não. Por que há um trabalho de assistência  social,  executado pela prefeitura,  com base em princípios humanitários.  Acabou a história de  dar passagem para mendigo para que ele vá para outra cidade. Ele precisa se tornar cidadão por aqui. 

10. O asfalto está esburacado?
R. Sim, o prefeito só está esperando passar a chuva para recomeçar a ação do programa MAIS ASFALTO. Todo ano, na época chuvosa, devido a erros do passado, a reclamação é geral. Aliás, o senhor Wilson Marinho não reclamava dos buracos na administração do Maluly Neto.    

Então, caro internauta, esse pessoal está brincando. Quando estão no governo são incompetentes, fora dele, querem complicar a situação de quem quer fazer alguma coisa pela cidade, com seriedade e transparência.

Os dirigentes das entidades convocadas, com certeza, saberão que tal reunião foi uma jogada e não podem se deixar manipular politicamente, pois em suas fileiras de associados há gente de toda corrente partidária,  essa pluralidade precisa ser respeita por seus dirigentes.  Não vão cair na lábia de Ali Babá! Quando a bondade é demais, os santos desconfiam. 

Observação: este texto representa minha indignação pessoal.     

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Atualmente é secretário municipal da Cultura de Araçatuba  

33 comentários:

Sal Macedo disse...

Hélio,
sei que você vai dizer que sou de oposição ao prefeito, etc e tal, mas aqui cabem ressalvas - no item cultura.
Você, como secretário, sabe que as leis do Sistema Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e outros avanços foram iniciativa muito mais do Conselho do que do seu governo.
Os méritos do prefeito (e ele os tem!) residem em ter assinado a lei que transformou o CMC em CMPCA - ou seja, o Conselho Municipal de Cultura transformou-se no Conselho Municipal de Políticas Culturais.
A revolução a que você se refere só se dará quando as leis do Sistema forem votadas como o CMPCA as criou ou com soluções negociadas.
E, até agora, nada disso aconteceu.
A "sua" revolução ainda está por acontecer - e não é por morosidade do Conselho, cujo trabalho, durante nossas reuniões, você mesmo elogiou.
Portanto, meu caro secretário, a César o que é de César. A parte do prefeito ainda está por fazer (desde o dia 13 de julho de 2010)...

Hélio Consolaro disse...

Prezada Salomé

RESPOSTA À SALOME

Primeiro, agradeço a sua participação propositiva no Conselho Municipal de Políticas Culturais, mas tenho a dizer alguma coisa:
1) Por que isso não foi feito nos governos anteriores? Você chegou a a abandonar a presidência de um Conselho porque ele não funcionava, aliás, a administração daquela época não queria ninguém fiscalizando suas ações;
2) Eu participei do antigo Conselho Municipal de Cultura da época da Germína, onde os conselheiros iam tomar chazinho. Depois participei do Conselho Municipal de Cultura da época do Maluly, fizemos algumas coisinhas a duras apenas, porque o prefeito não deixava, detestava a participação;
3) Se estamos construindo coletivamente a política cultural de Araçatuba, deve-se ao governo democrático do PT, do prefeito Cido Sério. Por que o Conselho Estadual de Cultura não funciona? Aliás, está desativado? Tudo devia ocorrer naturalmente.!Em gestão
pública, cara amiga, precisa ter vontade política para fazer as coisas.
4) As leis não foram ainda votadas pela Câmara Municipal, mas estarão lá logo, logo, conforme pauta estabelecida junto ao Minc e ao CMPCA.
Hélio Consolaro - secretário municipal de Cultura

Anônimo disse...

A solidariedade dos futuros candidatos a prefeito, é de um mal gosto danado. Imagina como o povo engole sapo. Mais uma vez começa a politicagem nos bastidores. A luta constante da oposição. eu fico observando cá do meu canto como a hipocrisia é presente na política Araçatubense. Vamos fazer política sim. Mas a Limpa, a Sadia,a que rejuvenece, aquela que quer ver o cidadão satisfeito com a sua cidade natal.

Anônimo disse...

Olá Consolaro.

Sinceramente, acho esclarecedor o seu ponto de vista, todavia, seria melhor que a assessoria de imprensa da Prefeitura atuasse mais na defesa do Prefeito, afinal, todo dia ele é trucidade pela mídia provinciana da cidade.

Eclarecimentos acerca da situação de Araçatuba deveria ser proporcionais às politicagens que estampam a cidade. Se houvesse mais esclarecimento, talvez, apaziguaria os ânimos da elite "altruísta" desta cidade.

Unknown disse...

Não estou satisfeita com o governo municipal, mas confesso que não queria estar na pele dele. Não é fácil. Às vezes para chegarmos "lá" é preciso fazer pactos que causarão impactos nada agradáveis, mas faz parte do jogo. Acho que ele está mal assessorado, não era bem isso que ele esperava, creio eu. Mas ainda há tempo para o concerto, ou "consertar". Nem tudo está perdido ainda. Ele é um bom sujeito.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Hélio, admiro muito voce como poeta, mas acho q falta humildade em relação a politica, voce entrou nesse meio a muito pouco tempo, entao saiba ouvir mais e a indagar menos, por que as vezes voce pode estar falando uma coisa hoje e se arrepender amanha!
Acho que araçatuba precisa de toda ajuda possivel e ficar tentando criar intrigas nao ajudara em nada, araçatuba nao esta indo pra frente pois pessoas pensam como voce, e voce uma pessoa tao culta e formadora de opinioes me entristece em ver tais comentarios.

Sal Macedo disse...

Hélio,
E dá-lhe cortina de fumaça pra proteger o prefeito!... aquele mesmo que você denunciou outrora... e olhe que esse outrora nem é tão distante, não é mesmo?
Se é para enumerar, então vamos lá:
1) Verbas foram cortadas da Cultura?
Sim! E como!
2) Orçamentos prometidos não foram cumpridos?
Sim! Orçamentos prometidos, “reprometidos” por sinal, não foram cumpridos...
3) Projetos culturais deixaram de acontecer?
Sim! Só para dar exemplo: Olhar Arte, Carnaval e por aí vai.
4) Quanto ao lixo, sim, Hélio.
Ele esta realmente sendo recolhido... foi recolhido e acolhido.
5) Os vereadores realmente não querem, em sua maioria, cassar o prefeito. São os mesmos que estão fazendo votação às cegas, sem ao menos saber o que votam... Esses, pelo visto, não querem cassar nada nem ninguém.
6) Secretarias foram criadas? Sim.
7) E verbas das secretarias já existentes foram cortadas? Sim...
8) Araçatuba virou um queijo suíço, de tanto buraco? Sim
9) Foi prometido que se resolveria de vez os problemas de asfalto em 8 meses e (27 meses) depois não foi cumprido? Sim, a promessa não foi cumprida.

Hélio, você faz a mesma campanha que aqueles que você acusa.
Fala em campanha contra e o que você faz é campanha a favor... não tem argumento, é só campanha para amenizar a “barra” do prefeito, aliás aquele mesmo que lhe confiou esse cargo de secretário.
A propósito! Todo mundo está errado, só vocês estão certos, não é mesmo, Hélio?
Essa tem “Sido” a tônica das desculpas que vocês tentam apresentar...
Araçatuba hoje virou motivo de piada e não posso compactuar com isso.
Quando você assumir que vai tentar voltar à Câmara dos Vereadores, na chapa de tentativa de reeleição do atual prefeito (se até lá o Congresso Nacional não acabar com a reeleição), voltamos a debater Cultura de verdade e não partir para fanfarronices eleitoreiras que só fazem antecipar um processo que só vai acontecer no ano que vem.

Anderson Augusto Soares disse...

Impressionante a cara de pau do senhor Wilson Marinho. As pessoas que aderiram a esse gigantesco movimento samaritano deveria se envergonhar de compactuar com essa hipocrisia.

O problema é que toda essa mediocridade da oposição conta com o apoio de parte da imprensa local, e aí eles sambam... brincam com a nossa inteligência...

Ridículo o movimento! Ridículo quem aderiu! E rídiculo o jornal que deu espaço para tamanha bobagem!

Como o secretário Hélio disse, esses senhores não têm o hábito de participar de audiencias públicas, plenárias, dos conselhos... e aí pegam o jornal e moldam a santa opinião com aquele conteúdo superficial.

O prefeito não tem que se reunir com essas raposas... Tem mais o que fazer a dar ouvidos a hipócritas!

WALTER BARROS disse...

A administração dita séria,mesmos em suas considerações,estou de acordo com as mesmas na área de educação e meio ambiente,quantas as outras vejamos os buracos,a falta de medicamentos (hipertensão,diabetes e doenças cardiológicos)e falta de sintonia entre secretários e diretores.Quanto ao movimento encabeçado pelo Sr.Wilson Marinho,acho que também é oportunista,quem uqer ajudar procure a pessoa a ser ajudada e não procure a imprensa e faça um oba-oba.

Anônimo disse...

É triste ver uma opinão sem fundamento e com tamanha falta de respeito para com as pessoas Sr. Anderson Augusto Soares, verifique primeiro o que foi conversado na reunião e o qto o Sr. Wilson Marinho já fez pela nossa cidade como outros que estavam lá na reunião, a palavra mediocridade não estende a estas pessoas,pq esta palavra significa sem valor e ali tem lideranças vivas de araçatuba... não use a emoção e sim a razão o seu argumento sim é que é mediocre ve se cresça rapaz e Sr. Helio fiquei chateado de vc não colocar a minha opinião a qual dei ontem... mais uma vez provou o falta de democracia e dicernimento...

Anônimo disse...

para seu conhecimento o sr. Wilson Marinho procurou o prefeito varias vezes... confirme com o mesmo antes de opinar sobre coisas que não sabe antes de falar asneira....

Anderson Augusto Soares disse...

Reitero que a oposição está sendo medíocre e, neste caso, oportunista. Não duvido que a maioria das pessoas reunidas possam ter boa intenção, mas foram levadas pelos interesses pessoais do sr Wilson. Movimentação samaritana em ano pré-eleitoral, ah sei...

Anderson Augusto Soares disse...

Também quero fazer perguntas e respostas:
1)Qual o prefeito que está construindo o Pronto Socorro Odontológico, demanda de mais de 10 anos em Araçatuba? Cido Sério!
2)Qual prefeito que, pela primeira vez na história de Araçatuba, tornou deliberativo o conselho de Cultura? O atual administrador.
3)Sob qual gestão houve uma revolução na Assistência Social, com a criação de dois CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), Casa de Passagem para crianças e adolescentes, Centro de Referência da Mulher, além da reestruturação de todos os programas sociais? Na gestão do prefeito petista, tendo à frente da Assistência Social Cidinha Lacerda.
4)Digam-me o nome do prefeito que investiu mais de R$ 600 mil no Condomínio Vitória, tendo tirado mais de 150 pessoas da situação de risco, oferecendo a elas moradia digna? O mesmo que – segundo alguns – não faz nada.
5)Em qual gestão foi criada a primeira equipe de pessoas com deficiência de Araçatuba, para participação em competições oficiais, como os Jogos Regionais? Na gestão de Cido Sério (em 2010, a equipe faturou 14 medalhas nos Regionais de Ilha Solteira).
6)Qual gestão criou o projeto Correndo pra Vida (atletismo) e Agir (ginástica rítmica), além de ter contribuído com o ressurgimento do basquete profissional feminino? A atual Administração, tendo à frente da Secretaria de Esportes Cláudia Crepaldi.
7)Qual prefeito ampliou e descentralizou o Bale’ Municipal, oferecendo oportunidade para mais de 350 crianças e adolescentes? Ele mesmo, o que não faz nada.
8)Qual Administração ao está pavimentando todo o bairro Ezequiel Barbosa, serviço esperado há 20 anos pelos moradores daquela região? A Administração do prefeito Cido Sério!
9)Qual prefeito fez com que quase todas as escolas publicas municipais fossem reformadas e construiu duas escolas na zona rural? De novo ele, Cido Serio.
10)Qual prefeito ampliou o numero de equipes do Programa Saude da Familia (de 22 para 35) e implantou o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Familia)? O capiau de sempre.
11)Respondam-me qual administrador criou o vale-alimentação para os servidores municipais e a Data-base, alem do plano de carreira para o magistério? Cido Sério.
12)Qual o prefeito que estimulou a participação popular por meio dos conselhos, conferência e Orçamento Participativo? O representante do PT.
13)- Termino no 13 só para agradar a Salomé – Qual prefeito conseguiu junto ao Governo Federal duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), mais três UBSs e cinco escolas, e que ainda vai reformar neste ano o teatro Castro Alves? A resposta é conhecida: Cido Sério!

Gabriel Araújo dos Santos disse...

Viva a DEMOCRACIA! Residi em Araçatuba de 62 a 81, temos três filhos, um que aí nasceu. Lembro-me de como a popoulação, já naquela época, reclamava da administração municipal, em especial da época do Venturoli. Já o Cuiabano fez uma boa administração. Homem do povo, sabia ouvir e tinha boa convivência com todos. Vejo, pelos comentários, e por um manifesto que me chegou, assinado por um professor filho daí, residente creio que em Taubaté, que, desculpem-me a expressão, está faltando alguém aí para colocar ordem no galinheiro. São acusações e mais acusações. Não vejo nenhum a sugerir soluções assim de concreto, destituídas de rancor. Não me levem a mal, sugiro se dêem as mãos para o bem dessa tão acolhedora cidade, de onde guardo saudoosos momentos de minha existência.

Sal Macedo disse...

Anderson, eu poderia enumerar outras 13 razões para discordar de você, mas hoje não estou com vontade de brincar de interpretação de texto - coisa que você já mostrou que não é o seu forte.
Além disso, vejamos... Se em 2010 o prefeito ampliou o Ballet Municipal,quem foi que, em 2011, reduziu drasticamente a verba a ele destinada, ampliou o número de alunos por sala de aula e ainda fabricou um preço médio de hora/aula misturando alhos com bugalhos? Resposta: o mesmo capiau que se elegeu com o nº 13.
Se houve vontade política em sancionar a lei do conselho deliberativo, que foi elaborada pelos agentes culturais, eu já disse que foi mérito do tal capiau - mais uma vez, você tropeça intencionalmente na interpretação do texto.
No entanto, o mesmo capiau (desculpe se lanço mão do apelido que você utilizou para definir o alcaide) se recusa ao diálogo com este mesmo Conselho, não cumpre os acordos de cavalheiros firmados e, ainda por cima, impossibilita o CMPCA de exercer todas as suas atribuições, ao prendê-lo à Secretaria de Cultura na já famosa reforma administrativa, ao invés de deixá-lo apenas como órgão afeito, como definido em sua lei.
Enfim... das 13 que eu poderia enumerar, só apontei duas - ambas ligadas à Cultura porque, afinal de contas, estamos no blog do atual ocupante do cargo maior dessa Secretaria...
As outras, a gente pode discutir a qualquer momento, em qualquer lugar. Havendo coincidência de horários e disponibilidade, estou nessa!

Anderson Augusto Soares disse...

Salomé, quem parece não saber intepretar texto é você... Como era o Balé quando Cido assumiu e como ele está hoje? Qualquer pessoa com o mínimo de visão sabe que ele melhorou demais.

E também não é verdade que o prefeito "impossibilita o CMPC de exercer suas atribuições". Essa atitude era de outros administradores, você sabe. Agora, o prefeito também não pode fazer tudo o que o CMPC quer...

E os araçatubenses (em sua grande parte) já deram mostras das suas principais necessidades: asfalto, asfalto, asfalto e asfalto. Por isso, e também pelo aumento de secretarias sim, foi necessário fazer readequações. Mas isso não apaga os avanços que tivemos e ainda teremos nesta gestão, na área cultural.

Sobre o suposto apelido de capiau, não foi eu que criei. É o próprio Cido que assim se denomina. Ouvi da boca dele pela primeira vez no final de 2008, em entrevista que deu ao radialista e médico Juvenal Alves.

O prefeito gosta de autodeterminar-se assim: capiau, caipira.

Até mais.

S disse...

Precisamos parar de brincar de fazer cultura e o executivo parar de brincar que é "sério" em relação à cultura. É tudo lenga lenga...só teremos mudanças culturais com revolução popular, o resto é ilusão e retórica burra. E o que é pior, os órgãos que precisam elevar a consciência dos cidadãos para essa revolução, são capachos do governo instalado. Então nunca teremos cultura de fato. Tenho dito!
Sizar

Sal Macedo disse...

Bom... lá vamos nós, agora com o Sizar também pitacando - o que é ótimo. Quanto mais gente, maior o diálogo e a reflexão.
O Anderson se recusa a entender, Sizar, que não estou desmerecendo o que foi feito em 2010. Aliás, o que eu questiono é o retrocesso patrocinado pelo dito capiau em 2011.
Faz certo num ano e, no ano imediatamente seguinte, trucida o que foi bem feito.
Promete melhorar e o que faz é ceifar, praticamente pela raiz, aquilo que foi bem feito.
Se é assim com o Ballet Municipal, imagine como não será com os tais R$ 3,3 milhões que vão agora para o asfalto...
Anderson, usar ant'olhos quase sempre resulta em cegueira. E a cegueira daqueles que não querem enxergar é a pior maneira de deixar de ver.
O mundo gira, rapaz! E o capiau não estará sempre sentado na cadeira que hoje ocupa. Aí, você se vestirá de oposição e tentará comparações.
Só um alerta: cuidado!
As comparações quase sempre são tiro que sai pela culatra e explode na cara de quem tem o dedo no gatilho.
Comparar qualquer governo com uma gestão desastrosa como a foi a de Maluly, é fácil.
Difícil será comparar com a gestão de alguém que administrou a cidade no mínimo razoavelmente...
Lembre-se: o que se diz em campanha é compromisso que será cobrado.
E nada do que foi dito na campanha da dupla capiau/astro de tv local foi cumprido.
Se tivesse sido, você acha que a gritaria chegaria ao ponto em que chegou?
Se tivesse sido, você acha que as entidades que ofereceram ajuda iriam se expor?
Acorda, rapaz!
Fé cega, faca amolada... Só tenha cuidado para que a faca não pese sobre sua própria consciência!

Anderson Augusto Soares disse...

Salomé, comparações são necessárias para a argumentação. E a tal gritaria de que você fala é, em sua grande parte, motivação de quem quer tomar o poder. Faz parte, tem que haver oposição. Mas em Araçatuba uma parte dessa turma tem se utilizado de métodos canalhas, como a mentira.

Minha consciência está tranquila e continuará assim, porque a pessoa que luta contra qualquer tipo de injustiça, que não aceita as inverdades... Essa pessoa tem a mente sã, é capitã da sua alma (se é que posso tomar emprestada palavras de Nelson Mandela).

Alexandre Sônego disse...

Estou acompanhando a discussão e acredito que algumas informações precisam ser ditas:

Anderson! Se você está comparando administrações mencione esses feitos, conquistas, parcerias da gestão que fiz parte (Prefeito Maluly - 2005/2008)

- Virada Cultural (Tendo registrado o segundo maior público do estado;

- Oficinas Culturais Sílvio Russo (Assaoc) - Fomento para todas linguagens culturais;

- Projeto Guri (Aulas de músicas para crianças e adolescentes);

- Ampliação de vagas no Balé Municipal, com a participação das alunas do nível avançado. Possuindo em torno de 200 alunas;

- Descentralização das atividades culturais (Tá no Bairro) Sucesso de participação, sendo inclusive inspirador para políticas públicas de outras cidades da região, como Andradina, que criou após o nosso projeto o "Tô no Bairro".

- Apresentação de Concertos Abertos para a população de Araçatuba (Acorde para o Meio Ambiente - duas edições), Maestro João Carlos Martins ( duas apresentações), Orquestra Filarmônica de Mogi das Cruzes, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Solistas da OSESP, Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, etc;

- Realização em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura do I Cena Musical Independente (Sendo uma das 4 cidades participantes do projeto no estado);


- Realizações de inúmeros projetos na Praça João Pessoa ( Folcloaraçá, No Tom Certo, Festival de Inverno, Florata, Etc) com programções constantes de quinta-feira a domingo). Tendo inclusive que diminuir a quantidade de apresentações para atender ao pedido dos moradores da região, porém durante a gestão na qual eu fiz parte, sempre houve pelo menos duas apresentações por semana na praça);

- Apoio a grupos diversos da nossa cidade: Folia de Reis, grupos de dança de rua, teatro, arte circense, artesãos,capoeira, Associações Culturais (Nipo Brasileira, Luo Han, Academia Araçatubense de Letras, etc);

- Aprimoramento do Carnaval de Rua de Araçatuba, tendo inclusive reduzido a ZERO o número de ocorrências policiais no local de realização. Incrementando na decoração de rua, inovando com a pintura do solo da avenida e na medida do possível aumentando a premiação do Carnaval para incentivar as escolas de samba. Sendo inclusive criada duas novas escolas na minha gestão, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura:Unidos do Embu (Bairro Taveira) e a última campeã, a Unidos da Zona Leste ( Jd. Paulista - Zona Leste);

continua...

Alexandre Sônego disse...

Continuação

- Procuramos dar continuação aos projetos de outras administrações, com o propósito de valorizá-los como ações de gestão cultural bem-sucedidas: Folcloaraçá, Semana Tião Carreiro, Semana do Livro Infantil, Concurso de Contos, Troféu Odete Costa, Galpão Cultural - EXPÔ,Etc);

- Realização de várias mostras de artes em diversos espaços ( Saguão da biblioteca, Escolas, Centros Universitários, bancos, etc);

- Procuramos estabelecer constantes parcerias com o SESC, importante parceiro cultural de nossa cidade;

- Realização em conjunto com a Academia Araçatubense de Letras do I Concurso de Poesia Estudantil, Semana Literária, etc e

- Realizamos, com as condições que tínhamos, a pintura e reforma do Centro Cultural Ferroviário, teatro municipal "Paulo Alcides Jorge", Praça João Pessoa, Praia Municipal, Museu "Tião Carreiro", Casa de Cultura "Adelino Brandão", colaboramos com a reforma da Academia Araçatubense de Letras e retomamos a reforma do teatro "Castro Alves".

Caro leitor e estimado Anderson poderia inumerar inúmeros projetos, porém por perceber que a população até hoje reconhece o nosso esforço, mesmo com as inúmeras adversidades que enfrentamos pela falta de recursos da secretaria, acredito que não seja necessário prolongar-me.

Desejo sucesso, como sempre deixei claro ao próprio atual secretário, Hélio Consolaro! Inclusive me coloquei à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre a secretaria, bem como sobre os projetos que possuíamos. O Hélio é boa gente, cheio de defeitos como todos somos, porém é grande conhecedor da nossa cultura, da estrutura municipal, é acessível às pessoas, idealista e o que considero mais importante: ele ama o que faz.

Também pretigio as discussões e esclarecimentos da Salomé, inclusive aproveito para agradecer, como cidadão, as informações que vem elucidando o quadro cultural atual, pois quando estive como Secretário, nunca me abstive de receber críticas e sugestões da população e imprensa. Para demonstrar isso, caro leitor e estimado Anderson, quantas foram as vezes que o atual secretário, na época articulista e cronista da Folha da Região, escreveu sobre a cultura de Araçatuba, ora para ironizar, ora para criticar,porém também para elogiar o nosso trabalho.
Se a Cultura é do povo e para o povo, logo, o povo precisa falar!
Att.
Prof. Alexandre Sônego de Carvalho
Secretário de Cultura na gestão 2005-2008, Produtor Cultural(Araçatuba/Campinas/São Paulo), Mestre em Educação (PUC) Gestor Educacional(Campinas), Especializando-se em Artes Visuais,Intermeios e Educação pela Unicamp, estudante e participante de grupos de produção cinematrográfica.


Obs. Não posso deixar de mencionar e aproveitar para agradecer a todos fucionários da Secretaria Municipal de Cultura que não mediram esforços para concretizarmos nossos projetos. Inclusive colocando seus próprios veículos, telefones e suas horas de descanso para o desenvolvimento cultural de nossa cidade.
Caro leitor, estimado Anderson, cite isso também, quando se referir "as outras gestões". Por favor! Eu não mereço, era o meu trabalho! Mas todos eles, merecem nossa homenagem!
Sr. Alcides, D. Dita, Inês, D. Sandra, Sr.Januário, Everson Polizeli, Antonio Luceni, Duxtei, Nilton Bandeca, Emanuela, Vera Possari, Vitor Lemos,}Abdias, Mauro e Selma Rico, Magrão, Paulo, Patrícia, Nilma(In memoriam), Neusa, Umbelina(Marlene), Tânia, Paulo, Ivani, Soraia, Fátima,a dupla Marta e Sandra, as meninas do Artesanato, entre outros colaboradores que agregavam forças e idéias em alguns projetos. Equipe pequena, mas um turbilhão de vontade, de colaboração, de idealismo, de vocação e de amor em servir.

Alexandre Sônego disse...

- Procuramos dar continuação aos projetos de outras administrações, com o propósito de valorizá-los como ações de gestão cultural bem-sucedidas: Folcloaraçá, Semana Tião Carreiro, Semana do Livro Infantil, Concurso de Contos, Troféu Odete Costa, Galpão Cultural - EXPÔ,Etc);

- Realização de várias mostras de artes em diversos espaços ( Saguão da biblioteca, Escolas, Centros Universitários, bancos, etc);

- Procuramos estabelecer constantes parcerias com o SESC, importante parceiro cultural de nossa cidade;

- Realização em conjunto com a Academia Araçatubense de Letras do I Concurso de Poesia Estudantil, Semana Literária, etc e

- Realizamos, com as condições que tínhamos, a pintura e reforma do Centro Cultural Ferroviário, teatro municipal "Paulo Alcides Jorge", Praça João Pessoa, Praia Municipal, Museu "Tião Carreiro", Casa de Cultura "Adelino Brandão", colaboramos com a reforma da Academia Araçatubense de Letras e retomamos a reforma do teatro "Castro Alves".

Caro leitor e estimado Anderson poderia inumerar inúmeros projetos, porém por perceber que a população até hoje reconhece o nosso esforço, mesmo com as inúmeras adversidades que enfrentamos pela falta de recursos da secretaria, acredito que não seja necessário prolongar-me.

Desejo sucesso, como sempre deixei claro ao próprio atual secretário, Hélio Consolaro! Inclusive me coloquei à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre a secretaria, bem como sobre os projetos que possuíamos. O Hélio é boa gente, cheio de defeitos como todos somos, porém é grande conhecedor da nossa cultura, da estrutura municipal, é acessível às pessoas, idealista e o que considero mais importante: ele ama o que faz.

Também pretigio as discussões e esclarecimentos da Salomé, inclusive aproveito para agradecer, como cidadão, as informações que vem elucidando o quadro cultural atual, pois quando estive como Secretário, nunca me abstive de receber críticas e sugestões da população e imprensa. Para demonstrar isso, caro leitor e estimado Anderson, quantas foram as vezes que o atual secretário, na época articulista e cronista da Folha da Região, escreveu sobre a cultura de Araçatuba, ora para ironizar, ora para criticar,porém também para elogiar o nosso trabalho.
Se a Cultura é do povo e para o povo, logo, o povo precisa falar!
Att.
Prof. Alexandre Sônego de Carvalho
Secretário de Cultura na gestão 2005-2008, Produtor Cultural(Araçatuba/Campinas/São Paulo), Mestre em Educação (PUC) Gestor Educacional(Campinas), Especializando-se em Artes Visuais,Intermeios e Educação pela Unicamp, estudante e participante de grupos de produção cinematrográfica.

Obs. Não posso deixar de mencionar e aproveitar para agradecer a todos fucionários da Secretaria Municipal de Cultura que não mediram esforços para concretizarmos nossos projetos. Inclusive colocando seus próprios veículos, telefones e suas horas de descanso para o desenvolvimento cultural de nossa cidade.
Caro leitor, estimado Anderson, cite isso também, quando se referir "as outras gestões". Por favor! Eu não mereço, era o meu trabalho! Mas todos eles, merecem nossa homenagem!
Sr. Alcides, D. Dita, Inês, D. Sandra, Sr.Januário, Everson Polizeli, Antonio Luceni, Duxtei, Nilton Bandeca, Emanuela, Vera Possari, Vitor Lemos,}Abdias, Mauro e Selma Rico, Magrão, Paulo, Patrícia, Nilma(In memoriam), Neusa, Umbelina(Marlene), Tânia, Paulo, Ivani, Soraia, Fátima,a dupla Marta e Sandra, as meninas do Artesanato, entre outros colaboradores que agregavam forças e idéias em alguns projetos. Equipe pequena, mas um turbilhão de vontade, de colaboração, de idealismo, de vocação e de amor em servir.

Anderson Augusto Soares disse...

Alexandre, se você observar com atenção verá que não comparei administrações. A única coisa que comparei foi a questão da liberdade para os conselhos. O ex-prefeito era centralizador. Apenas isso. Quem supos a comparação entre Maluly/Cido foi Salomé. Então discuta com ela, meu caro.

Alexandre disse...

Hélio, faltou um pedaço do meu texto. Estou encaminhando novamante!

- Procuramos dar continuação aos projetos de outras administrações, com o propósito de valorizá-los como ações de gestão cultural bem-sucedidas: Folcloaraçá, Semana Tião Carreiro, Semana do Livro Infantil, Concurso de Contos, Troféu Odete Costa, Galpão Cultural - EXPÔ,Etc);

- Realização de várias mostras de artes em diversos espaços ( Saguão da biblioteca, Escolas, Centros Universitários, bancos, etc);

- Procuramos estabelecer constantes parcerias com o SESC, importante parceiro cultural de nossa cidade;

- Realização em conjunto com a Academia Araçatubense de Letras do I Concurso de Poesia Estudantil, Semana Literária, etc e

- Realizamos, com as condições que tínhamos, a pintura e reforma do Centro Cultural Ferroviário, teatro municipal "Paulo Alcides Jorge", Praça João Pessoa, Praia Municipal, Museu "Tião Carreiro", Casa de Cultura "Adelino Brandão", colaboramos com a reforma da Academia Araçatubense de Letras e retomamos a reforma do teatro "Castro Alves".

Caro leitor e estimado Anderson poderia inumerar inúmeros projetos, porém por perceber que a população até hoje reconhece o nosso esforço, mesmo com as inúmeras adversidades que enfrentamos pela falta de recursos da secretaria, acredito que não seja necessário prolongar-me.

Desejo sucesso, como sempre deixei claro ao próprio atual secretário, Hélio Consolaro! Inclusive me coloquei à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre a secretaria, bem como sobre os projetos que possuíamos. O Hélio é boa gente, cheio de defeitos como todos somos, porém é grande conhecedor da nossa cultura, da estrutura municipal, é acessível às pessoas, idealista e o que considero mais importante: ele ama o que faz.

Também pretigio as discussões e esclarecimentos da Salomé, inclusive aproveito para agradecer, como cidadão, as informações que vem elucidando o quadro cultural atual, pois quando estive como Secretário, nunca me abstive de receber críticas e sugestões da população e imprensa. Para demonstrar isso, caro leitor e estimado Anderson, quantas foram as vezes que o atual secretário, na época articulista e cronista da Folha da Região, escreveu sobre a cultura de Araçatuba, ora para ironizar, ora para criticar,porém também para elogiar o nosso trabalho.
Se a Cultura é do povo e para o povo, logo, o povo precisa falar!
Att.
Prof. Alexandre Sônego de Carvalho
Secretário de Cultura na gestão 2005-2008, Produtor Cultural(Araçatuba/Campinas/São Paulo), Mestre em Educação (PUC) Gestor Educacional(Campinas), Especializando-se em Artes Visuais,Intermeios e Educação pela Unicamp, estudante e participante de grupos de produção cinematrográfica.


Obs. Não posso deixar de mencionar e aproveitar para agradecer a todos fucionários da Secretaria Municipal de Cultura que não mediram esforços para concretizarmos nossos projetos. Inclusive colocando seus próprios veículos, telefones e suas horas de descanso para o desenvolvimento cultural de nossa cidade.
Caro leitor, estimado Anderson, cite isso também, quando se referir "as outras gestões". Por favor! Eu não mereço, era o meu trabalho! Mas todos eles, merecem nossa homenagem!
Sr. Alcides, D. Dita, Inês, D. Sandra, Sr.Januário, Everson Polizeli, Antonio Luceni, Duxtei, Nilton Bandeca, Emanuela, Vera Possari, Vitor Lemos,}Abdias, Mauro e Selma Rico, Magrão, Paulo, Patrícia, Nilma(In memoriam), Neusa, Umbelina(Marlene), Tânia, Paulo, Ivani, Soraia, Fátima,a dupla Marta e Sandra, as meninas do Artesanato, entre outros colaboradores que agregavam forças e idéias em alguns projetos. Equipe pequena, mas um turbilhão de vontade, de colaboração, de idealismo, de vocação e de amor em servir.

Sal Macedo disse...

UEPA!!!!
Anderson, não fuja da raia, não!
Eu não comparei gestão com gestão! Eu comparei o comportamento da MESMA gestão, a atual, a do capiau!
O que eu disse foi que em 2010 o Ballet Municipal foi sucesso, porque teve investimento, e que em 2011 ele foi ceifado, com a redução do orçamento destinado a ele!
Portanto, rapaz, não inverta as coisas!
E nem coloque em minha boca palavras que eu não disse.
Não preciso e não quero fazer comparações entre gestões da Cultura, até porque demandaria muito mais tempo e espaço.
Aliás... se formos comparar gestões, que tal voltarmos no tempo, lá pelos idos dos anos 80 (você já era nascido, Anderson???), quando Valter Tinti fez o último grande investimento em equipamento cultural na cidade?
De lá para cá, acompanhei tudo!
Topa?

Wilson Marinho Jr disse...

Sr Hélio, gostaria de entender o porque vc está tão mordido com atitudes que várias pessoas (Associações e etc) estão para: saber, ajudar e criticar. Vou defender e sempre meu pai (Wilson Marinho), digo de coração que não conheço um HOMEM que AME Araçatuba como meu Pai, conheço pessoas como vc que sabe criticar ao invés de ajudar. Não queria perder tempo em ficar comentando sobre isto, mas pq vc não ajuda amanhã na reunião com o Prefeito ao invés de ficar falando do meu Pai, quem é vc na hora do dia pra criticar um Homem que faz e fez muito por Araçatuba. (Sr Hélio, meu pai tem 73 anos e ainda trabalha e faz muito por Araçatuba). O Sr fala e falou besteira em relação a gestão (Maluly)dele, pergunte pra qualquer empresário que está na cidade e empresários que estão chegando a cidade e verá quem é WILSON MARINHO, não precisa ir longe, veja o COMÉRCIO hj como está fortalecido, sabe pq vc não vê coisas boas? pq vc só sabe criticar ao invés de ajudar. E o Sr, que custo/benefício trouxe para Araçatuba? desde a sua primeira profissão e como Secretário. O que fez? Não me lembro na gestão Maluly meu pai pedir pra sair por não ter a verba combinada. Amigo, se fosse com meu Pai, É pro que der e Vier, não tem esta de pular do barco, iria remar com grana ou sem grana, porque aqui sim (Araçatuba) ele ama e se preocupa.
Eu como filho de Araçatuba peço ao Sr que é tão inteligente: Faça o básico em seu secretariado que vai ser bom para todos.
Pare com isto, temos que estar juntos e não perdendo tempo como agora, VMS TRABALHAR.
Desejo a vc Sr Hélio Consolaro uma Ótima Semana e espero que traga bons frutos pra nossa cidade, que faça gerar emprego, educação ajudar a manter a cidade mais bonita, iluminada, com grandes espetáculos culturais e etc.
Obs: Caso vc tenha alguma dúvida em quem procurar pra trazer algo para agregar e crescer para Araçatuba, procure ACIA, certeza que eles vão te ajudar.

Hélio Consolaro disse...

Caro Júnior, a defesa que você faz de seu pai engrandece você ele, porque abençoado é o pai cujo filho sai em sua defesa.
Não tenho críticas a fazer ao homem Wilson Marinho, à pessoa dele. As críticas tiveram caráter político. Na minha visão, se ele queria mesmo ajudar o prefeito, errou o jeito de fazê-lo.
Dizer que o prefeito está "meio perdido" não mostra nenhuma vontade de ajuda, apenas quer desgastar a autoridade de Cido Sério.
O restante que disse, tudo é uma questão de ponto de vista. Parabéns pelo filho que é. Hélio Consolaro

Hélio Consolaro disse...

Em tempo: não irei à reunião, não se trata de desdém, todo homem (ou mulher) não pode se negar ao chamado de um segmento da sociedade para o debate.
Só não vou para que o objetivo da reunião não seja desviado, pois meu artigo representa apenas a minha indignação, publicado num blog. E todos possam perceber claramente que o prefeito Cido Sério não está perdido. Araçatuba tem como prefeito um político preocupado com a cidade e que ele procura com pertinácia a solução para os problemas dela. Hélio Consolaro

Anônimo disse...

Salomé, você, de modo indireto, comparou sim e isso é reforçado pela frase sua:

"Comparar qualquer governo com uma gestão desastrosa como a foi a de Maluly, é fácil. Difícil será comparar com a gestão de alguém que administrou a cidade no mínimo razoavelmente..."

Está subentendida a comparação, também pelo contexto dos comentários. Com relação à sua proposta, não topo não... Sou de Restart pra cá... rsrsrrs

Abraços.

Sal Macedo disse...

Topa não????
Então, Anderson, como você pode querer avorar-se em defensor do indefensável?
Restart?
Que diria você, se ouvisse falar em gente como Bach, Orff, Caballé, Brightman? Pode deixar que eu respondo por você: tudo estrangeiro!
Ok! Então, eu pergunto: o que você diria se ouvisse falar em gente como Sermide, Russo, Pacitti, Martins, Cortez, Azevedo, Guarnieri, Giovanini, Brandão, Barucelli?
Esses sobrenomes lhe dizem alguma coisa?
Se dizem, por favor enumere - mas de bate-pronto, sem consultar "outras fontes" que não o seu próprio conhecimento da cultura de Araçatuba.
Diga-me qual era o significado da sigla Intec e qual a sua finalidade.
Depois disso (se respondido com a honestidade requerida pela seriedade do tema e pela democracia do debate), talvez possamos voltar a falar.
Quanto ao comentário que fiz sobre comparações com a gestão Maluly, reitero meu pensamento: ela foi desastrosa e, por isso, não é passível de comparações. A não ser, é claro, com a desastrosa administração que estamos vivendo.
Aí, o rumo da prosa é outro.

Anderson Augusto Soares disse...

Salomé, você não entendeu a brincadeira (talvez eu não seja um bom piadista). Não tenho vergonha de dizer que não conheço parte dos nomes que você desfilou.

Não sou um "sabe tudo" cultural. Longe disso. Sei muito pouco mesmo e é por isso que tenho procurado aprender sobre pessoas e obras.

Conheço sim o que quer dizer a sigla Intec e sei também um pouco da sua história, e o que o instituto representou para Araçatuba (principalmente porque tive um longo bate-papo com a Dona Mildred, artística plástica, que me colocou a par).

Ademais, sugiro que você desarme um pouco o espírito e entenda que o bom humor faz parte da vida, e até mesmo dos debates!.

Até mais.

Os Pregadores do Riso disse...

Rapaz quanta coisa boa né , aqui tem Secretário de Cultura, Ex-secretário de Cultura, Secretária de Conselho de Cultura, Secretário de defesa da Imprensa da prefeitura, e eu um palhaço lendo tudo isso e pensando "A Discussão ta boa mas quando as coisas vão realmente acontecer em Araçatuba" e até la vou continuando a fazer palhaçadas pelo mundo, e vendo que em todo lugar é tudo a mesma coisa ,polititica!!
Poxa politico bom mesmo foi o...o...o...esqueci porque não vivi no tempo dele aliás acho que nem viverei para ver!
Hehehe desculpas mas é sempre assim sempre temos que reclamar e nunca ficarmos satisfeitos com nada, porque se nós pararmos de reclamar ai a coisa para de vez,
Saudações Seu Hélio!!!