AGENDA CULTURAL

8.9.11

Juiz manda recontratar demitidos por comentário no Facebook


7 de setembro de 2011 | 16h43
Sílvio Guedes Crespo - Estadão - Radar econômico
Um juiz na cidade de Buffalo, no Estado de Nova York, mandou uma entidade sem fins lucrativos recontratar cinco funcionários que haviam sido demitidos em 2010 por terem feito comentários na rede social Facebook nos quais reclamavam do trabalho.
Segundo o site da revista americana Inc., que noticiou o caso, a instituição – chamada Hispanics United of Buffalo, que oferece serviços a população de baixa renda – ainda pode recorrer da decisão.
O juiz considerou que os comentários feitos pelos funcionários, fora do horário de trabalho, estavam protegidos pelo National Labor Relations Act, lei que dispõe sobre relações entre empregadores e empregados do setor privado.
Em 10 de outubro do ano passado, um dos funcionários escreveu no Facebook: “[Nome de uma funcionária] acha que nós não estamos ajudando os nossos clientes o suficiente. Estou cheio disso. O que vocês acham?”.
Logo depois, vieram os seguintes comentários de colegas (tradução livre):
- Que b… Tente fazer o meu trabalho. Eu tenho cinco projetos.
- Que inferno. O que mais a gente pode fazer?
- Dê a ela a minha b… de emprego e veja se eu não trabalho o suficiente.
A discussão continuou. Dias depois, cinco funcionários que postaram comentários foram demitidos, sob a alegação de que teriam cometido assédio moral contra a funcionária citada na primeira publicação.
O juiz considerou que o que ocorreu foi uma conversa entre colegas sobre termos e condições do trabalho, conduta protegida pela lei.
Leia mais

Nenhum comentário: